As escrituras são um tesouro inestimável. Se examinarmos as escrituras, procurando os princípios simples e preciosos, o Senhor nos revelará sua vontade e seremos ricamente abençoadas. Se examinarmos as revelações e a elas reagirmos corretamente, voltaremos em segurança para o lar de nosso Pai Celestial.
Por que ler a Bíblia?
Porque por meio dela conhecemos a Deus e ficamos sabendo o que Ele exige de nós e o que Ele nos promete: 2 Timóteo 3:16; João 5:39; 2 Pedro 1:4.
Porque nela se encontra revelado o amor de Deus pelo ser humano: João 3:16; 20:30-31.
Porque nela somos ensinados e habilitados a viver o mais alto concerto de amor: Mateus 5:43-48; 1 Coríntios 13. Romanos 12:9-21.
Porque nela encontramos mensagens de consolo e paz: João 14.
Porque suas palavras falam ao coração angustiado e o consolam: Salmo 103.
Porque nela se encontram os princípios para uma vida de felicidade e harmonia no lar: Efésios 5:22-6.4.
Quando ler a Bíblia
Comece a leitura da Bíblia hoje mesmo.
Persista no propósito de ler a Bíblia todos os dias.
Seis passos para dominar e praticar o ensino bíblico na vida cristã
1. Ouvir
2. Ler
3. Estudar
4. Memorizar
5. Meditar
6. Praticar
12 sugestões para você ler a Bíblia
1 - Leia a Bíblia em oração. Ler a Bíblia regularmente é um exercício espiritual, e você precisa de força e discernimento espirituais para fazê-lo bem. Ao começar sua leitura da Bíblia, peça a Deus um coração receptivo e disciplinado, peça que Deus fale a você através da Palavra, e use as passagens que lê como fonte de pensamentos e palavras que você pode usar ao orar a Deus.
2 - Leia com expectativa e alegria. Enquanto você ora durante a sua leitura bíblica, vá lendo com a expectativa de ouvir a voz de Deus, com alegria e gratidão por aquilo que você encontra nas Escrituras. Deixe que a música da Palavra lhe dê alegria em sua caminhada com Deus.
3 - Medite naquilo que lê. Meditar significa “ruminar“ mentalmente aquilo que estamos lendo, pensar sobre o significado da passagem e suas implicações para a fé e a prática. Assim como a comida mastigada e engolida rapidamente dá indigestão, assim também não poderemos digerir nossas leituras bíblicas a menos que desaceleremos e consideremos a “carne“ ali encontrada.
4 - Leia para ser transformado. Objetivo da Bíblia não é apenas nos informar, seu propósito é nos transformar de acordo com a verdade de Deus (Rm 12:1-2). Portanto leia com expectativa de ouvir a voz de Deus. Enquanto lê, imagine formas, maneiras de aplicar a verdade de Deus a sua vida.
5 - Seja realista ao fixar o seus alvos e tenha um bom plano. Se você separar 20 a 30 minutos por dia, poderá ler a Bíblia toda em um ano. O segredo não está na quantidade, mas na consistência e no plano bem definido.
6 - Separe um tempo consistente para ler e estudar a Bíblia. Nesse tempo e local você precisa estar livre de distrações e ser constante; se falhar, que não passe de poucas vezes no mês. Quando perder um dia, simplesmente retome no dia seguinte.
7 - Leia com algumas boas ferramentas a mão. Juntamente com uma Bíblia de estudo, tenha um bom dicionário bíblico a mão. Normalmente essas ajudas fornecem esboços e resumos da mensagem de cada livro da Bíblia, além de acesso direto a informações teológicas, históricas e culturais importantes.
8 - Leia com uma caneta na mão. Sublime as passagens principais e faça notas nas margens a medida que você vai lendo. Como diz o ditado: a tinta mais tênue é mais forte que a memória mais poderosa. Se preferir um teclado em vez de uma caneta, armazene suas notas no seu computador.
9 - Leia a luz do contexto mediato. Precisamos não apenas do grande quatro da história bíblica abrangente, mas também necessitamos do pequeno quadro do contexto imediato. Portanto, leia com consciência de onde você está no desenvolvimento de um determinado livro.
10 - Faça sua leitura e estudo bíblico como parte de uma comunidade. É útil ter familiares ou amigos que também esteja lendo a Bíblia, pois eles podem encoraja-la e discutir a Bíblia com você. Faça parte de um grupo de cristãos, uma igreja, para que tenha um local para celebrar aquilo que está aprendendo, apresentar com questões que surgem em seu estudo e usar seus dons espirituais ministrando a outras pessoas.
11 - Leia a luz da história bíblica abrangente. A leitura da Bíblia é muito mais significativa se você ler a luz de sua história abrangente. A medida que lê, observe grandes temas entrelaçados como a maneira na qual a criação em Genesis 1-2 se relaciona com temas da criação em Salmo 8. Leia as introduções dos livros em sua Bíblia de estudo, observando onde cada livro se encaixa no desenvolvimento geral da história de Deus.
12 - Leia com perseverança. Comprometa-se a ser firme pelas próximas 10 a 12 semanas, que é o tempo necessário para formar o hábito de longa duração. Ao ser fiel em sua leitura bíblica e começar a ver a Bíblia fazendo diferença em sua vida, você começará a ter fome de seu tempo com a Palavra.
Somos apenas servas!
Lembre-se que Mães Unidas em Oração Internacional é um Ministério de mãe com mãe.