Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil

Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil
O Ministério Moms In Prayer International, anteriormente conhecido como Moms In Touch / Mães em Contato, chama-se, atualmente, Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil. Começou em 1984, em Bristish Columbia, Canadá com Fern Nichols. Atualmente o Ministério está em mais 150 países. É um ministério de oração em favor dos nossos filhos (biológicos, adotivos e espirituais), os colegas deles, suas escolas, professores e diretores para que sejam guiados por altos valores bíblicos e morais e, assim, cobrir todas as escolas do mundo com uma rede de proteção espiritual através da oração. A base do Ministério são as escolas de nossos filhos. (Educação Infantil até a Universidade)

quarta-feira, 31 de maio de 2023

LEIA A BÍBLIA - PLANOS DE LEITURA DA BÍBLIA

“Examinai as escrituras, porque cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” (João 5.39)

As escrituras são um tesouro inestimável. Se examinarmos as escrituras, procurando os princípios simples e preciosos, o Senhor nos revelará sua vontade e seremos ricamente abençoadas. Se examinarmos as revelações e a elas reagirmos corretamente, voltaremos em segurança para o lar de nosso Pai Celestial.

A Bíblia Sagrada, nos dá todas as diretrizes para vivermos aqui, até estarmos para sempre com Cristo!

Programe-se, separe um tempo todos os dias (manhã, tarde ou noite). Marque os capítulos já lidos para uma rápida identificação. Se a leitura for abandonada por um ou mais dias, não abandone o plano de leitura, procure recuperar nos próximos dias. O objetivo é conhecer a Palavra Viva e a Cristo, O Senhor.

PLANO: 3 MESES



PLANO: 1 ANO 

 

 

 

 

 

 

 


LEIA A BÍBLIA

Por que ler a Bíblia?
Porque por meio dela conhecemos a Deus e ficamos sabendo o que Ele exige de nós e o que Ele nos promete: 2 Timóteo 3:16; João 5:39; 2 Pedro 1:4.
Porque nela se encontra revelado o amor de Deus pelo ser humano: João 3:16; 20:30-31.
Porque nela somos ensinados e habilitados a viver o mais alto concerto de amor: Mateus 5:43-48; 1 Coríntios 13. Romanos 12:9-21.
Porque nela encontramos mensagens de consolo e paz: João 14.
Porque suas palavras falam ao coração angustiado e o consolam: Salmo 103.
Porque nela se encontram os princípios para uma vida de felicidade e harmonia no lar: Efésios 5:22-6.4.

Quando ler a Bíblia
Comece a leitura da Bíblia hoje mesmo.
Persista no propósito de ler a Bíblia todos os dias.

Seis passos para dominar e praticar o ensino bíblico na vida cristã
1. Ouvir
2. Ler
3. Estudar
4. Memorizar
5. Meditar
6. Praticar

12 sugestões para você ler a Bíblia

1 - Leia a Bíblia em oração. Ler a Bíblia regularmente é um exercício espiritual, e você precisa de força e discernimento espirituais para fazê-lo bem. Ao começar sua leitura da Bíblia, peça a Deus um coração receptivo e disciplinado, peça que Deus fale a você através da Palavra, e use as passagens que lê como fonte de pensamentos e palavras que você pode usar ao orar a Deus.

2 - Leia com expectativa e alegria. Enquanto você ora durante a sua leitura bíblica, vá lendo com a expectativa de ouvir a voz de Deus, com alegria e gratidão por aquilo que você encontra nas Escrituras. Deixe que a música da Palavra lhe dê alegria em sua caminhada com Deus.

3 - Medite naquilo que lê. Meditar significa “ruminar“ mentalmente aquilo que estamos lendo, pensar sobre o significado da passagem e suas implicações para a fé e a prática. Assim como a comida mastigada e engolida rapidamente dá indigestão, assim também não poderemos digerir nossas leituras bíblicas a menos que desaceleremos e consideremos a “carne“ ali encontrada.

4 - Leia para ser transformado. Objetivo da Bíblia não é apenas nos informar, seu propósito é nos transformar de acordo com a verdade de Deus (Rm 12:1-2). Portanto leia com expectativa de ouvir a voz de Deus. Enquanto lê, imagine formas, maneiras de aplicar a verdade de Deus a sua vida.⁣

5 - Seja realista ao fixar o seus alvos e tenha um bom plano. Se você separar 20 a 30 minutos por dia, poderá ler a Bíblia toda em um ano. O segredo não está na quantidade, mas na consistência e no plano bem definido.

6 - Separe um tempo consistente para ler e estudar a Bíblia. Nesse tempo e local você precisa estar livre de distrações e ser constante; se falhar, que não passe de poucas vezes no mês. Quando perder um dia, simplesmente retome no dia seguinte.⁣

7 - Leia com algumas boas ferramentas a mão. Juntamente com uma Bíblia de estudo, tenha um bom dicionário bíblico a mão. Normalmente essas ajudas fornecem esboços e resumos da mensagem de cada livro da Bíblia, além de acesso direto a informações teológicas, históricas e culturais importantes.⁣

8 - Leia com uma caneta na mão. Sublime as passagens principais e faça notas nas margens a medida que você vai lendo. Como diz o ditado: a tinta mais tênue é mais forte que a memória mais poderosa. Se preferir um teclado em vez de uma caneta, armazene suas notas no seu computador.⁣

9 - Leia a luz do contexto mediato. Precisamos não apenas do grande quatro da história bíblica abrangente, mas também necessitamos do pequeno quadro do contexto imediato. Portanto, leia com consciência de onde você está no desenvolvimento de um determinado livro.⁣

10 - Faça sua leitura e estudo bíblico como parte de uma comunidade. É útil ter familiares ou amigos que também esteja lendo a Bíblia, pois eles podem encoraja-la e discutir a Bíblia com você. Faça parte de um grupo de cristãos, uma igreja, para que tenha um local para celebrar aquilo que está aprendendo, apresentar com questões que surgem em seu estudo e usar seus dons espirituais ministrando a outras pessoas.⁣

11 - Leia a luz da história bíblica abrangente. A leitura da Bíblia é muito mais significativa se você ler a luz de sua história abrangente. A medida que lê, observe grandes temas entrelaçados como a maneira na qual a criação em Genesis 1-2 se relaciona com temas da criação em Salmo 8. Leia as introduções dos livros em sua Bíblia de estudo, observando onde cada livro se encaixa no desenvolvimento geral da história de Deus.⁣

12 - Leia com perseverança. Comprometa-se a ser firme pelas próximas 10 a 12 semanas, que é o tempo necessário para formar o hábito de longa duração. Ao ser fiel em sua leitura bíblica e começar a ver a Bíblia fazendo diferença em sua vida, você começará a ter fome de seu tempo com a Palavra.⁣

Mãe Unida em Oração Internacional é apenas instrumento nas mãos de Deus. Quem é digno de toda honra e de toda Glória é o Senhor Jesus Cristo! É Ele quem guerreia "com" e "através" de nós! (Efésios 6: 10-20).

Somos apenas servas!

Lembre-se que Mães Unidas em Oração Internacional é um Ministério de mãe com mãe.

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora.
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: + 55 21 99212-0548

(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa)

IMPORTANTE: Para fazer parte do Ministério e receber todas as informações, é só fazer sua inscrição online em nosso link:http://www.maesunidasemoracao.org/Grupos...

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque "xxxx.

terça-feira, 30 de maio de 2023

ESTOU NO ÚLTIMO VAGÃO


Todos os anos os papais do Martín levavam-no para a avó, para passar as férias de verão,
e eles voltavam para casa no mesmo trem no dia seguinte.

Um dia a criança disse aos pais:

′′-  Já estou crescido. Posso ir sozinho para casa da minha avó?".

Depois de uma breve discussão, os pais aceitaram.


Eles estão parados esperando a saída do trem. Despedem-se do seu filho dando-lhe
algumas dicas pela janela, enquanto Martin lhes repetia:

′′- Eu sei.. Já me disseram isso mais de mil vezes".

O trem está prestes a sair e seu pai murmurou aos ouvidos:

′′- Filho, se você se sentir mal ou inseguro, isso é para você!".
E ele colocou algo no bolso dele.

Agora o Martin está sozinho, sentado no trem como queria, sem seus pais pela primeira vez.

Admira a paisagem pela janela. Ao seu redor alguns desconhecidos se empurram, fazem muito barulho. Eles entram e saem do vagão.

O supervisor faz alguns comentários sobre o fato de estar sozinho.

Uma pessoa olhou para ele com olhos de tristeza.

Martin agora está se sentindo mal a cada minuto que passa.
E agora ele está com medo.

Abaixou a cabeça e... se sente encurralado e sozinho, com lágrimas nos olhos.

Então lembra-se que o pai Lhe colocou algo no bolso dele. Tremendo, procurou o que o pai lhe colocou.

Ao encontrar o pedaço de papel leu-o, nele está escrito:

′′ Filho, estou no último vagão!”

(Desconheço o autor)

Mãe, proteger é preciso. Superproteger desprotege. Deixa a criança insegura com a sensação de que ela é incapaz. Isso deixa a criança de caule murcho. Sabe planta que molha demais? Aquele caule mole, amarelado, fraco? É assim.

A criança que tem a oportunidade de ir realizando pequenas coisas se sente bem. Poderosa. Orgulhosa dela mesma. Ela vai conhecendo suas capacidades, suas dificuldades, se descobrindo.

É bem comum elas virem felizes contar o que fizeram. Suas conquistas. Suas escolhas. Suas vitórias. Assim se constrói a autoestima. Assim se forma uma pessoa independente. E um ser pronto a lutar por seus sonhos.

Toda dificuldade é lição. Todas trazem aprendizado. Ele pode sofrer? Todos nós sofremos. Faz parte do combo da vida.

Se ele souber que não está sozinho, já ajuda. Dê apoio. Colo. Seja ninho. Mas tenha a coragem de deixar seu filho crescer. Voar. E ir além. 

Assim é a vida..;
Nós devemos deixar nossos filhos ir embora.
Nós devemos confiar neles.

Mas nós sempre estaremos no último vagão, vigiando, caso eles tenham medo ou caso eles encontrem obstáculos e não saibam o que fazer.

Temos que estar perto deles, enquanto ainda estivermos vivos. Os filhos sempre precisará dos seus pais. Não importa a idade!

Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa
Mães Unidas em Oração, filhos protegidos
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: +55 21 992120548

(Coeditora do Blog: Cláudia Regina Farias)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.

segunda-feira, 29 de maio de 2023

CALENDÁRIO NACIONAL DE ORAÇÃO - BRASIL - MÊS DE JUNHO DE 2023

 É maravilhoso fazer parte do Ministério Moms In Prayer International / Mães Unidas em Oração Internacional e conhecer o extraordinário Programa de Oração Mundial em PGOs - Pequenos Grupos de Oração, que Deus deu a uma mãe: Fern Nichols, em 1984, no Canadá, e que já está em mais de 160 países...

No inicio o nome era Moms In Touch / Mães em Contato, e, em 2012 foi mudado. A Visão, Missão e Propósitos continuam os mesmos: Orar pelos filhos e escolas. 


Mães Unidas em Oração Internacional impacta filhos e escolas em todo o mundo para Cristo através das orações das mães. Um Ministério que durante anos tem sido referência na vida de milhões de mães ao redor do mundo!

Louvamos a Deus por mais um mês de oração pela vida de nossos filhos e escolas...

Agradecemos a vocês Mães Unidas em Oração que enviam seus pedidos e, através deles podemos elaborar o Calendário Nacional de Oração que tem norteado cada mãe no seu grupo e seu momento "A Sós com Deus"!

No Momento "A SÓS COM DEUS", a Mãe Unida em Oração escolhe a hora mais apropriada, diariamente, e ora de 3 a 7 minutos por um dos filhos (biológico/coração ou espiritual), pela escola e pelo pedido do dia que está no Calendário Nacional de Oração, enviado para todas as Mães que pertencem ao Ministério, em PDF. O Calendário não substitui o encontro semanal de 1 hora dos PGOs - Grupos de Mães Unidas em Oração.

Se a mãe pertence ao Ministério Internacional e não recebeu o seu Calendário Nacional de Oração é só nos enviar um e-mail: contato@maesunidasemoracao.org ou entrar em contato pelo nosso whatsApp.

Mãe Unida em Oração Internacional é apenas instrumento nas mãos de Deus. Quem é digno de toda honra e de toda Glória é o Senhor Jesus Cristo! É Ele quem guerreia "com" e "através" de nós! (Efésios 6: 10-20).

Somos apenas servas!

Lembre-se que Mães Unidas em Oração Internacional é um Ministério de mãe com mãe.

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora.
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: + 55 21 99212-0548

(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa)

IMPORTANTE: Para fazer parte do Ministério e receber todas as informações, é só fazer sua inscrição online em nosso link:http://www.maesunidasemoracao.org/Grupos...

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque xxx.

domingo, 28 de maio de 2023

SERÁ QUE SOU UMA BOA MÃE?



Às vezes, em momentos de calma, uma pergunta irritante surge no meu coração: Estou sendo uma boa mãe?

Se há uma coisa que eu quero fazer bem com os meus filhos, é criá-los e fazê-los conhecer a voz de Deus e amar os Seus caminhos. No entanto, se há uma área que eu sinto mais falta, é esta e qualquer outra coisa é pequena.

Preocupações de maternidade

Entro em pânico quando penso em meus filhos que embarcando na idade adulta, normalmente porque eu imagino que eles vão ter que me chamar para ir amarrar os sapatos, ou eles vão congelar até a morte, porque eu não estou lá para lembrá-los de usar calças e casacos no inverno. Eu tenho medo que eles venham passar cada minuto de vigília na frente de um videogame porque eu não estou lá para monitorar suas atividades.

Eles nunca vão caminhar com o Senhor?

Será que eles vão se tornar líderes em suas casas e influenciadores em suas comunidades?

Será que eles vão amar as pessoas bem?

Eu muitas vezes me senti impotente em superar montanha na minha frente. Eu sinto que eu deveria ser melhor nisso do que eu sou. Ou talvez o que eu sinto é que todas estas coisas devem vir facilmente para uma "boa mãe", por isso não deve ser pra mim. Eu quero ser uma. No entanto, o que exatamente é uma boa mãe, e como faço para me tornar uma?

Estou tão impaciente comigo mesma, tão dura em mim mesma, tão rápida para erguer minhas mãos em frustração ou rendição. Eu me pego pensando que Deus sente esse mesmo caminho em direção a mim: impaciente, que eu não vou mais adiante, frustrada que eu irei falhar, irritada com a minha infiel preocupação. Esses pensamentos revelam que muitas vezes percebi Deus como bufando em minhas fraquezas, desejando que eu pudesse estar junto Dele já, mas está com os braços cruzados e pé batendo.

Eu sou fraca. Ele é forte
Ele está falando comigo sobre isso. Tudo isso tem sido minha esperança. O principal ponto que Ele está dirigindo em meu coração mais e mais e mais é que eu não posso gerir a minha vida, eu não posso controlar ou alterar os meus filhos na altura do coração, e eu não posso trabalhar duro o suficiente para produzir homens valorosos. Eu sou fraca.

Mas Ele não parou por aí. Ele continua a impressionar em meu coração: "Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Você deve vir a mim a cada dia, reconhecer a sua fraqueza, pergunte sobre o meu poder, e deixe-me cultivar o coração dos seus filhos."

Isto é assim que eu quero: conhecer profundamente em minha alma que uma boa mãe não é aquele que prepara iguarias, quem escolhe escolas de forma certa, que administra sua casa dentro de uma polegada de sua vida, ou que tem seus filhos em um milhão atividades maravilhosas. Uma boa mãe é aquela que reconhece sua necessidade de obter o poder de Deus para treinar e ensinar a mudar os corações de seus filhos.

A coisa mais importante que posso fazer por meus filhos a cada dia é confiar em Deus e reconhecer a minha fraqueza, não confiar em mim mesma.

Ele vai levar a minha oferta escassa e transformá-lo em um milagre.

Você já reconheceu as suas fraquezas e poder de Deus hoje?

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos!
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

WhatsApp: +55 21 99212-0548

(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.

sábado, 27 de maio de 2023

DEUS NOS CONCEDE ANTES MESMO DE PEDIRMOS


BOLSA DE ÁGUA QUENTE

Certa noite eu estava fazendo de tudo para ajudar uma mãe em trabalho de parto. Apesar do seu enorme esforço, ela não resistiu e nos deixou com um bebê prematuro e uma filha de dois anos em prantos. Era muito complicado manter o bebê vivo, pois não tínhamos uma incubadora. Ainda que o orfanato estivesse na linha do equador, as noites eram frias, com aragens traiçoeiras. Uma das aprendizes de parteira foi buscar a caixa que reservávamos a tais bebês e os panos de algodão para envolvê-lo. Uma outra foi acender o fogo para aquecer uma chaleira com água, para a bolsa de água quente, mas, sem demora, retornou desconsolada, pois a única bolsa disponível, havia rompido.

“Muito bem”, eu disse, “coloque o bebê em segurança o mais próximo quanto possível do fogo e durmam entre a porta e o bebê para protegê-lo das rufadas de vento frio. Precisamos manter o bebê aquecido”.

Na manhã seguinte, fui orar com as órfãs que se dispuseram a se reunir comigo. Fiz uma série de sugestões que pudessem despertá-las a orar e, também, contei-lhes sobre o bebê. Expliquei nossa dificuldade em manter o bebê aquecido, em função da única bolsa de água que havia estourado, e que o bebê poderia morrer de frio. Mencionei a irmãzinha de 2 anos, que não parava de chorar pela ausência da mãe.

Durante as orações, Ruth, uma das meninas de 10 anos, uma de nossas crianças africanas, orou: “ Por favor, Deus, manda-nos uma bolsa de água quente para o bebê. Ah! Senhor, por favor, manda também uma boneca para confortar a irmãzinha dele.”

A fé daquela menina deixou a minha “fé” em apuros, pois eu sabia que único jeito de realizar esse pedido seria por encomenda à minha terra natal, via correio. Eu estou na África há quatro anos e jamais havia recebido uma encomenda postal de casa. De qualquer forma, se alguém enviasse algo, por que mandaria uma bolsa de água quente? (afinal, estávamos na linha do Equador)

À tarde, durante uma aula da escola de enfermagem, veio um recado dizendo que um carro estacionara no portão de minha casa. Corri, mas ao chegar em casa, o carro já havia partido, deixando um pacote de 11 kg na varanda.

Não quis abrir o pacote sozinha, e pedi que algumas crianças do orfanato me ajudassem. Tudo foi feito com muito cuidado, para que nada fosse danificado. Os corações batiam forte. Os olhos acompanhavam arregaladamente cada ação. A camada de cima, era composta de roupas coloridas e cintilantes. O silêncio tomava conta, a medida que ia tirando as novidades. Havia ataduras, caixinhas de uva-passas, farinha, que daria um gostoso bolo no fim de semana.

Quando pus as mãos de novo na caixa, pasmem, uma bolsa de água quente, novinha em folha. Eu gritei! Eu não havia feito nenhuma encomenda neste sentido. Ruth, que estava perto, saltou e começou a gritar: “Se Deus mandou a bolsa, Ele também mandou a boneca.”

Enfiando as mãos na caixa, procurava pela boneca. E lá estava ela, maravilhosamente vestida. Ruth nunca duvidara. Olhando para mim, perguntou: “Posso ir junto levar a boneca para aquela menina, para que ela saiba que Jesus também a ama muito?”

“Sim, meu amor”.

Este pacote estivera a caminho por 5 meses. Foi uma iniciativa da minha ex-professora de escola bíblica, que atendeu a voz do Senhor de enviar uma bolsa de água quente. Uma das meninas da turma decidiu mandar junto uma boneca, cinco meses antes! Em resposta a uma oração que uma outra menina ainda iria fazer, 5 meses depois.

Depoimento verídico, traduzido pelo Reverendo Oscar Lehenbauer.

“Antes mesmo que me chamem, eu os atenderei; antes mesmo de acabarem de falar, eu responderei” (Is 65.24)

Essa história verdadeira serve para nos lembrar a importância da fé pura e genuína, que geralmente encontramos nas crianças mas que perdemos ao longo dos anos a medida em que ficamos mais maduros, mais racionais... pois é ai que  perdemos a oportunidade de desfrutar o sobrenatural de Deus. 

Sabemos que o nosso Deus é o Deus do impossível, mas nunca vemos o impossível acontecer porquê não cremos  que é de fato possível.

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.(Hebreus 4:16)

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos!
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

WhatsApp: +55 21 99212-0548

(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:
https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.

sábado, 20 de maio de 2023

SALMO 91 - A CONFIANÇA TRIUNFA SOBRE O MEDO

 


Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo habitará à sombra do Todo-Poderoso.
Direi a Jeová: Minha esperança e meu castelo; meu Deus, em quem confiarei. 
(Salmo 91:1-2)

O Salmo 91, também chamado de “Hino Triunfal da Confiança”, é uma jóia. Ele deu encorajamento e paz a milhões de crentes no fogo da provação. Segundo alguns comentaristas, foi escrito em meio a uma epidemia (2 Samuel 24:13). Podem ser circunstâncias semelhantes às que estamos vivenciando hoje. Sua mensagem, portanto, é altamente relevante para nossa atual situação epidêmica.

Vivemos dias de ansiedade e incerteza. O mundo inteiro está com medo. De repente, tomamos consciência da fragilidade da vida. O que acontecerá amanhã? A força em que o homem contemporâneo acreditava estar seguro transformou-se em fraqueza, há rachaduras na rocha e nos sentimos vulneráveis. As pessoas procuram uma mensagem de serenidade e tranquilidade. Onde encontrá-lo?

A mensagem do Salmo 91 pode ser resumida em uma frase: a confiança triunfa sobre o medo. O salmista nos apresenta três frases-chave que resumem a “jornada” do medo-ansiedade à confiança:

"Meu Deus": o que Deus é para mim

"Ele te livrará": o que Deus faz por mim

“Eu vou confiar”: minha resposta

1. "Meu Deus": O caráter de Deus

O salmo começa com uma descrição deslumbrante do caráter de Deus. Até quatro nomes diferentes são mencionados nos dois versículos iniciais para explicar quem e como Deus é. Formidável porta de entrada para a confiança! Para o salmista, Deus é o Altíssimo, o Todo-Poderoso, o Senhor (Yahweh) e o Deus Sublime (Elohim).

A consciência da grandeza de Deus é o fundamento de nossa confiança. Poderíamos parafrasear o ditado e dizer “diga-me como é o seu Deus e eu lhe direi como é a sua confiança”. Na hora do medo, o primeiro passo é levantar os olhos para o céu, olhar para Deus e contemplar sua grandeza e sua soberania. Ao fazê-lo, o salmista experimenta que Deus é seu abrigo, sua sombra, sua esperança e seu castelo. A imagem de Deus em "quatro dimensões" traz uma bênção quádrupla. Saber como Deus realmente é,  é um passo essencial no caminho da confiança.

Note, no entanto, que o salmista se refere a Ele como MEU Deus. Esta pequena palavra “meu” abre uma perspectiva única e muda muitas coisas: o Deus do salmista é um Deus pessoal, próximo, que intervém em sua vida e se preocupa com seus medos e necessidades. Estamos diante de uma das características mais distintivas da fé cristã: Deus não é apenas o Todo-Poderoso, o Criador do Universo, mas também o Pai íntimo, o Abba (“papai”) que me ama e me guarda (Gal. 4:6). Este é o nosso grande privilégio: Deus nos trata como um pai para seu filho porque em Cristo somos feitos filhos adotivos de Deus. O salmista descreve esta experiência com uma bela metáfora:

Com suas penas ele te cobrirá, e debaixo de suas asas você estará seguro. (Sal. 91:4)

2. "Ele te livrará": a providência de Deus

Ele te livrará do laço do caçador, da praga destruidora, escudo e broquel é a sua verdade. Você não temerá... nem a peste que anda nas trevas, nem a mortalidade que destrói no meio do dia... Nenhum mal chegará a você, nem praga tocará sua morada. (Sal. 91:3-6, 10)

Chegamos ao coração do salmo: a proteção de Deus na prática. A consciência da grandeza de Deus deve ser acompanhada pela consciência da providência de Deus. Estamos diante de um ponto crucial e decisivo na experiência da fé. Se o entendermos bem, será uma fonte insuperável de paz e serenidade, mas se o entendermos mal, podemos cair em erros e extremismos, ou nos sentir frustrados com Deus.

A manipulação do diabo. É muito significativo que o diabo tenha tentado Jesus (Mt. 4:6, Lc. 4:10-11) com uma citação dupla deste salmo: Pois aos seus anjos ele dará ordens sobre você, para mantê-lo... nas mãos eles o carregarão, para que seu pé não tropece em alguma pedra (Sl. 91:11-12). Usar mal as promessas da proteção divina é uma tentação contínua hoje. Cuidado com a super espiritualidade e super fé! Pode ser uma forma de tentar a Deus como a resposta vigorosa de Jesus a Satanás nos ensina: Não tentarás o Senhor teu Deus (Mt. 4:7). Confiar em Deus não nos isenta de agir com responsabilidade e sabedoria.

Dito isso, não podemos minimizar a poderosa ação protetora de Deus sobre aqueles que confiam nEle:

Porque ele se afeiçoou a mim, eu também o livrarei; Eu o colocarei no alto, porque ele conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; Eu o livrarei e o glorificarei. (Sal. 91:14-15)

Uma política de todos os riscos? A palavra-chave é “liberação”. O que significa "Deus te livrará"? A mesma expressão se aplica a José – Deus o livrou de todas as suas tribulações (Atos 7:10), e ainda assim o patriarca teve que passar por muitos vales de sombra e morte. Deus não o poupou do teste, mas o resgatou dele. Como disse Spurgeon, é impossível que qualquer mal aconteça àqueles que são amados por Deus. A fé não garante a ausência de prova, mas garante a vitória sobre a prova. O apóstolo Paulo desenvolve essa idéia majestosamente no cântico de Romanos 8:28-39: em todas essas coisas (provações) somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou, Cristo (Rm 8:37).

Assim, a fé em Cristo não é uma vacina contra todo mal, mas uma garantia de total segurança, a segurança de que se Deus é por nós, quem será contra nós? (Rom. 8:31). Este salmo não é uma promessa de imunidade completa, mas uma declaração de total confiança. Confiança na proteção de Deus expressa de três maneiras.

O triplo “C” da proteção de Deus. Em qualquer situação de teste,

Deus sabe

Deus controla

Deus cuida de mim

Nada acontece na vida dos filhos de Deus sem seu conhecimento e consentimento. O acaso não existe na vida do crente. A majestosa providência do Deus pessoal brilha nos momentos mais sombrios: mil cairão ao seu lado e dez mil à sua direita; mas não chegará a você (Sl. 91:7). Nada acontece se Ele não permitir, como vemos tão vividamente na experiência de Jó. Esta promessa é ratificada pelo próprio Senhor Jesus:

Não se vendem dois pardais por um quarto? No entanto, nenhum deles cai na terra sem seu Pai. Pois até seus cabelos estão todos contados. Portanto, não tenha medo; você vale mais do que muitos pardais. (Mt. 10:29-31) (Veja também Lc. 12:6-7).

3. Minha resposta: “Eu vou confiar”

Depois de contemplar o caráter de Deus - o que Ele é para mim - e sua providência - o que Ele faz em minha vida - o salmista exclama com firmeza: Meu Deus em quem confiarei (Sl 91:2).

É uma sequência lógica. A confiança é a resposta à evidência. O salmista conheceu a Deus pessoalmente, intimamente - porque ele conheceu meu nome (Sl 91:14). Tal conhecimento o leva a se apaixonar por Ele - ele colocou seu amor em mim (Sl 91:14) - e um relacionamento íntimo é estabelecido. Aí temos, aliás, o cerne da fé cristã: é a confiança que nasce de uma relação de amor, a certeza de que o Amado não vai me falhar porque Ele (Deus) é fiel”.

Nossa vida não está à mercê de um vírus, mas nas mãos do Deus Todo-Poderoso. Nisso reside a certeza da nossa fé e o fundamento da confiança que supera todo o medo. Não há espaço para triunfalismo, mas certamente há triunfo; é o triunfo que Cristo nos garantiu com sua vitória sobre o mal e o maligno na cruz. É o mesmo Cristo cujas últimas palavras foram:

Estou com você todos os dias até o fim do mundo. (Mt. 28:20)


(O poder de uma mãe quado ora)

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
WhatsApp: + 55 21 99212-0548

(Coeditora do Blog: Sirlei Mendonça Campos)


IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:

https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.

sexta-feira, 19 de maio de 2023

UM CHAMADO À PERSEVERAR

 
Era um cenário bastante desolador: o rei Herodes mandou decapitar Tiago. Então ele prendeu Pedro e o colocou na prisão, e parecia que Pedro estava enfrentando o mesmo destino. O que a Igreja fez? Lemos que “oração constante foi oferecida a Deus por ele pela igreja” (Atos 12: 5).

Na língua original do Novo Testamento, o termo “oração constante” significa que eles oraram com fervor ou com agonia. A mesma palavra para oração descreve Jesus no Jardim do Getsêmani, onde “estando em agonia, orou com mais fervor. Então o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue caindo ao solo” (Lucas 22:44).

Em outras palavras, esta não foi uma oração irreverente. Em vez disso, foi uma oração de tempestade nos portões do céu. A Igreja orou e então Deus respondeu à sua oração e de forma sobrenatural libertou Pedro da prisão.

Jesus falou sobre a persistência da oração em uma história que contou aos discípulos. Era uma situação com a qual eles deveriam estar familiarizados em sua cultura do primeiro século, onde as famílias normalmente tinham uma área de dormir comum em casa. Depois que todos foram dormir à noite, você não queria se levantar de novo com medo de pisar em seu filho ou filha ou tropeçar em sua esposa.

Na história de Jesus, todos estavam aninhados e um amigo começou a bater na porta. O pai não queria se levantar e acordar todo mundo. Mas seu amigo não aceitaria não como resposta. Ele continuou batendo e, finalmente, o pai se levantou e atendeu a porta. A persistência finalmente valeu a pena para o homem que estava batendo na porta.

Jesus concluiu dizendo: “E assim eu te digo, continue pedindo, e você receberá o que você pedir. Continue procurando e você encontrará. Continue batendo, e a porta se abrirá para você. Para todos os que pedem, recebem. Todo aquele que busca, encontra. E a todo aquele que bate, a porta será aberta” (Lucas 11: 9-10).

Vemos uma progressão interessante nas palavras pedir, buscar e bater.

“Pedir” fala de requerer ajuda. Você percebe sua necessidade e então pede ajuda

“Buscar” denota pedir, mas também envolve ação. Não é apenas expressar sua necessidade, mas também se levantar e procurar por ajuda. Buscar envolve esforço.

“Bater” inclui pedir mais agir e perseverar. Há quase um ato de desespero

Jesus estava dizendo que se a persistência finalmente valeu a pena para o homem que estava batendo na porta de seu amigo relutante, então quanto mais a persistência trará bênçãos quando oramos a um amoroso Pai celestial?

Não vamos entender mal o que Jesus está dizendo. Ele não está comparando Deus a um vizinho rabugento que quer dormir. É a alegria de Deus nos abençoar e nos dar as coisas que Ele sabe que precisamos em nossas vidas. Na verdade, a Bíblia diz: “Certamente, aquele que zela por Israel nunca cochila nem dorme” (Salmo 121: 4). Deus nunca dorme no trabalho. Ele sempre dá ouvidos ao choro de seus filhos.

Jesus ensinou os discípulos a orar: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome” (Lucas 11: 2 ). Podemos chamar Deus de nosso Pai porque nosso acesso a ele se baseia na filiação, não em nosso valor pessoal. Depois que Jesus ressuscitou dos mortos, ele disse a Maria Madalena: “Vá encontrar meus irmãos e diga-lhes: ‘Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus'” (João 20:17).

Porque Jesus morreu na cruz e ressuscitou pelos nossos pecados, a Bíblia diz que “Ele nos fez aceitos no Amado” (Efésios 1: 6 ). Se você colocou sua fé em Cristo, então, por causa de seu relacionamento com ele, você tem acesso à presença da sala do trono de Deus.

Jesus está nos chamando para uma oração apaixonada e persistente. Acho que muitas das nossas orações não têm poder nelas porque não há paixão nelas. E se colocarmos tão pouco coração em nossas orações, então não podemos esperar que Deus coloque muito coração em respondê-las.

Mesmo assim, Deus promete que será encontrado por aqueles que o buscam de todo o coração. Muitas vezes nossas orações não são respondidas porque desistimos facilmente. Oraremos por algo uma vez e depois esqueceremos. Portanto, continue orando. Continue procurando. Continue batendo. Não desista.

Talvez você esteja em uma situação agora que acha impossível. Você não sabe o que fazer. Orar. Ore com fervor. Ore com energia. Ore continuamente. Você não sabe o que o Senhor fará.

Ou talvez você esteja dizendo: “Tentei orar, mas parece que minhas orações não vão mais alto que o teto. Parece que Deus não está realmente ouvindo.”

Considere o seguinte: a oração é um privilégio que Deus concedeu a seus filhos. Somente uma pessoa que colocou sua fé em Cristo pode ter uma vida de oração.

No entanto, se você for um descrente e clamar ao Senhor para salvá-lo e perdoá-lo de seus pecados, ele ouvirá sua oração. Mas se você é um descrente que vive fora do plano e propósito de Deus para sua vida, você não terá uma vida de oração para falar. Você não terá um relacionamento e comunhão com Deus porque está separado d’Ele.

Portanto, se suas orações não forem respondidas, pode ser que você ainda não conheça a Deus. Existe uma barreira entre você e Deus chamada pecado. Todos nascemos com uma tendência natural de fazer a coisa errada.

A boa notícia é que Deus veio a esta terra e andou entre nós como um homem chamado Jesus. Ele foi para a cruz e morreu lá pelos pecados de toda a humanidade. Ele pagou o preço pelos seus e pelos meus pecados.

Você pode ter um relacionamento com Deus no qual ele ouvirá e responderá às suas orações. Você não tem que caminhar pela vida cheio de medo, terror e pavor.

Deus quer se envolver em sua vida. Ele quer ser aquele que o conduz e orienta. Mas você precisa pedir a ele que o perdoe de todos os pecados que você cometeu, renuncie a esse pecado e siga a Jesus Cristo.

O capítulo 12 do livro de Atos começa com Tiago morto, Pedro na prisão e Herodes triunfando. Mas termina com Herodes morto, Pedro livre e a palavra de Deus triunfando. No final, Deus sempre fará o que quiser. Apenas observe COM FÉ E PERSEVERANÇA o que Deus pode fazer
.

(Pr. Greg Laurie )                                                    


Mães Unidas em Oração, filhos protegidos
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: +55 21 992120548

(Coeditora do Blog: Cláudia Regina Farias)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:


Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.