“A oração intercessória é o banho purificador no qual o indivíduo e a comunidade devem entrar todos os dias.” (Dietrich Bonhoeffer)
Como falar de intercessão num mundo de egoísmo e interesses
próprios mais que urgentes? Quem tem sensibilidade e altruísmo para pedir em
favor de outro aquilo que pessoalmente está precisando?
A prática da oração intercessória é mais que ajudar alguém; é, em essência, cumprir o segundo grande mandamento, no qual Jesus ordena que devemos amar ao próximo como a nós mesmos. Temos como exemplo o próprio Senhor Jesus Cristo, que enquanto agonizava naquela sangrenta e ignominiosa cruz, suplicava ao Pai dos céus, em favor dos seus impiedosos detratores. Temos ainda o exemplo de Estêvão, o primeiro mártir, que enquanto era apedrejado até a morte, suplicava perdão para aqueles que sem motivo o apedrejavam.
Interceder, junto ao Pai, é um gesto gracioso e altruísta de alguém que aprende a renunciar a seus interesses e necessidades pessoais, em prol dos interesses do seu próximo, igualmente ou mais necessitado.
A oração intercessória é um convite pessoal de Deus, feito a cada um de nós, para que nos tornemos intimamente envolvidos em trabalhar e promover a gestão pelo bem-estar dos outros, colaborando assim, com o processo redentivo de Deus, em benefício da humanidade que Ele ama e quer resgatar.
A oração assim denominada é a oração que nos liberta do pecado do egoísmo e do orgulho pessoal. Pois, enquanto oramos em favor dos outros, esquecemos de nós mesmos, e subimos um degrau a mais em nossa experiência diária com um Deus, que se fez carne e passou a habitar entre nós na pessoa sublime de seu amado filho Jesus Cristo, o Verbo da Vida.
Digo, ainda, que esta oração constitui-se no ministério por excelência sacerdotal do Senhor Jesus Cristo, nosso advogado e sacerdote junto ao Pai. O apóstolo João afirma esta verdade em sua primeira epístola, capítulo segundo, versículo primeiro.
Finalizo, dizendo que enquanto nós, de maneira graciosa e desprendida, oramos intercedendo pelas necessidades e problemas dos outros; Deus de maneira abençoadora e graciosa cuida das nossas necessidades e problemas pessoais. Jó 42:10
Pr João Venâncio
Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque "xxxx".
Nenhum comentário:
Postar um comentário