A amizade é um dom de Deus para nós. Assim já dizia a palavra de Eclesiastes em 6:14 “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.”. Quantas vezes pessoas cruzam nosso caminho e não entendemos tão bem, não é? Mas, lá no fundo, o verdadeiro motivo está sempre presente: é Cristo agindo em nossas vidas. Os amigos são presentes de Deus e uma manifestação de seu amor por nós.
Jesus, além de nosso melhor amigo, é também o maior exemplo de amizade que podemos ter. Antes de revelar seu poder divino, ele nos mostrou seu lado
humano. Com Cristo, aprendemos a amar sem esperar nada em troca, a servir, acolher, unir e criar vínculos.
"Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês". (João15:15)
Por meio de passagens como essa, percebemos como Cristo era comprometido com as pessoas que amava. Então, que tal tê-lo como referencial também para nossas amizades? Separamos abaixo algumas virtudes que Jesus nos deixou em versículos sobre amizade.
O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. (João 15:12)
Amigo é aquele que não te abandona, quando todos já te abandoram.
O primeiro valor de uma amizade é a sinceridade. Uma relação verdadeira se constrói a partir de quem somos e não do que temos. Um bom amigo é aquele que mesmo na miséria não nos abandona. Aquele que em momentos de dor e dificuldade, se aproxima, conforta e acalma. Sobretudo, é a pessoa que prova que não há condições para amar.
Igualmente, a verdadeira amizade também nos ensina sobre o valor da lealdade. Amigo é aquele que compreende e respeita as nossas fraquezas. Ele nos defende, está sempre presente e não nos abandona.
"O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade." (Provérbios 17:17)
As pessoas que estão próximas de nós são as que mais influenciam o nosso jeito de ser e os nossos hábitos.
Então, um bom amigo é aquele que instiga o nosso crescimento. Em primeiro lugar, é uma pessoa honesta. Ela não vai concordar com tudo que fazemos, mas sim dar bons conselhos sobre o melhor caminho a ser seguido.
Depois, um bom amigo vai nos motivar a sermos melhores a cada dia, seja através de palavras e gestos ou por meio de seu próprio exemplo. Afinal, tem motivação melhor que estar cercado de pessoas que nos inspiram?
"Como o ferro com o ferro se afia, assim,o homem, ao seu amigo."(Provérbios, 27:17)
"Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau." (Provérbios, 13:20)
Para que possamos acolher nossos amigos e compartilhar de suas dores, precisamos, antes de tudo, escutá-los. Às vezes o silêncio e um ouvido amigo já são remédio para a alma.
Igualmente, outras duas atitudes de amor é interceder e orar por nossos amigos. É um tempo de dedicação e compaixão pelo próximo, no qual desejamos e pedimos que Deus lhe apresente o melhor caminho.
"Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes.” (Jó 42:10)
Por fim, não poderíamos encerrar sem falar em gratidão e autorreflexão. Deixamos o convite para você refletir sobre o papel que está desempenhando na vida das pessoas ao seu redor e também dos amigos que você tem mantido por perto.
Queridas irmãs, gostaria de lembrar da importância de orarmos pelos amigos dos nossos filhos, mas também sermos gratas a Deus pelas amigas que Ele nos tem acrescentado a cada dia com os pequenos grupos de oração. Quando começasmos os grupos muitas vezes não nos conhecemos muito bem e por causa dos nosso filhos nos reunimos e descobrimos pessosas maravilhosas que se tornam irmãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário