Embora você nunca tenha ouvido falar do poeta americano do século 19 William Ross Wallace, você provavelmente já ouviu sua linha de poesia mais famosa. “Pois a mão que balança o berço é a mão que governa o mundo.” Esta linha se conserva porque reflete uma verdade que vemos expressada repetidamente na vida.
Uma mãe tem uma influência imensurável em nosso mundo através dos filhos que ela ensina, molda e incentiva. E uma mulher cristã pode impactar inúmeras almas para Cristo através dos filhos que ela cria.
As mães a seguir são apenas uma pequena amostra de como Deus usa poderosamente as mães para o Seu reino.
Assim como Deus multiplicou sua fidelidade diária a seus filhos, Ele ainda usa mães comuns para Seus propósitos extraordinários.
1. Susana Wesley
Na primeira metade do século 18, John Wesley ajudou a desencadear um avivamento na Inglaterra que se espalhou até a América.
O irmão mais novo de John, Charles Wesley, também fez uma contribuição duradoura para a igreja compondo milhares de hinos, muitos dos quais ainda são usados no culto hoje.
Os cristãos do século 21 ainda sentem o impacto dos irmãos Wesley, mas foi sua mãe, Susanna, que lançou as bases da fé em suas vidas.
Os historiadores em grande parte creditam a tremenda liderança espiritual de Wesley à influência e orações de Susanna.
Nascida em 1669, Susana Annesley Wesley era filha de um ministro e a caçula de vinte e cinco filhos.
Aos vinte anos, ela se casou com Samuel Wesley, um ministro da Igreja da Inglaterra. Apenas metade de seus dezenove filhos sobreviveram até a idade adulta. Devido aos seus gastos excessivos, Samuel passou um tempo na prisão do devedor. A família perdeu sua casa em um incêndio.
Apesar de toda a turbulência e tristeza, Susanna foi uma constante fiel para seus filhos. Susanna encontrou sua força em sua devoção a Deus, passando uma hora por dia em oração e estudo bíblico.
Em seguida, dedicou seis horas, seis dias por semana, à educação acadêmica e espiritual de seus filhos. E, surpreendentemente, Susanna passava uma hora por semana com cada criança para falar sobre coisas espirituais.
Susanna discipulou seus filhos a vida inteira. Ela escreveu muitas cartas para seus filhos para encorajá-los e desafiá-los em sua fé e compilou materiais de educação cristã para suas filhas.
Deus agiu grandemente na vida dessa mãe para beneficiar muitas outras pessoas.
2. Amélia Taylor
Deus chamou Hudson Taylor para ser missionário na China quando ele tinha 17 anos. Mas Deus havia colocado um desejo no coração de sua mãe anos antes.
Quando Hudson era apenas um recém-nascido, Amelia Taylor começou a orar para que Deus enviasse seu filho para a China como missionário.
Amelia viu uma grande necessidade espiritual e desejou que Deus usasse seu filho para supri-la. Mesmo que isso significasse separação dele.
Quando Hudson deixou a Inglaterra em 1853, aos 21 anos, apenas algumas dezenas de missionários serviram na China.
O país foi praticamente intocado pelo Evangelho, uma vasta nação de almas cativas pelo pecado. Sobrecarregado pela necessidade, Hudson Taylor dedicou sua vida a levar o Evangelho de Cristo à China.
Hudson Taylor serviu a Deus na China por mais de 50 anos, de 1853 até sua morte em 1905.
Através da organização missionária que Hudson fundou, China Inland Mission, ele estabeleceu 20 estações missionárias, trouxe quase 1.000 missionários para o interior da China e treinou 700 trabalhadores chineses.
Os esforços de Hudson colheram uma abundante colheita espiritual, incluindo uma forte igreja chinesa de cerca de 125.000 crentes.
Amelia Taylor confiou seu filho e seu futuro a Deus. Deus usou o sacrifício de uma mãe para ajudar a salvar inúmeras almas na China. Pais e avós podem promover os propósitos de Deus encorajando seus filhos a irem aonde Deus chamar.
3. Betsy Moody
Deus usou poderosamente o evangelista americano DL Moody. Ao longo de sua vida, Moody viajou mais de um milhão de milhas e pregou o Evangelho para mais de 100 milhões de pessoas. Mas foi a mãe de Moody quem primeiro o ensinou a confiar em Deus.
Edwin, um pedreiro, morreu subitamente quando Moody tinha apenas quatro anos, deixando a família endividada. Os credores não perderam tempo. Eles levaram tudo que a lei permitia, inclusive a pilha de lenha.
Amigos encorajaram Betsy a enviar algumas das crianças para parentes, mas ela recusou. Determinada a manter sua família unida, Betsy trabalhou incansavelmente.
Através de muitos momentos desesperados, Deus sempre proveu milagrosamente.
Aos dezessete anos, Moody saiu de casa para trabalhar na loja de sapatos de um tio em Boston. Lá ele frequentou a Escola Dominical. Logo entregou sua vida a Jesus.
Aos dezoito anos, Moody mudou-se para Chicago para empreender. Mas Deus tinha outros planos para ele.
Nos anos seguintes, Moody cresceu em sua fé e em seu desejo de compartilhar as Boas Novas de Jesus. Em 1858, ele estabeleceu uma igreja missionária em uma favela de Chicago. E, em 1861, entrou no ministério em tempo integral. Deus estava construindo sobre o fundamento de fé que sua mãe colocou.
Quando Betsy morreu, Moody falou em seu funeral. Ela refletiu sobre seu trabalho duro para manter a família unida. Ela falou sobre como lia devoções para eles todas as manhãs e que os levava à igreja todos os domingos. E ela compartilhou seu credo simples, mas profundo: “Minha confiança está em Deus”.
Betsy encontrou sérias dificuldades em sua vida. Muitas vezes, ela não sabia como seria a ajuda, mas sempre sabia quem a enviaria.
4. Eunice Crosby
Fanny Crosby reuniu-se com presidentes e governadores. Ela foi a primeira mulher a falar perante o Senado dos EUA. Durante sua vida, ela escreveu mais de 8.000 hinos, muitos ainda cantados nas igrejas hoje. Amadas canções de fé como “Abençoada Garantia”, “A Deus seja a Glória” e “Perto da Cruz”.
Sim, Fanny Crosby deixou um legado duradouro de fé. Mas começou com sua avó.
Frances Jane Crosby nasceu de John e Mercy Crosby em 1820. A tragédia marcou o primeiro ano de sua vida. Ela perdeu a visão com seis semanas de idade quando um médico incompetente maltratou uma leve inflamação no olho. E, pouco antes de seu primeiro aniversário, seu pai morreu.
Mercy, forçada a trabalhar como empregada doméstica para sustentar sua jovem família, deixou Fanny aos cuidados diários de sua avó, Eunice Crosby.
Então a avó Eunice dedicou-se amorosamente a ser os “olhos” de Fanny. Eunice levava a neta para longas caminhadas, ajudando-a a “ver” o que as duas encontravam por meio de descrições vívidas.
Eunice ensinou Fanny sobre cores, flores e pássaros. Ela pintou imagens gloriosas do nascer e do pôr do sol. Eunice também lia constantemente para Fanny, principalmente da Bíblia.
Ela ajudou Fanny a memorizar primeiro pequenos, depois grandes pedaços das Escrituras, incluindo muitos livros inteiros.
Fanny passou a maior parte de sua juventude com Eunice e as duas se tornaram muito próximas. Mais tarde na vida, Fanny escreveu sobre seu relacionamento com a avó. “Minha avó foi mais para mim do que posso expressar com palavras ou canetas.”
De muitas maneiras, Eunice deu o mundo à neta, desafiando-a a não permitir que a cegueira fosse uma desculpa. Mais importante, Eunice deu a Fanny a Palavra de Deus.
Suas verdades, firmemente arraigadas em seu coração e mente, amadureceram e envelheceram. Então, anos depois, as verdades fluíram como poesia, nascidas para recomendar as obras de Deus a gerações de crentes.
5. Morrow Coffey Graham
Ao longo de sua vida, Billy Graham se reuniu com treze presidentes dos Estados Unidos. Ele compartilhou o Evangelho com mais de 200 milhões de pessoas em centenas de cruzadas ao vivo ao redor do mundo.
Mais dois bilhões o ouviram através das ondas de rádio. E estima-se que mais de dois milhões de pessoas deram suas vidas a Cristo através de sua pregação.
Embora o ministério do reverenciado Billy Graham não possa ser resumido com meros números, essas estatísticas enfatizam o incrível impacto que ele teve durante sua vida para o Reino de Deus.
Mas muito antes de Billy Graham levar o Evangelho ao mundo, sua mãe teceu sua verdade no tecido diário de sua vida.
Em sua autobiografia, Graham descreveu como sua mãe,Morrow Coffey Graham, garantiu que sua família se reunisse diariamente para orar, ler a Bíblia e experimentar a presença de Deus.
Seu compromisso de estabelecer um altar familiar começou no dia em que se casou com William Franklin Graham Sr. e nunca vacilou.
Morrow acreditava que a vida eterna e a unidade terrena de sua família dependiam da Palavra de Deus, então ela ensinou fielmente seus filhos a depender da Palavra.
Embora Billy Graham tenha influenciado o mundo inteiro, ele reconheceu prontamente que a maior influência em sua própria vida era sua mãe.
Graham também reconheceu o grande potencial que toda mãe tem para levar seus filhos a Cristo. “A influência de uma mãe sobre a vida de seus filhos não pode ser medida.”
6. Fern Nichols
O peso da responsabilidade de interceder por seus filhos era tão grande que, dificilmente, conseguiria fazê-lo sozinha. Ela clamou a Deus que providenciasse outra mãe que sentisse a mesma inquietude e que estivesse disposta a orar com ela em favor dos nossos filhos e suas escolas. Em resposta à súplica do seu coração, Deus a impulsionou a procurar outra mãe, Linda Driedeger. Ela concordou plenamente com o o anseio de Fern. Juntas, pensaram em outras mães que, possivelmente, se interessassem em orar com elas. Fizeram um contato rápido e já, na semana seguinte, tiveram o primeiro encontro de oração.
O peso da responsabilidade de interceder por seus filhos era tão grande que, dificilmente, conseguiria fazê-lo sozinha. Ela clamou a Deus que providenciasse outra mãe que sentisse a mesma inquietude e que estivesse disposta a orar com ela em favor dos nossos filhos e suas escolas. Em resposta à súplica do seu coração, Deus a impulsionou a procurar outra mãe, Linda Driedeger. Ela concordou plenamente com o o anseio de Fern. Juntas, pensaram em outras mães que, possivelmente, se interessassem em orar com elas. Fizeram um contato rápido e já, na semana seguinte, tiveram o primeiro encontro de oração.
Assim começou Moms In Touch, que hoje, é chamado "Moms In Prayer International". Mães permanentemente unidas com Deus, com as outras mães, com os seus filhos e com suas escolas. Dessa forma, logo que as mães começaram a compartilhar o que Deus havia feito em suas próprias vidas e na vida de seus filhos, como resposta das orações, outros grupos foram surgindo por toda parte da província de British Columbia. Havia grupos formados, cuja intercessão incluía alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. A parte inicial deste material foi criada naquele primeiro ano. O plano de Deus foi revelado de forma extraordinária!
No verão de 1985, sua família retornou de Abbotsford, Canadá, para Poway, no sul da Califórnia. Fern logo percebeu que Deus lhe daria oportunidades ainda maiores para continuar o trabalho iniciado no Canadá. Em sua nova residencia, ela começou a orar para que Deus levantasse mães dispostas a combater o inimigo, orando em favor de seus filhos.
Fern Nichols foi fiel a Deus e Ele levantou as mães intercessoras. Atualmente, existem grupos de “Mães Unidas em Oração Internacional” por toda a América do Norte e, também, em mais de 160 países. Um Ministéri que trabalha os valroes eticos, morais e espirituais cristãos.
"Estes mandamentos que hoje lhes dou devem estar em seus corações. Impressione-os em seus filhos. Fale sobre eles quando estiver sentado em casa e quando caminhar pela estrada, quando se deitar e quando se levantar." (Deuteronômio 6:6-7)
Deus projetou a família para ser nossa primeira e maior escola de formação espiritual. As mães e os pais são os professores e a Bíblia é o seu livro.
No sexto capítulo de Deuteronômio, Deus instrui os pais a entrelaçar Sua Palavra nos padrões de vida de sua família. Para ensinar Sua Palavra, falar sobre ela e aplicá-la ao longo do dia. Desde a manhã até a noite. Não de vez em quando, mas todos os incontáveis momentos entre eles.
As seis dicas a seguir são apenas uma amostra das maneiras pelas quais podemos encorajar nossos filhos a amar e viver pela Palavra de Deus. Veja então:
No verão de 1985, sua família retornou de Abbotsford, Canadá, para Poway, no sul da Califórnia. Fern logo percebeu que Deus lhe daria oportunidades ainda maiores para continuar o trabalho iniciado no Canadá. Em sua nova residencia, ela começou a orar para que Deus levantasse mães dispostas a combater o inimigo, orando em favor de seus filhos.
Fern Nichols foi fiel a Deus e Ele levantou as mães intercessoras. Atualmente, existem grupos de “Mães Unidas em Oração Internacional” por toda a América do Norte e, também, em mais de 160 países. Um Ministéri que trabalha os valroes eticos, morais e espirituais cristãos.
"Estes mandamentos que hoje lhes dou devem estar em seus corações. Impressione-os em seus filhos. Fale sobre eles quando estiver sentado em casa e quando caminhar pela estrada, quando se deitar e quando se levantar." (Deuteronômio 6:6-7)
Deus projetou a família para ser nossa primeira e maior escola de formação espiritual. As mães e os pais são os professores e a Bíblia é o seu livro.
No sexto capítulo de Deuteronômio, Deus instrui os pais a entrelaçar Sua Palavra nos padrões de vida de sua família. Para ensinar Sua Palavra, falar sobre ela e aplicá-la ao longo do dia. Desde a manhã até a noite. Não de vez em quando, mas todos os incontáveis momentos entre eles.
As seis dicas a seguir são apenas uma amostra das maneiras pelas quais podemos encorajar nossos filhos a amar e viver pela Palavra de Deus. Veja então:
1. Estabeleça um horário regular para conversar individualmente com cada um de seus filhos ou netos sobre coisas espirituais e seu relacionamento com Deus. Identifique maneiras específicas pelas quais você pode ajudar ou encorajar cada um deles espiritualmente.
2. Ore regularmente, a Palavra de Deus sobre a vida de seus filhos e peça a Deus que lhe dê sabedoria em relação à Sua vontade para a vida deles. Ajude seus filhos a reconhecer a voz de Deus e discernir Sua direção para suas vidas hoje e no futuro. Incentive-os a segui-Lo em obediência, não importa o que isso possa custar a você.
3. Quando seus filhos encontrarem dificuldades, aproveite a oportunidade para encaminhá-los para Deus. Enquanto eles passam pela provação, continue encorajando-os a confiar nEle. Ensine-lhes que Deus é sempre confiável.
4. Encontre maneiras criativas de ajudar seus filhos ou netos a reconhecer a glória e majestade de Deus. Então, mostre-lhes como louvá-Lo orando juntos. Por exemplo, leve-os para um passeio pela natureza. Ao longo do caminho, pare e louve a Deus por Sua criatividade e beleza.
5. Estabeleça e comprometa-se com um tempo regular de devoção, de intimidade com Deus. Tudo na sua casa e na vida de seus filhos, dependerá de sua relaçõa com Deus!
(Kathy Howard do Crosswalk, adaptado por Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa)
IMPORTANTE: Para fazer parte do Ministério e receber todas as informações, é só fazer sua inscrição online em nosso link:
https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo
Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque "xxxx.
(Kathy Howard do Crosswalk, adaptado por Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa)
Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora.
Você já orou pelo seu filho hoje?
www.momsinprayer.org
www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: 21 99212-0548
(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa)
IMPORTANTE: Para fazer parte do Ministério e receber todas as informações, é só fazer sua inscrição online em nosso link:
https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo
Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque "xxxx.
Todo filho precisa de uma mãe que ora ❤ verdadeiramente.......vamos orar mães......sem desanimar....
ResponderExcluir