Uma das maiores descrições de nomes de nosso Deus é “Rei dos reis e Senhor dos senhores”. É usado para declarar a autoridade de Deus sobre toda a criação e lembra os fiéis de Seu poder e força. Mesmo Nabucodonosor, um grande rei do Antigo Testamento, veio a reconhecer Deus como seu soberano no livro de Daniel:
“Então louvei o Altíssimo; eu honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. Seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração... Agora eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que Ele faz é reto e todos os seus caminhos são justos” (Daniel 4:34 ,37).
Ao explorar essa frase, descobri que esse termo tem sido usado tanto de maneira secular quanto cristã. Por exemplo, a definição de Merriam Webster diz: “Um soberano terreno” e depois “Deus; Cristo." E o Oxford English Dictionary se refere tanto a Deus quanto a Jesus com o termo.
“Rei dos reis e Senhor dos senhores” tem sido usado para descrever um grande governante no Oriente Médio, no início do século 20. Aplicava-se a um faraó ou monarca que ocupava uma posição mais alta do que qualquer outro rei em uma região. Mas as Escrituras deixam claro que somente nosso Senhor é verdadeiramente digno do título.
Onde vemos Deus chamado o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores?
Embora os livros do Antigo Testamento não usem a frase exata “Rei dos reis e Senhor dos senhores”, há muitas declarações do governo supremo de Deus:
"Você não sabe? Você não ouviu? Não lhe foi dito desde o início? Você não entendeu desde que a terra foi fundada? Ele está entronizado acima do círculo da terra, e seu povo é como gafanhotos. Ele estende os céus como um dossel, e os estende como uma tenda para neles habitar. Ele reduz a nada os príncipes e reduz a nada os governantes deste mundo” ( Isaías 40:21-23 ).
“O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre todos” ( Salmo 103:19 ).
“Davi louvou o Senhor na presença de toda a congregação, dizendo: 'Louvado seja, Senhor, Deus de nosso pai Israel, de eternidade a eternidade. Teu, Senhor, é a grandeza e o poder e a glória e a majestade e o esplendor, pois tudo no céu e na terra é teu. Teu, Senhor, é o reino; você é exaltado como cabeça sobre tudo. Riqueza e honra vêm de você; tu és o governante de todas as coisas'” (1 Crônicas 29:10-12 ).
No Novo Testamento, este título também é concedido a Jesus. “Cristo”, que significa “rei ungido”, fazia parte de Seu nome. E Ele provou ser um membro, do que hoje chamamos de Trindade: Deus Pai, Cristo Filho e o Espírito Santo.
Quando Jesus ressuscitou dos mortos, Ele apareceu aos discípulos, revelando que Deus lhe havia dado domínio.
“Então Jesus foi ter com eles e disse: 'Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra'” (Mateus 28:18).
Anos mais tarde em suas cartas, o apóstolo Paulo ecoa abertamente as afirmações de Jesus durante e depois de Seu ministério terreno.
“Tendo feito isso, então o próprio Filho se sujeitará àquele que tudo lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” ( 1 Coríntios 15:28 ).
“Diante de Deus, que dá vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que, dando testemunho perante Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, exorto-vos a guardar este mandamento sem mácula nem culpa até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, que Deus realizará em seu próprio tempo - Deus, o abençoado e único Governante, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, que é o único imortal e que vive em luz inacessível, a quem ninguém viu ou pode ver. A ele seja honra e poder para sempre. Amém” ( 1 Timóteo 6:13-16 ).
O livro do Apocalipse relata uma visão dada ao apóstolo João em sua velhice. Inclui várias menções do Cristo ressuscitado como o Rei vitorioso.
“... e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra” ( Apocalipse 1:5 ).
“Eles farão guerra contra o Cordeiro, mas o Cordeiro triunfará sobre eles, porque ele é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis – e com ele estarão seus seguidores chamados, escolhidos e fiéis” (Apocalipse 17:14).
“No seu manto e na sua coxa está escrito este nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Apocalipse 19:16 ).
O que significa para nós que Deus é "Rei dos reis e Senhor dos senhores"
Quando vemos Deus como o Rei dos reis, estamos concordando que Ele tem domínio absoluto. O título deve despertar um sentimento de respeito, adoração e até admiração dentro de nós.
No entanto, dar a Deus o governo sobre nossas vidas não deve ser uma coisa amedrontadora. Na verdade, deixar que Deus ocupe Seu lugar de direito em nossos corações é o começo de uma nova vida maravilhosa. Pois este Rei deseja estar em estreita relação com cada um de Seu povo.
Desde que Ele nos criou, Ele nos conhece intimamente. E nosso Senhor deseja que cresçamos em caráter para que nos tornemos mais semelhantes a Ele. À medida que permitirmos que Ele nos mude, estaremos mais conscientes do Seu poder operando em nós e através de nós, para o bem.
Refletir sobre Deus dessa maneira realmente impactará nosso caráter:
1. Deus é verdadeiramente Todo-poderoso
Ele nos convida a levar nossos fardos a Ele e liberar nossa necessidade de cuidar de nós mesmos. Então, a humildade diante de Deus e a gratidão por Suas bênçãos se estabelecerão.
“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele vos erga a seu tempo. Lance sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de você” ( 1 Pedro 5:6-7 ).
2. Deus é um refúgio seguro para nós
Ele nos encoraja a vir sem medo, como uma criança corre para seu Pai. Ao fazermos isso, nossa confiança em nosso Pai Celestial aumentará.
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza , socorro bem presente na angústia. Por isso não temeremos, ainda que a terra ceda e os montes caiam no seio do mar, ainda que as suas águas rujam e espumem e os montes estremeçam com a sua agitação” ( Salmo 46:1-3 ).
3. Deus nos conhece completamente e quer que O conheçamos
Ele nos oferece a chance de uma conexão profunda e amorosa. Quando nossos corações se alinharem com os de Deus, assumiremos mais de sua compaixão e graça.
“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revesti-vos de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência” ( Colossenses 3:12 ).
Deus é verdadeiramente digno do título “Rei dos reis e Senhor dos senhores”, mas Ele nunca nos forçará a honrá-lo dessa maneira. Se estivermos dispostos a abandonar nosso próprio desejo de controlar, veremos evidências de Seu governo justo em nossas vidas.
Vitória sobre a morte
“'A morte foi tragada pela vitória.' 'Onde, ó morte, está sua vitória? Onde, ó morte, está seu aguilhão?' O aguilhão da morte é o pecado, e o poder do pecado é a lei. Mas graças a Deus! Ele nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” ( 1 Coríntios 15:54-57 ).
Triunfo sobre o pecado
“Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos, para proclamar o ano da graça do Senhor” ( Lucas 4:18-19 ).
Superioridade sobre o mundo
“Neste mundo você terá problemas. Mas tenha coragem! Eu venci o mundo” ( João 16:33 ).
O próprio início da Bíblia dá um relato detalhado de Deus criando os céus e a terra. Toda a natureza, animais, pássaros e outras criaturas – e finalmente a humanidade – veio à vida sob Seu comando. As Escrituras continuam celebrando o maravilhoso fato de que nada que Deus criou pode ser maior do que Ele.
“Mas eu lhe digo que nisto você não está certo, pois Deus é maior do que qualquer mortal” (Jó 33:12 ).
“Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” ( Isaías 55:9 ).
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e eles nunca perecerão; ninguém vai arrebatá-los da minha mão. Meu Pai, que me deu, é maior do que todos...” ( Jo 10 , 27-29).
“Vocês, queridos filhos, são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo” ( 1 João 4:4 ).
Frases como Rei dos reis e Senhor dos senhores são chamadas de “títulos duplos”, que alguns autores bíblicos usaram para destacar a supremacia de Deus.
Senhor Deus,
Dê-me olhos para Te ver como o Único e verdadeiro Rei. As Escrituras dizem que a maior parte da criação já Te reconhece como Soberano. Então, eu também quero te reconhecer e Te louvar. Que a minha fé e meu caráter se fortaleçam em Ti.
Em nome de Jesus, amém.
(Heather Adams)
Nenhum comentário:
Postar um comentário