Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil

Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil
O Ministério Moms In Prayer International, anteriormente conhecido como Moms In Touch / Mães em Contato, chama-se, atualmente, Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil. Começou em 1984, em Bristish Columbia, Canadá com Fern Nichols. Atualmente o Ministério está em mais 150 países. É um ministério de oração em favor dos nossos filhos (biológicos, adotivos e espirituais), os colegas deles, suas escolas, professores e diretores para que sejam guiados por altos valores bíblicos e morais e, assim, cobrir todas as escolas do mundo com uma rede de proteção espiritual através da oração. A base do Ministério são as escolas de nossos filhos. (Educação Infantil até a Universidade)

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

CALENDÁRIO NACIONAL DE ORAÇÃO - BRASIL - MÊS DE MARÇO DE 2024

É maravilhoso fazer parte do Ministério Moms In Prayer International / Mães Unidas em Oração Internacional e conhecer o extraordinário Programa de Oração Mundial em PGOs - Pequenos Grupos de Oração, que Deus deu a uma mãe: Fern Nichols, em 1984, no Canadá, e que já está em mais de 160 países...

No inicio o nome era Moms In Touch / Mães em Contato, e, em 2012 foi mudado. A Visão, Missão e Propósitos continuam os mesmos: Orar pelos filhos e escolas. 

Mães Unidas em Oração Internacional impacta filhos e escolas em todo o mundo para Cristo através das orações das mães. Um Ministério que durante anos tem sido referência na vida de milhões de mães ao redor do mundo!

Louvamos a Deus por mais um mês de oração pela vida de nossos filhos e escolas...

Agradecemos a vocês Mães Unidas em Oração que enviam seus pedidos e, através deles podemos elaborar o Calendário Nacional de Oração que tem norteado cada mãe no seu grupo e seu momento "A Sós com Deus"!

No Momento "A SÓS COM DEUS", a Mãe Unida em Oração escolhe a hora mais apropriada, diariamente, para ler a Palavra de Deus e orar de 3 a 7 minutos pelos filhos (biológico/coração ou espiritual), pela escola e pelo pedido do dia que está no Calendário Nacional de Oração, enviado para todas as Mães que pertencem ao Ministério. O Calendário não substitui o encontro semanal de 1 hora dos PGOs - Grupos de Mães Unidas em Oração.


Se a mãe pertence ao Ministério Mães Unidas em Oração Internacional e não recebeu o seu Calendário Nacional de Oração é só entrar em contato pelo nosso whatsApp que está abaixo.

Mães Unidas em Oração Internacional é um Ministério de mães que são apenas instrumentos nas mãos de Deus. Quem é digno de toda honra e de toda Glória é o Senhor Jesus Cristo! É Ele quem guerreia "com" e "através" de nós! (Efésios 6: 10-20).

Somos apenas servas!

Lembre-se que Mães Unidas em Oração Internacional é um Ministério de mãe com mãe.

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora.
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: + 55 21 99212-0548
@janeesthermspaularosa

(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa)

IMPORTANTE: Para fazer parte do Ministério e receber todas as informações, é só fazer sua inscrição online em nosso link:http://www.maesunidasemoracao.org/Grupos...

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

VIDA DE ORAÇÃO, COMUNHÃO E INTIMIDADE COM DEUS

“De tarde, de manhã, e ao meio dia, orarei; e clamarei, 
e ele ouvirá a minha voz.” (Salmo 55.17)


Davi era um homem de profunda comunhão, de intimidade com Deus. Davi orava. Neste verso, nós notamos o quanto para ele era importante buscar e manter comunhão com o Pai, estar diariamente em Sua presença através da oração.

Davi buscava sistematicamente a Deus, armazenando assim, forças para enfrentar os desafios que apareceriam em sua frente.

Davi cedo aprendeu o conselho aos hebreus: “Aproximemo-nos do trono da graça com toda confiança, para que recebamos misericórdia e encontremos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.” (Hebreus 4:16)

Quando as necessidades surgiram, Davi não duvidou daquilo que Deus poderia realizar. Porque em sua maratona diária na busca por Deus, ele aprendeu a conhecer ao Deus Todo-Poderoso e a confiar Nele para ajudá-lo e guardá-lo.

Nos dias em que vivemos, constatamos o quanto tem sido desvalorizada ou renegada a vida devocional diária, o "A Sós com Deus", a intercessão pela outra pessoa que precisa.

Há mães que raramente oram; algumas costumam orar na hora das refeições e ao deitar-se; outras somente oram nos momentos de crise. O que dizer então de ser intercessora?

Quem não possui uma vida de comunhão, de intimidade com Deus, por certo não está preparada, principalmente espiritualmente para enfrentar as dificuldades e as crises que a vida apresenta, as quais em sua maioria chegam de forma inesperada.

Muitas são mães abaladas pelas tempestades desta vida; e muitos relacionamentos com os filhos estão esmagados pelas lutas, tribulações, incompreensões... Entretanto, há aquelas que apesar das adversidades se mantém firmes; isto se deve ao amor que nutrem por uma vida de oração, fazendo da comunhão com Deus prioridade.

Desta forma ao se defrontarem com o adversário, com as lutas, podem até sofrer, mas enfrentam as pelejas com fé, coragem e perseverança.

Cremos firmemente que as orações possuem o poder de mudar situações, mesmo aquelas consideradas impossíveis. Mas sabemos que a 
Intercessão não é interesse, não é feita apenas no momento de necessidade, dificuldade, mas é estilo de vida espiritual, onde a disciplina espiritual impera e nos colocamos na brecha pela outra pessoa. Fazer diferença na vida do outro, ligada, conectada ao coração do Pai. Não é barganha, é amar a outra pessoa como a si mesma. 

(Adaptação: Jane Esther de Paula Rosa)

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos
Todo filho precisa de uma mãe que ora 
Você já orou pelo seu filho hoje?

contato@maesunidasemoracao.org
WhatsApp: + 55 21 99212-0548 

(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa
@janeesthermspaularosa)

IMPORTANTE: Para fazer parte do Ministério e receber todas as informações, é só fazer sua inscrição online em nosso link:

https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque "xxxx.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

DIZENDO SIM QUANDO DEUS NOS CONVIDA A ORAR

 


Ouvi falar pela primeira vez sobre Moms in Prayer em um episódio de Focus on the Family quando minha filha primogênita era criança. Mal sabia eu o quanto precisaria ORAR com mães ao meu redor, aprendendo a chegar a um lugar de profunda dependência de Deus ao criar o meu filho mais velho.

Minha filha Rachel nasceu com força de vontade e, no início da adolescência, a batalha das vontades se seguiu a um nível totalmente novo. Conversar  parecia fazê-la cavar os calcanhares mais fundo. Simplesmente não estava alcançando seu coração. Percebi que era algo que apenas o Senhor poderia fazer.

Foi quando me lembrei de ouvir sobre Mães em Oração e procurei por um grupo local. Encontrei um contato on-line e ela me convidou para ir com ela. Eu absorvi e comecei um grupo próprio, reunindo outras mães ao meu redor. Estas se tornaram algumas das minhas amigas mais queridas, derramando nossos corações diante de Deus por nossos filhos.

Um dia, anos depois, meu marido e eu surpreendentemente vimos Rachel avançando na igreja para ser batizada. Deus estava mudando as coisas em seu coração. Eu sabia que a decisão dela de seguir Jesus era autêntica. Nosso relacionamento mudou; tudo mudou. Somente Jesus!

Olhando para trás, estou tão agradecido que o Senhor me permitiu ver cedo minha necessidade de depender dEle. Foi um presente que incluiu muitas orações respondidas.

Agora tenho uma filha que possui sua fé, é forte no Senhor e tem coração por outras pessoas que estão longe dEle. Deus está usando sua forte vontade para coisas poderosas em Seu reino. O Senhor sabia que precisaria dessa vontade, que quando ela se rendesse a Ele seria poderosa em Suas mãos. Hoje somos amigas e muitas vezes,  ela  fala agora,  a verdade ao meu coração que eu preciso ouvir.

Depois de Rachel, tivemos três meninos. Louvo ao Senhor que eles estão seguindo Jesus. Josh, 25 anos, treinando para ser um piloto da Força Aérea com coração para o ministério militar. Caleb, 22 anos, um pai incrível e um líder de adoração com sua esposa Faith. Jonathan, 18 anos, trabalhando em nossos negócios familiares com um coração para missões, preparando-se para ir à Hungria e à Ucrânia em breve.

Essa é a fidelidade do Senhor. Cometemos muitos erros. Um erro que não cometi foi orar por eles com outras mães.

Como nosso grupo Mães em Oração continuou a orar por nossa escola semanalmente, Deus cresceu em nós um coração para alcançar os alunos. Começamos um clube de boas notícias na escola primária, onde testemunhamos mais de 50 alunos ouvindo o evangelho semanalmente e fomos treinados e incentivados em sua fé.

Esse ministério se expandiu para o ensino médio, pois os alunos estavam com fome de Deus. Encontramos um contato através do Campus Life. Mais de 100 frequentavam semanalmente o ensino médio.

No ensino médio, parecia que o melhor ministério aconteceu quando demos ferramentas aos alunos e as equipamos para possuir e liderar um segundo grupo. Perguntamos se eles queriam começar o grupo com jogos ou adoração e eles decidiram adorar. Minha amiga de Mães em Oração teve uma filha do ensino médio que cantou e meu filho tocou piano. Eles começaram a liderar a adoração no auditório a cada semana durante a sala de estudos. Eles se casaram há dois anos e deram à luz nosso primeiro neto

 

COMO ORAR POR ESTUDANTES E PROFESSORES

Embora meus filhos tenham crescido, não consigo parar de orar. O Senhor me levou a iniciar um novo grupo de Mães em Oração, já que eu tinha algumas amigas de filhos pródigos. Eu sabia como era e o quanto eu valorizava orar com outras mães. Faz cinco anos e ainda estamos esperando que alguns voltem para casa, mas estamos confiando em Deus enquanto oramos de acordo com Sua vontade, orando as Escrituras sobre eles.

Muita coisa aconteceu quando, como mães, simplesmente respondemos a um convite para nos encontrarmos com Deus. Todas louvam a Ele! Ele tem sido tão bom e quero que outras mães conheçam e experimentem a bênção de se conhecerem  e orarem juntas.


ORE COMIGO

Senhor Jesus, obrigado por ser nossa firme Esperança Viva, uma base segura, um lugar de descanso, que vê e ama nossos filhos. Perdoe-nos quando procuramos circunstâncias ou pessoas por nossa esperança e por tentar consertar e controlar as coisas em nossa própria força. Ajude-nos a deixá-lo em sua sala do trono ... simplesmente andando em confiança e obediência no poder do seu Espírito. Obrigado por nos encontrar onde estamos e por sermos livres para agradecer em todas as coisas, porque você é bom, digno de nossa confiança e usa todas as coisas para fins que nem sempre vemos ou entendemos.

Senhor, oro especificamente pela mãe cansada, cujo coração dói por seu filho, cujo coração está longe de você. Conforte-a hoje e ajude-a a encontrar outras pessoas para vincular escudos nesta batalha pelas almas de nossos filhos. Trazemos este filho para você, pedindo sua intervenção divina e para cobri-lo com seu sangue. Impedir qualquer plano do inimigo de matar, roubar ou destruir. Que este filho te encontre, a Água Viva que satisfaz e expõe as cisternas vazias. Traga tristeza divina que leva ao arrependimento e à vida por causa do seu nome. Em nome de Jesus, amém!


Lori Vaughan  (Blog Moms in Prayer)


Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
WhatsApp: + 55 21 99212-0548

(Coeditora do Blog: Sirlei Mendonça Campos)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:
https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.



segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

OS NOSSOS FILHOS ESTÃO NA MIRA DO INIMIGO. ELE NÃO DÁ TRÉGUA. FIQUE NA BRECHA!



"Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada… Então lhe disse Jesus: ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E desde aquele momento, sua filha ficou sã". (Mt 15:22-28)

Orar pelos filhos é um dever bíblico muito negligenciado por muitas mães. Deus pode salvar os nossos filhos desde a tenra idade, desde que haja oração incessante pela vida deles... NÃO NEGLIGENCIE!

Lembre-se do convite de Jesus:
"Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus" (Mt 19:14). A falta de oração é um grande empecilho a conversão dos nossos filhos.

Porque você deve orar pela conversão dos seus filhos? Quais as motivações bíblicas que você tem para orar?

1. A salvação do seu filho vale qualquer esforço para você orar

Uma alma vale mais que o mundo inteiro. E a alma de um filho é a coisa mais preciosa para uma mãe. Por isso você deve lutar e se esforçar em oração pedindo a Deus, a conversão dos seus filhos. Será uma dor terrível para um pai ou uma mãe saber que o seu filho passará a eternidade longe de Deus (Leia Lucas 16:27-29). Talvez você esteja preocupada em dar muitas coisas materiais para o seu filho e por causa disto você não está cuidando da salvação dele e não tem tempo de orar por ele. Caia na real!

2. Ninguém pode orar mais pelo seu filho do que você

Algumas pessoas poderão orar pelo seu filho, mas ninguém é mais interessada do que você. Quem ama, ora. E a maior demonstração de amor que você pode dar pelo seu filho é orando por ele. Você conhece as necessidades do seu filho e, portando, está qualificada a interceder por ele junto a Deus. Ele nos incita a orar apelando para o amor paternal: "Ora, se vós, que sóis maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" (Lc 11:13). Não há coisa melhor que o seu filho possa receber do que a pessoa do Espírito Santo.

3. A Aliança de Deus é uma fonte de encorajamento para você orar pelo seu filho

O que Deus disse a Abraão é valido até hoje: "estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência". (Gn 17:7). Leia também Isaías 59:21. Se você está em Cristo você também é filho de Abraão e esta promessa se aplica a você. "E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa". (Gl 3:29). Deus tem uma promessa: ele quer ser o Deus dos seus descendentes. Creia nisto! Ore pela salvação dos seus filhos.

4. A sua omissão em orar pelo seu filho trará muitos sofrimentos para você e para ele

Os nossos filhos estão na mira do inferno. Fique na brecha. Eles estão cercados de más influências e eles são bastante influenciáveis. Eles são pecadores propensos a cair no pecado. Por isso eles precisam da proteção e da direção de Deus. E a oração é o meio pelo qual você tem para pedir a Deus que cuide dos seus filhos. "Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando". (Tg 4:17).

Não seja omissa ou não peque deixando de orar pelos seus filhos. Ore pela salvação deles!

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora.
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: +55 21 99212-0548

(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa
@janeesthermspaularosa)

IMPORTANTE: Para fazer parte do Ministério e receber todas as informações, é só fazer sua inscrição online em nosso link:

https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque "xxxx.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

PROTEJA SEUS FILHOS DAS DROGAS!


COMO POSSO PROTEGER MEUS FILHOS DAS DROGAS?

Ore:
Derrama o teu coração como água perante o Senhor; levante a Ele as tuas mãos pela vida de teus filhos”. (Lamentações 2:19)

Demonstre amor: Dê provas de amor através de gestos, palavras e presença (física, emocional, espiritual).

Dê limites aos filhos:
Mostre aos seus filhos que não podem ter ou fazer tudo. Ensiná-los a suportar as frustrações é uma forma de desenvolver autoestima e capacidade de fazer escolhas mais adequadas.

Incentive a independência:
Dê as seus filhos pequenas oportunidades para desenvolverem a capacidade de tomar decisões.

Seja um bom modelo: Esforça-se para ser uma mãe melhor diante de seus filhos. Não seja camuflada, dissimulada. Seja autêntica.

Exerça cidadania: Fiquem atentos exercitam sua cidadania para criar um mundo melhor para seus filhos. Envolva-se com ações em favor de causas nobres. Mostrando que a vida vale apena.

Tente acertar o tom, a hora e o local das conversas: Evite expressar raiva. Apenas estabeleça limites e expresse suas razões. Não ceda a nenhuma chantagem. Você é a autoridade, mas respeite seu filho. Ele tem sentimentos. É um ser humano!

Diálogo, exemplo e expressão de amor: Seja honesta e coerente. Busque mostrar disposição em ouvi-los e ajude-os em questões difíceis de serem enfrentadas. Lembre-se que quando estávamos na idade dele, nosso mundo era outro.

Procure fortalecer seu filho: Coopere em atividades relacionadas a seus filhos, desenvolvendo neles habilidades e atitudes para resolução de problemas e autonomia.

Esteja atento: Aos “colegas”. Aos sinais de insegurança, insatisfação com a vida, sintomas depressivos, curiosidade e busca por prazer.

Mostre que nossos atos têm consequências: Explique para seus filhos que toda ação terá uma reação.

Mães, nossos filhos filhos são heranças do Senhor, não desistam, por mais difícil que esteja esse momento vai passar, fé, ousadia e perseverança sempre!!

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora.
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: 21 99212-0548


(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa
@janesthermspaularosa)

IMPORTANTE: Para fazer parte do Ministério e receber todas as informações, é só fazer sua inscrição online em nosso link:

https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque "xxxx.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

FILHOS: BENÇÃOS DE DEUS



A unidade familiar foi planejada por Deus. Esta unidade não é só composta por marido e esposa, mas por homem e mulher que carregam um outro status: o de pai e mãe.

Não poderia ser mais correta a afirmação do salmista: “Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.” (Sl 127:3). “Herança” e “Galardão” dão a ideia de grande valor, uma bênção inestimável confiada a nós por Deus.Talvez isso nos faça perguntar: “Por que então parece que para grande parte da sociedade, os filhos são mais um peso do que um presente de Deus?”

Consideremos dois pontos de vista:

1. Filhos: bençãos de Deus

a. Filhos são bênção em um lar cristão – O que é um lar cristão? Com certeza a resposta tem a ver com a presença de Cristo nesse lar. Se ele não está presente, seus valores também não estarão. Concluímos disso que a sobrevivência da família nunca precisou tanto de Jesus como em nossos dias.


b. Má definição de bênção
– “Bênção” não é só sinônimo de coisas boas. A Bíblia mostra através de muitos exemplos como filhos de Deus passaram por problemas difíceis e também como isso lhes resultou em grandes benefícios.


Mães, vocês já pararam para pensar que quando seus filhos testam sua paciência, te enervam, desobedecem, respondem ou adoecem no meio da madrugada, Deus está abençoando vocês? Deus está moldando-as, amadurecendo-as e dando a vocês a oportunidade de crescerem na dependência d'Ele. Reavalie portanto a sua definição pessoal do que é bênção. Talvez vocês não estejam percebendo de quão grandes bênçãos são portadores.

2.Toda bênção exige uma responsabilidade


Quando presenteamos nossos filhos com algo de maior valor segue-se uma ladainha de recomendações: “Não vai deixar jogado!”, “Cuidado para não sujar!”, “Não empresta para qualquer um!” 


Deus, ao nos dar filhos como bênçãos nos dá recomendações para que desfrutemos deste presente da maneira mais plena possível. Essa comparação nos lembra que mães cristãs também são filhas e se forem obedientes ao Pai Celeste terão melhor êxito como mães terrenos. Vejamos esses dois lados da responsabilidade das mães:

A. Responsabilidade para com Deus
Para sermos boas mães temos que aprender a ser boas filhas de Deus. Se o seu objetivo é criar filhos no caminho do Senhor, “de que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?” (Sl 119:9a) Essa pergunta também intrigava o salmista, mas ele sabia a resposta: “Observando-o segundo a tua palavra.” (Sl 119:9b) Mas como cobraremos aquilo que não praticamos e nem sequer conhecemos? A responsabilidade das mães diante de Deus pode ser resumida nos seguintes itens:


a. Conhecer a sua Palavra – A mãe cristã tem o dever de ser assídua na sua igreja local pois ali ouvirá a Palavra de Deus e será incentivada a estudá-la. Ela deve também ter os seus momentos devocionais particulares com Deus nos quais manterá comunhão direta com Ele através da leitura da Bíblia e da oração.

b. Obedecer
– “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tg 1:22) Tudo o que ouvimos e lemos tem que se converter em prática de vida. Isso dá as mães autoridade para cobrar a obediência de seus filhos e para discipliná-los quando for preciso.

c. Tornar-se exemplo – “…torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” (1Tm 4:12). Assim como em qualquer responsabilidade, tornar-se exemplo começa dentro de nosso lar. Paulo dizia: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (1Co 11:1) Será que você poderia dizer isso ao seu próprio filho?

B. Responsabilidades para com os filhos
a. Criar um ambiente de amor no lar – Percebam que ainda não chegamos a uma atitude prática em relação aos filhos. Antes disso, precisamos falar de como a mulher deve se portar como mãe. Essa é a abordagem apresentada em nosso texto básico. Antes de o apóstolo Paulo falar da relação entre mães e filhos (Ef 6.1-4) ele descreve por muitos versos como deve ser a relação entre marido e mulher (Ef 5.22-33) e, segundo o texto, podemos definir essa relação em uma só palavra: amor, a condição  necessária para dar um referencial aos filhos. Como educá-los se vivemos em pé de guerra com nosso cônjuge?


b. Ensinar
– “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Pv 22:6) O caminho que se deve andar é o da obediência a Deus. Para que isso aconteça os mães têm que preocupar-se em orar pelos seus filhos e com eles; quando bem pequenos, ler historinhas bíblicas e encaminhá-los ao estudo para que possam aprender a ler a Bíblia por si sós, cobrar deles este tempo devocional diário. “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” (Dt 6:6-7)

Estes versículos ensinam algumas lições a respeito da educação dos filhos. Veja os pontos a seguir:

a. Empenho - Ensinar não é uma tarefa fácil, se o fosse, não passaríamos oito anos da nossa vida para cumprir apenas o ensino fundamental. É necessário dedicação por parte das mães devido a importância dessa tarefa.

b. Perseverança
- Muitas mães reclamam: “Já falei mil vezes a mesma coisa e parece que meu filho não aprende!” Nunca podemos nos esquecer de que é necessário perseverar para que haja aprendizado. É assim que Deus nos trata na sua Palavra. Existem muitas repetições na Bíblia. Elas não estão ali por acaso. 


c. Naturalidade - “…delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” (Dt 6:7) Isso mostra que o processo de ensino tem que ser o mais natural possível. As mães devem aproveitar as oportunidades que os momentos com os filhos propiciam para educá-los no caminho do Senhor. Isso está na contramão da prática atual da sociedade. As mães modernas acham que ensinar se resume àqueles momentos em que o filho apronta alguma coisa e aí diz a célebre frase: “Filho, vamos conversar lá no seu quarto”. Essa não é a melhor educação. Isso nem sequer é educação pois é correção. Mas como cobrar e corrigir algo que nem sequer foi ensinado? Aproveite as perguntas do seu filho, a notícia do jornal, o problema de um conhecido e ensine o que a Bíblia diz a respeito.

d. Exemplo - “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos…” Como já vimos anteriormente, só podemos ensinar aquilo que está em nosso coração. Se assim não o for, correremos o perigo de borrar com o braço aquilo que escrevemos com a mão.


c. Disciplinar
 - 
“E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor." (Ef 6:4) Duas coisas podem fazer com que seus filhos se tornem iracundos quando mais velhos: o excesso de disciplina e a falta dela. O texto de Efésios enfatiza esta última. O que o texto quer dizer é que os pais podem permitir o afloramento da ira em seus filhos negligenciando a disciplina. Paulo também ensina o problema inverso: “Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.” (Cl 3.21) Esta palavra “irritar” está ligada a severidade, ou seja, despertar a ira pelo excesso de castigo. Isso causa desânimo. Sabe por que? Porque eles vão pensar: “Não importa o que eu faça, vou estar sempre errado mesmo!”

Se tratando de disciplina, a chave para seu pleno exercício bíblico é o equilíbrio, pois seu objetivo não é descarregar a raiva e sim trazer seu filho ao caminho certo. Isso pode ser feito de duas maneiras:

- Admoestação – “Mais fundo entra a repreensão no prudente do que cem açoites no insensato.” (Pv 17:10). Ao menos que haja reincidência os pais devem primeiro tentar exortar seus filhos. Como confirma o provérbio, por vezes uma dura repreensão é mais eficaz do que bater.

- O uso da vara
– Isso vai contra tudo o que se tem pregado por ai mas a Bíblia legitima este dever. Primeiro do próprio exemplo de Deus: “Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?” (Hb12:5-7) Deus não só age assim mas como também nos cobra o mesmo procedimento:

Provérbios 13:24 – “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.” Provérbios 23:13-14 – “Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno.”

É claro, a disciplina não pode ser aplicada com exagero:


Provérbios 19:18 – “Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo.” Veja também Provérbios 3.12; 4.20-23; 6.20-22; 20.30; 22.15; 29.15; Salmo 78.5-7

Realmente a tarefa de educar os filhos não é nada fácil. Aliás, nada nesta vida é fácil se não formos dependentes de Deus. Mantenha sempre comunhão com Ele e com a sua Palavra a qual não só nos auxilia nesta importante missão mas também em relação a qualquer assunto de nossa vida: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra". (2Tm 3:16-17). 


Só através da Palavra de Deus poderemos além de fazer frente, também derrotar este mundo que tenta deseducar nossos filhos bombardeando-os com toda a sorte de impurezas.

(Adaptado:Jane Esther M. S. de Paula Rosa)

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: +55 21 992120548

(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa
@janeesthermspaularosa)

IMPORTANTE: Para fazer parte do Ministério e receber todas as informações, é só fazer sua inscrição online em nosso link:

https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque "xxxx"