Lamentando a desgraça e o sofrimento que se abateu sobre seu povo, Jeremias orou ao Senhor: “Lembra-te da minha aflição e amargura, do absinto e do fel. Eu ainda tenho lembrança deles e fico abatido. Mas quero lembrar do que me pode dar esperança.(Lm.3.19-21)
Sua tristeza e desânimo eram muito grandes, mas o profeta lembrou-se de que as misericórdias do Senhor não têm fim e renovam-se a cada manhã. Na verdade as suas misericórdias são a causa de nós não sermos consumidos. Ainda que possa parecer que o fim chegou, isso não é verdade, pois grande é a sua fidelidade para conosco. Ele não falha. (Lm.3.22,23)
Jeremias lembrou-se também de que mesmo que tivesse perdido tudo, ainda lhe restava o maior de todos os bens: “Digo a mim mesmo: A minha herança é o Senhor, portanto esperarei nele.” (Lm.3.24). O profeta contemplava a destruição da cidade de Jerusalém, e pensava: Ainda temos o Senhor, e ele é maior do que tudo o que o perdemos. Esperaremos por sua graça.
Jeremias concluiu, com muita sabedoria, que “bom é ter esperança e aguardar tranquilo a salvação do Senhor.” (Lm.3.26). Não somente é bom, é preciso ter esperança. Se não temos esperança, nada mais resta a fazer. Mas é preciso ter verdadeira esperança, que nos traga paz ao coração, pela certeza de que seremos salvos.
Outra coisa que trouxe esperança ao profeta foi o fato de que o Senhor, “embora entristeça a alguém, terá compaixão segundo a grandeza da sua misericórdia.” (Lm.3.32). Ele é soberano para fazer o que quiser de suas criaturas, mas está atento a nós, e nos dará a graça de suportar e vencer o sofrimento.
Portanto, exorta Jeremias: “Examinemos os nossos caminhos; vamos prová-los e voltar para o Senhor.” (Lm.3.40). E isto também é uma decisão motivada pela esperança, pois quando consertarmos nossas vidas, quando deixarmos nossos pecados, quando passarmos a fazer aquilo que agrada a Deus, ele nos perdoará, nos restaurará e renovará nossa alegria.
Nestes tempos de crise, de tantas coisas ruins acontecendo conosco, com a nossa família, com a nossa igreja, com o nosso país, busquemos lembrar só aquilo que nos pode dar esperança.
(Pr. Sylvio Macri - Prazer da Palavra)
Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?
www.momsinprayer.org
www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: +55 21 992120548
(Coeditora do Blog: Cláudia Regina Farias)
IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link: http://bit.ly/2HXPMQn
Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário