O primeiro versículo da Bíblia e muitos outros ensinam que antes da criação do Céu e da Terra, Deus já existia.
No princípio criou Deus os céus e a terra. (Gen 1:1)
Antes que os montes nascessem, ou que formasses a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, Tu és Deus. (Sal 90:2)
Tudo que existe no Universo, inclusive os seres celestes, foi criado por Deus. Antes de o Universo ser criado, Deus —Pai, Filho e Espírito Santo— existia como Trindade. Cada pessoa da Trindade teve um participação na criação.
Louvai-o, todos os Seus anjos; louvai-o, todos os Seus exércitos celestiais. Louvai-O, Sol e Lua; louvai-O, todas as estrelas luzentes. Louvai-O, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Louvem o Nome do Senhor, pois mandou Ele, e logo foram criados. (Salmo 148:2-5)
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez.(João 1:1-3)
A terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. (Gen 1:2)
O fato de Deus ter criado o Universo e tudo que nele há significa que tudo que existe deve sua existência a Ele, e não só a sua criação, mas também sua existência atual e futura.
Para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também por Ele. (I Cor 8:6)
O Filho é o resplendor da Sua glória e a expressa imagem da Sua pessoa, sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder.(Heb 1:3)
NEle foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele. (Col 1:16-17)
“Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, pois Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade existem e foram criadas.” (Apoc 4:11)
Deus é essencial; a Criação é dependente
Tudo que existe depende do poder sustentador de Deus. Todas as coisas criadas são dependentes, o que quer dizer que não existem por elas mesmas, mas sua existência depende de outro ser.
Não era necessário que toda a criação existisse. Deus poderia ter escolhido não criar o Universo e isso não afetaria Sua existência, pois é anterior à do Universo. Isso quer dizer que a existência de Deus é essencial¸ o que significa que Sua existência não depende de nada além dEle mesmo. Enquanto que a existência da Criação é contingente à Deus. Precisa de Deus para existir.
Na condição de independente, Sua existência não depende de coisa alguma. Ninguém criou Deus. Ele existe por si. Sempre existiu e sempre existirá. É completamente independente e autossuficiente.
O teólogo Jack Cottrell explica da seguinte maneira:
“Ele não depende de coisa alguma para Sua origem ou existência continuada. Ao contrário da Criação, que tem existência circunstancial, Sua existência é essencial, Sua existência é a essência. É impossível Deus não existir”.
William Lane Craig explica:
“Só Deus existe essencialmente por Ele mesmo. A existência de tudo o mais depende de Deus. Portanto, na esfera da realidade, na espera do ser, há uma dicotomia radical entre a existência essencial e a contingente ou circunstancial. Portanto, não é verdade que Deus seria apenas mais um ser entre os demais que existem. Estes são todos seres dependentes, cuja existência deriva de outro, a saber, Deus. São radicalmente dependentes de outro na sua existência, enquanto Deus e só Deus existe essencialmente e por Ele mesmo”.
Quando Deus se revelou a Moisés, este Lhe perguntou Seu nome, e Ele respondeu:
Disse Deus a Moisés: “EU SOU O QUE SOU”. Disse mais: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘EU SOU me enviou a vós.’” (Ex 3:14)
EU SOU O QUE SOU significa que Sua existência não é determinada ou dependente de qualquer outra coisa.
O teólogo Wayne Grudem afirma:
“Isso significa que o ser de Deus sempre foi e sempre será o que é. Não depende de nenhuma parte da criação para a Sua existência ou Sua natureza. Sem a criação, Deus continuaria infinitamente amoroso, infinitamente justo, eterno, onisciente, trinitário, etc.”
Os fundadores da igreja diziam que a existência de Deus era “a se”, que em latim quer dizer, “de si mesmo ou por si mesmo”. O termo em português é asseidade. Outras expressões com significados similares são imortal, independente, indestrutível e autossuficiente. A asseidade de Deus significa que Sua existência não depende de nenhum agente externo a Ele mesmo, que Ele tem a vida em Si e que é a fonte de toda vida.
Assim como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também concedeu ao Filho ter a vida em si mesmo. (João 5:26)
O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo Ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa, porque Ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração, e todas as coisas[...] pois nEle vivemos, e nos movemos, e existimos. (Atos 17:24-25,28)
Pois em Ti está o manancial da vida; na Tua luz veremos a luz. (Sal 36:9)
A Infinidade de Deus
Deus, que tem existência própria independente, é diferente de todas as demais formas de vida, pois estas dependem dEle, que não depende de nada ou ninguém, Seu modo de existência difere de tudo e todos. Deus é único na Sua asseidade, enquanto tudo o mais existe por meio de outro. Ele é um ser infinito, enquanto tudo o mais é finito. Ser infinito significa que Ele não está limitado por qualquer elemento externo a si mesmo.
Louis Berkhof explica da seguinte forma:
“A infinidade de Deus é a perfeição de Deus, que O torna livre de toda e qualquer limitação. Ao atribuir essa virtude a Deus, negamos haver ou poder haver toda e qualquer limitação ao ser divino ou aos Seus atributos. Equivale a dizer que Ele não está de forma alguma limitado pelo Universo, pelas dimensões de tempo e espaço ou confinado ao Universo”.
J. Rodman Williams diz:
“Não há para Ele confins nem limitadores. Ele transcende a tudo que existe em Sua criação”.
Os seguintes versículos expressam, de diferentes maneiras, a infinidade de Deus:
Grande é o Senhor, e muito digno de louvor; a Sua grandeza é insondável. (Sal 145:3)
Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o Seu entendimento não tem limite. (Sal 147:5)
Habitaria Deus na terra? Os céus, e até o céu dos céus não Te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei. Contudo, atenta para a oração de Teu servo, e para a sua súplica, ó Senhor meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o Teu servo hoje faz diante de Ti. (1 Reis 8:27)
Alcançarás os caminhos de Deus? Chegarás à perfeição do Todo-poderoso? Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás tu fazer? Mais profunda é ela do que o inferno; que poderás tu saber? Mais comprida é a sua medida do que a terra, e mais larga do que o mar. Se Ele passar e prender a alguém, e chamar a juízo, quem O impedirá? (Jó 11:7-10)
A infinidade de Deus pode ser mais amplamente entendida no estudo sobre Sua onisciência (conhecimento ilimitado), sobre Sua onipotência (poder e soberania ilimitado), onipresença (transcendência do espaço) eternidade (transcendência do tempo) e imutabilidade (não muda).
Mesmo sendo infinito em essência, Deus estabeleceu alguns limites para si próprio, por Sua própria escolha. Criou anjos e humanos com livre arbítrio, capazes de escolher fazer o bem ou o mal, limitou-se a lhes permitir a fazer escolhas que pudessem inclusive produzir resultados contrários aos Seus desejos. Essas limitações não conflitam com a infinidade de Deus, pois Ele voluntariamente as estabeleceu para si.
Jack Cottrell escreveu:
“Deus não está limitado pela natureza, mas pela escolha. Ele não tinha de criar coisa alguma nem a Criação teria de necessariamente incluir seres com livre arbítrio. A Criação é um ato voluntário. Por ser uma questão de escolha de Deus e como não há limites impostos a Deus por algum agente externo, o fato da criação não contradiz de nenhuma forma a infinidade essencial de Deus. De nenhuma maneira interfere na Sua complete soberania sobre tudo que Ele fez. A autolimitação é coerente com a infinidade. Na verdade, o fato de Deus ser livre para se limitar como Lhe aprouver é uma indicação suprema da Sua infinidade”.
A infinidade de Deus significa que tudo que Ele é, o é infinitamente. É infinitamente amoroso, misericordioso, gracioso, santo, sábio, poderoso, conhecedor, etc. Não há limites ao Seu ser, pelo que Ele é chamado de Ser Supremo.
A Independência e liberdade de Deus
Na condição de Criador do Universo, com existência própria e independente, Deus é livre para agir como Lhe apraz. Possui autodeterminação completa. Não responde a nenhuma autoridade além dEle próprio. Nada o restringe. Não existem limites para Ele. Nada o impede de realizar Sua vontade. Não há para Ele nenhuma restrição externa.
O nosso Deus está nos céus; Ele faz tudo o que Lhe agrada. (Sal 115:3)
Todos os moradores da terra são reputados em nada; segundo a Sua vontade Ele opera no exército do céu e nos moradores da terra. Não há quem Lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: “Que fazes?” (Dan 4:35)
Quem Lhe entregou o governo da terra? Quem Lhe deu autoridade sobre todo o mundo? Se Deus quisesse, e retirasse o Seu espírito e fôlego, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria ao pó.(Jó 34:13-15)
Quem primeiro Me deu, para que Eu haja de retribuir-lhe? Tudo o que está debaixo do céu é Meu.(Jó 41:11)
“Quem Lhe deu primeiro a Ele, para que lhe seja recompensado?” Porque dEle e por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória, pois, a Ele eternamente. Amém. (Rom 11:35-36)
Ao mesmo tempo que Deus é que concede a vida, é infinito e tem total liberdade, total autoridade e total poder, tudo que faz é coerente com Sua natureza e personalidade. Por ser santo, amoroso, justo, íntegro, misericordioso, paciente e gracioso, tudo que faz é santo, amoroso, justo, íntegro, misericordioso, paciente e gracioso. Deus não contraria Sua natureza. Saber essas coisas nos dá fé para confiar nEle completamente.
(Peter Amsterdam)
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