Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil

Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil
O Ministério Moms In Prayer International, anteriormente conhecido como Moms In Touch / Mães em Contato, chama-se, atualmente, Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil. Começou em 1984, em Bristish Columbia, Canadá com Fern Nichols. Atualmente o Ministério está em mais 150 países. É um ministério de oração em favor dos nossos filhos (biológicos, adotivos e espirituais), os colegas deles, suas escolas, professores e diretores para que sejam guiados por altos valores bíblicos e morais e, assim, cobrir todas as escolas do mundo com uma rede de proteção espiritual através da oração. A base do Ministério são as escolas de nossos filhos. (Educação Infantil até a Universidade)

terça-feira, 5 de julho de 2022

ASSEIDADE - A EXISTÊNCIA PRÓPRIA DE DEUS

 


O primeiro versículo da Bíblia e muitos outros ensinam que antes da criação do Céu e da Terra, Deus já existia.

No princípio criou Deus os céus e a terra. (Gen 1:1) 

Antes que os montes nascessem, ou que formasses a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, Tu és Deus. (Sal 90:2)


Tudo que existe no Universo, inclusive os seres celestes, foi criado por Deus. Antes de o Universo ser criado, Deus —Pai, Filho e Espírito Santo— existia como Trindade. Cada pessoa da Trindade teve um participação na criação.

Louvai-o, todos os Seus anjos; louvai-o, todos os Seus exércitos celestiais. Louvai-O, Sol e Lua; louvai-O, todas as estrelas luzentes. Louvai-O, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Louvem o Nome do Senhor, pois mandou Ele, e logo foram criados. (Salmo 148:2-5)

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez.(João 1:1-3)

A terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. (Gen 1:2)


O fato de Deus ter criado o Universo e tudo que nele há significa que tudo que existe deve sua existência a Ele, e não só a sua criação, mas também sua existência atual e futura.

Para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também por Ele. (I Cor 8:6)

O Filho é o resplendor da Sua glória e a expressa imagem da Sua pessoa, sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder.(Heb 1:3)

NEle foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele. (Col 1:16-17)

“Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, pois Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade existem e foram criadas.” (Apoc 4:11)


Deus é essencial; a Criação é dependente

Tudo que existe depende do poder sustentador de Deus. Todas as coisas criadas são dependentes, o que quer dizer que não existem por elas mesmas, mas sua existência depende de outro ser.

Não era necessário que toda a criação existisse. Deus poderia ter escolhido não criar o Universo e isso não afetaria Sua existência, pois é anterior à do Universo. Isso quer dizer que a existência de Deus é essencial¸ o que significa que Sua existência não depende de nada além dEle mesmo. Enquanto que a existência da Criação é contingente à Deus. Precisa de Deus para existir.

Na condição de independente, Sua existência não depende de coisa alguma. Ninguém criou Deus. Ele existe por si. Sempre existiu e sempre existirá. É completamente independente e autossuficiente.

O teólogo Jack Cottrell explica da seguinte maneira:

“Ele não depende de coisa alguma para Sua origem ou existência continuada. Ao contrário da Criação, que tem existência circunstancial, Sua existência é essencial, Sua existência é a essência. É impossível Deus não existir”.

William Lane Craig explica:

“Só Deus existe essencialmente por Ele mesmo. A existência de tudo o mais depende de Deus. Portanto, na esfera da realidade, na espera do ser, há uma dicotomia radical entre a existência essencial e a contingente ou circunstancial. Portanto, não é verdade que Deus seria apenas mais um ser entre os demais que existem. Estes são todos seres dependentes, cuja existência deriva de outro, a saber, Deus. São radicalmente dependentes de outro na sua existência, enquanto Deus e só Deus existe essencialmente e por Ele mesmo”.

Quando Deus se revelou a Moisés, este Lhe perguntou Seu nome, e Ele respondeu:

Disse Deus a Moisés: “EU SOU O QUE SOU”. Disse mais: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘EU SOU me enviou a vós.’” (Ex 3:14)

EU SOU O QUE SOU significa que Sua existência não é determinada ou dependente de qualquer outra coisa.

O teólogo Wayne Grudem afirma:

“Isso significa que o ser de Deus sempre foi e sempre será o que é. Não depende de nenhuma parte da criação para a Sua existência ou Sua natureza. Sem a criação, Deus continuaria infinitamente amoroso, infinitamente justo, eterno, onisciente, trinitário, etc.”

Os fundadores da igreja diziam que a existência de Deus era “a se”, que em latim quer dizer, “de si mesmo ou por si mesmo”. O termo em português é asseidade. Outras expressões com significados similares são imortal, independente, indestrutível e autossuficiente. A asseidade de Deus significa que Sua existência não depende de nenhum agente externo a Ele mesmo, que Ele tem a vida em Si e que é a fonte de toda vida.

Assim como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também concedeu ao Filho ter a vida em si mesmo. (João 5:26)

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo Ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa, porque Ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração, e todas as coisas[...] pois nEle vivemos, e nos movemos, e existimos. (Atos 17:24-25,28)

Pois em Ti está o manancial da vida; na Tua luz veremos a luz. (Sal 36:9)


A Infinidade de Deus

Deus, que tem existência própria independente, é diferente de todas as demais formas de vida, pois estas dependem dEle, que não depende de nada ou ninguém, Seu modo de existência difere de tudo e todos. Deus é único na Sua asseidade, enquanto tudo o mais existe por meio de outro.  Ele é um ser infinito, enquanto tudo o mais é finito. Ser infinito significa que Ele não está limitado por qualquer elemento externo a si mesmo.

Louis Berkhof explica da seguinte forma:

“A infinidade de Deus é a perfeição de Deus, que O torna livre de toda e qualquer limitação. Ao atribuir essa virtude a Deus, negamos haver ou poder haver toda e qualquer limitação ao ser divino ou aos Seus atributos. Equivale a dizer que Ele não está de forma alguma limitado pelo Universo, pelas dimensões de tempo e espaço ou confinado ao Universo”.

J. Rodman Williams diz:

“Não há para Ele confins nem limitadores. Ele transcende a tudo que existe em Sua criação”.

Os seguintes versículos expressam, de diferentes maneiras, a infinidade de Deus:

Grande é o Senhor, e muito digno de louvor; a Sua grandeza é insondável. (Sal 145:3)

Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o Seu entendimento não tem limite. (Sal 147:5)

Habitaria Deus na terra? Os céus, e até o céu dos céus não Te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei. Contudo, atenta para a oração de Teu servo, e para a sua súplica, ó Senhor meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o Teu servo hoje faz diante de Ti. (1 Reis 8:27)

Alcançarás os caminhos de Deus? Chegarás à perfeição do Todo-poderoso? Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás tu fazer? Mais profunda é ela do que o inferno; que poderás tu saber? Mais comprida é a sua medida do que a terra, e mais larga do que o mar. Se Ele passar e prender a alguém, e chamar a juízo, quem O impedirá? (Jó 11:7-10)


A infinidade de Deus pode ser mais amplamente entendida no estudo sobre Sua onisciência (conhecimento ilimitado), sobre Sua onipotência (poder e soberania ilimitado), onipresença (transcendência do espaço) eternidade (transcendência do tempo) e imutabilidade (não muda).

Mesmo sendo infinito em essência, Deus estabeleceu alguns limites para si próprio, por Sua própria escolha. Criou anjos e humanos com livre arbítrio, capazes de escolher fazer o bem ou o mal, limitou-se a lhes permitir a fazer escolhas que pudessem inclusive produzir resultados contrários aos Seus desejos. Essas limitações não conflitam com a infinidade de Deus, pois Ele voluntariamente as estabeleceu para si.

Jack Cottrell escreveu:

“Deus não está limitado pela natureza, mas pela escolha. Ele não tinha de criar coisa alguma nem a Criação teria de necessariamente incluir seres com livre arbítrio. A Criação é um ato voluntário. Por ser uma questão de escolha de Deus e como não há limites impostos a Deus por algum agente externo, o fato da criação não contradiz de nenhuma forma a infinidade essencial de Deus. De nenhuma maneira interfere na Sua complete soberania sobre tudo que Ele fez. A autolimitação é coerente com a infinidade. Na verdade, o fato de Deus ser livre para se limitar como Lhe aprouver é uma indicação suprema da Sua infinidade”.

A infinidade de Deus significa que tudo que Ele é, o é infinitamente. É infinitamente amoroso, misericordioso, gracioso, santo, sábio, poderoso, conhecedor, etc. Não há limites ao Seu ser, pelo que Ele é chamado de Ser Supremo.


A Independência e liberdade de Deus

Na condição de Criador do Universo, com existência própria e independente, Deus é livre para agir como Lhe apraz. Possui autodeterminação completa. Não responde a nenhuma autoridade além dEle próprio. Nada o restringe. Não existem limites para Ele. Nada o impede de realizar Sua vontade. Não há para Ele nenhuma restrição externa.

O nosso Deus está nos céus; Ele faz tudo o que Lhe agrada. (Sal 115:3)

Todos os moradores da terra são reputados em nada; segundo a Sua vontade Ele opera no exército do céu e nos moradores da terra. Não há quem Lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: “Que fazes?” (Dan 4:35)

Quem Lhe entregou o governo da terra? Quem Lhe deu autoridade sobre todo o mundo? Se Deus quisesse, e retirasse o Seu espírito e fôlego, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria ao pó.(Jó 34:13-15)

Quem primeiro Me deu, para que Eu haja de retribuir-lhe? Tudo o que está debaixo do céu é Meu.(Jó 41:11)

“Quem Lhe deu primeiro a Ele, para que lhe seja recompensado?” Porque dEle e por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória, pois, a Ele eternamente. Amém. (Rom 11:35-36)


Ao mesmo tempo que Deus é que concede a vida, é infinito e tem total liberdade, total autoridade e total poder, tudo que faz é coerente com Sua natureza e personalidade. Por ser santo, amoroso, justo, íntegro, misericordioso, paciente e gracioso, tudo que faz é santo, amoroso, justo, íntegro, misericordioso, paciente e gracioso. Deus não contraria Sua natureza. Saber essas coisas nos dá fé para confiar nEle completamente.

(Peter Amsterdam)


Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
WhatsApp: + 55 21 99212-0548

(Coeditora do Blog: Sirlei Mendonça Campos)


IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:

https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário