El Olam é o nome hebraico para Deus que não tem começo nem fim. Ele é o Deus Eterno. O primeiro lugar na Bíblia em que descobrimos esse nome é quando Abraão invoca o Deus Eterno enquanto plantava uma tamargueira em Berseba, logo após assinar um tratado com Abimeleque.
Depois de fazer sua aliança em Berseba, Abimeleque partiu com Ficol, o comandante de seu exército, e eles voltaram para a terra dos filisteus.
Então Abraão plantou uma tamargueira em Berseba, e ali adorou o Senhor, o Deus Eterno. (Gênesis 21:32-33)
Aliança de Abraão com Abimeleque - Gênesis 21:22-34
22 Nessa época, Abimeleque veio com Ficol, o comandante de seu exército, para visitar Abraão. “Deus está obviamente com você, ajudando você em tudo o que você faz”, disse Abimeleque.
23 “Jure-me em nome de Deus que você nunca vai enganar a mim, meus filhos ou qualquer um dos meus descendentes. Eu tenho sido leal a você, então agora jure que você será leal a mim e a este país onde você vive como estrangeiro”.
24 Abraão respondeu: “Sim, eu juro!”
25 Então Abraão reclamou com Abimeleque sobre um poço que os servos de Abimeleque haviam tomado à força dos servos de Abraão.
26 “É a primeira vez que ouço falar disso”, respondeu Abimeleque. “Não faço ideia de quem é o responsável. Você nunca reclamou disso antes.”
27 Abraão então deu algumas de suas ovelhas, cabras e gado para Abimeleque, e eles fizeram um tratado.
28 Mas Abraão também pegou sete ovelhas adicionais e as colocou sozinhas.
29 Abimeleque perguntou: “Por que separaste estes sete dos outros?”
30 Abraão respondeu: “Por favor, aceite estes sete cordeiros para mostrar que você concorda que eu cavei este poço”.
31 Deu ao lugar o nome de Berseba (que significa “poço do juramento”), porque ali haviam feito o juramento.
32 Depois de fazer a aliança em Berseba, Abimeleque partiu com Ficol, o comandante de seu exército, e eles voltaram para a terra dos filisteus.
33 Então Abraão plantou uma tamargueira em Berseba, e ali adorou o Senhor, o Deus Eterno.
34 E Abraão viveu como estrangeiro na terra dos filisteus por muito tempo.
Abraão clamou a El Olam - o Deus Eterno ao plantar uma tamargueira em Berseba. Ele estava clamando a Deus em adoração Àquele que é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim.
Aqui está outro versículo que descreve essa característica eterna de Deus:
“Não há ninguém como o Deus de Israel. Ele cavalga pelos céus para ajudá-lo, pelos céus em majestoso esplendor. O Deus eterno é o teu refúgio, e seus braços eternos estão sob você. Ele expulsa o inimigo diante de você; ele grita, 'Destrua-os!' (Deuteronômio 33:26-27)
Você tem orado por muito tempo por uma mudança em suas circunstâncias, cura de um amigo ou membro da família ou outra coisa?
O Deus eterno é o seu refúgio. Seus braços eternos estão abaixo de você, segurando-o, protegendo-o e guiando-o. É difícil compreender esta natureza eterna de Deus, mas quando convidamos Aquele que está além do tempo e do espaço, para o nosso espaço dentro de nossas vidas, então nos posicionamos para experimentar El Olam como um refúgio para toda a eternidade. O Deus eterno não desanima nem se cansa. Quando O invocamos, Ele renova as nossas forças e reaviva a nossa esperança.
A Bíblia abre a cortina da eternidade no livro do Apocalipse para nos dar um vislumbre de como é a eternidade:
Cada um desses seres viventes tinha seis asas, e suas asas eram cobertas por olhos, por dentro e por fora. Dia após dia e noite após noite eles continuam dizendo: “Santo, santo, santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que sempre existiu, que é e que ainda há de vir.” (Apocalipse 4:8)
Isso é o que está acontecendo agora ao redor do trono do céu. Dia e noite os anjos não param de adorar a Deus que é eterno. Um dia, na hora marcada, nos juntaremos a eles também!
É difícil entender esse conceito de nosso Deus eterno. É aí que entra a fé. Às vezes, você só precisa aceitar as coisas, mesmo quando não as entende. O fato é que o Deus Eterno ama cada um de nós e tem um plano para nossas vidas. Às vezes, em meio aos nossos problemas, podemos perder de vista quem Deus é para nós. Apenas lembre-se de que Deus é uma morada para você, que Seus braços eternos estão estendidos e Ele o convida a participar de Seus propósitos eternos.
O propósito eterno de Deus para nossas vidas é que vivamos em Sua presença, produzamos o fruto de Seu Espírito e sejamos uma luz neste mundo escuro para aqueles que ainda não O conhecem.
Aqui está um versículo bíblico maravilhoso que descreve Deus como El Olam e irá encorajá-lo muito!
Você vai manter em perfeita paz todos os que confiam em ti, todos cujos pensamentos estão fixos em você! Confie sempre no Senhor, porque o Senhor Deus é a Rocha eterna. (Isaías 26:3-4)
El Olam em hebraico:
Olam é uma palavra hebraica que ocorre mais de quatrocentas vezes nas escrituras hebraicas. É traduzido como "eterno", "para sempre", "duradouro", "sempre" ou "antigo". Refere-se à plenitude da experiência de tempo ou espaço. O nome El Olam (El o-HAM), que significa "Deus Eterno", aparece apenas quatro vezes. A palavra é aplicada a Deus e Suas leis, promessas, aliança e reino.
Aplicando o nome de Deus, El Olam à sua vida:
- Então, quem é El Olam para você?
- Como conhecer Deus como El Olam afeta sua vida?
- Como você pode crescer em sua caminhada cristã compreendendo Deus como El Olam?
(Karen O'Reilly)
Adorando o Deus Eterno em oração:
"Senhor Tu és El Olam, o Deus Eterno. Tu eras antes do começo e continua sendo, mesmo quando chega o fim. Todo poder e autoridade estão em tuas mãos. Deus, admito que há muitas vezes em que questiono se Tu estás realmente aqui e por que me desconsideraste, mesmo quando tenho sido fiel a Ti. Vejo a realidade diante de mim e me pergunto se estou escondido de Ti. Mas eu me lembro do que a tua palavra me diz; o que sei, o que vi e o que ouvi. O que Tu fizeste antes, continuará a fazer. Tu não és como os outros deuses, só porque estás em silêncio não significa que estás morto. Que aqueles que esperam em Ti não sejam desapontados. Tu dás força ao fraco e renovas a força do cansado. Então ajuda-me, Senhor, a esperar em Ti; encontrar minha esperança e minha força em Ti, porque Tu és o Deus Eterno."
Nenhum comentário:
Postar um comentário