Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil

Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil
O Ministério Moms In Prayer International, anteriormente conhecido como Moms In Touch / Mães em Contato, chama-se, atualmente, Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil. Começou em 1984, em Bristish Columbia, Canadá com Fern Nichols. Atualmente o Ministério está em mais 150 países. É um ministério de oração em favor dos nossos filhos (biológicos, adotivos e espirituais), os colegas deles, suas escolas, professores e diretores para que sejam guiados por altos valores bíblicos e morais e, assim, cobrir todas as escolas do mundo com uma rede de proteção espiritual através da oração. A base do Ministério são as escolas de nossos filhos. (Educação Infantil até a Universidade)

sábado, 30 de dezembro de 2023

CALENDÁRIO NACIONAL DE ORAÇÃO - BRASIL - MÊS DE JANEIRO DE 2024

É maravilhoso fazer parte do Ministério Moms In Prayer International / Mães Unidas em Oração Internacional e conhecer o extraordinário Programa de Oração Mundial em PGOs - Pequenos Grupos de Oração, que Deus deu a uma mãe: Fern Nichols, em 1984, no Canadá, e que já está em mais de 160 países...

No inicio o nome era Moms In Touch / Mães em Contato, e, em 2012 foi mudado. A Visão, Missão e Propósitos continuam os mesmos: Orar pelos filhos e escolas. 

Mães Unidas em Oração Internacional impacta filhos e escolas em todo o mundo para Cristo através das orações das mães. Um Ministério que durante anos tem sido referência na vida de milhões de mães ao redor do mundo!

Louvamos a Deus por mais um mês de oração pela vida de nossos filhos e escolas...

Agradecemos a vocês Mães Unidas em Oração que enviam seus pedidos e, através deles podemos elaborar o Calendário Nacional de Oração que tem norteado cada mãe no seu grupo e seu momento "A Sós com Deus"!

No Momento "A SÓS COM DEUS", a Mãe Unida em Oração escolhe a hora mais apropriada, diariamente, para ler a Palavra de Deus e orar de 3 a 7 minutos pelos filhos (biológico/coração ou espiritual), pela escola e pelo pedido do dia que está no Calendário Nacional de Oração, enviado para todas as Mães que pertencem ao Ministério. O Calendário não substitui o encontro semanal de 1 hora dos PGOs - Grupos de Mães Unidas em Oração.


Se a mãe pertence ao Ministério Mães Unidas em Oração Internacional e não recebeu o seu Calendário Nacional de Oração é só entrar em contato pelo nosso whatsApp que está abaixo.

Mães Unidas em Oração Internacional é um Ministério de mães que são apenas instrumentos nas mãos de Deus. Quem é digno de toda honra e de toda Glória é o Senhor Jesus Cristo! É Ele quem guerreia "com" e "através" de nós! (Efésios 6: 10-20).

Somos apenas servas!

Lembre-se que Mães Unidas em Oração Internacional é um Ministério de mãe com mãe.

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora.
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: + 55 21 99212-0548
@janeesthermspaularosa

(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa)

IMPORTANTE: Para fazer parte do Ministério e receber todas as informações, é só fazer sua inscrição online em nosso link:http://www.maesunidasemoracao.org/Grupos...

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

RAZÕES PARA SER UMA MÃE EM ORAÇÃO

 

Como uma jovem mãe, eu tinha a intenção de ser a mãe cristã perfeita. Eu tinha idéias muito específicas sobre o que isso significava. Infelizmente, a maioria dessas ideias veio de pessoas que eram imperfeitas! Eu realmente não orei sobre isso. Eu fui ler um livro para tentar descobrir os segredos para ser aquela mãe perfeita.

Em meio à minha vida distraída e ocupada, acabei tentando um grupo de mães em oração . Eu tinha ouvido falar sobre isso, mas não acho que eu poderia tentar até que as minhas duas crianças estivessem na escola. Meu marido até me encorajou.

Eu ainda não tinha certeza – uma hora de oração! Com outras mães que não conheço? Mas eu estava disposta a dar uma chance.

Lá, duas doces mulheres me deram as boas-vindas e explicaram como orávamos versículos da Bíblia juntas por nossos filhos todas as semanas. Elas me guiaram através do modelo de oração simples e eficaz de Louvor, Confissão, Agradecimento e Intercessão. Continuei me encontrando com elas e outras mães e, eventualmente, comecei a liderar o grupo. Mais tarde, tornei-me coordenadora de área para ajudar a conectar outras mães locais para iniciar seus próprios grupos.

Já se passaram mais de quinze anos desde que fui àquela primeira reunião de oração e isso mudou minha vida.

Razões pelas quais você deve tentar ser uma mãe em oração:

1. VOCÊ NÃO PODE ERRAR ORANDO AS ESCRITURAS

Minhas orações podem estar em todo lugar e se concentrar no que eu quero. Mas quando eu oro um versículo da Bíblia, é mais provável que eu esteja orando pelo que Deus quer.

Durante um tempo em particular, há vários anos, nosso grupo orou para que Deus removesse montanhas. Nós oramos em Efésios 3:20, colocando os nomes de nossos filhos nos espaços em branco. “Senhor, creio que Tu és capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou imaginamos na vida de ________, de acordo com o Teu poder que está operando dentro de ________.”

E nos sentimos levadas a orar para que os alunos da escola cristã de nossos filhos experimentassem um avivamento durante um retiro. Deus respondeu a essa oração e vários alunos vieram a conhecer a Cristo! Eles se juntaram a outros mais tarde naquele semestre para um estudo bíblico na hora do almoço.

2. A ORAÇÃO MUDA SEU CORAÇÃO

Essa hora de oração me ajuda a levar meus filhos e minhas preocupações a Jesus. Também tenho o privilégio de orar pelos filhos  de outras mães, ampliando meu foco para outras pessoas.

Emily, um dos membros do nosso grupo, comentou: “Sempre me sinto mais relaxada e menos preocupada depois de cada reunião de mães em oração. Considerando as necessidades da nossa comunidade escolar e de cada um dos filhos das mães, sempre me distraio dos meus próprios cuidados.”

3. DEUS VAI RESPONDER ÀS ORAÇÕES À SUA PRÓPRIA MANEIRA E NO SEU PRÓPRIO TEMPO

Testemunhei muitas, muitas respostas à oração. Eu sou muito grata por isso! Nosso grupo viu Deus nos dando amizades, paz, orientação e redenção ao longo dos anos.

Mas há outras orações que ainda não foram respondidas, como problemas na escola, alunos que não conhecem o Senhor e incertezas nos planos para o futuro. Temos esperança de que Ele os responderá e confiamos que Ele o fará de acordo com Seu plano perfeito.

Retenhamos firme a confissão de nossa esperança sem vacilar, pois aquele que prometeu é fiel. Hebreus 10:23 NVI

Não apenas fui abençoada com orações respondidas e crescendo em minha fé e confiança em Deus, mas também encontrei alguns de meus amigos mais queridos em Moms in Prayer. Sou muito grata que, de toda essa busca e peregrinação, Deus me trouxe para o grupo Mães em Oração.

(Juliana Gordon/Moms in prayer)

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
WhatsApp: + 55 21 99212-0548

(Coeditora do Blog: Sirlei Mendonça Campos)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:

https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

A IMPORTANCIA DA FÉ PARA ALCANÇARMOS OS MILAGRE SDE DEUS


“Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, 
crede que recebestes, e será assim convosco.” (Marcos 11.24)

Podemos ver por estas palavras de nosso Senhor Jesus Cristo que sem a fé, nenhuma oração, mesmo para as menores bênçãos, poderá ter sucesso; e que, tendo a fé verdadeira, nenhuma oração, mesmo para a maior bênção, jamais poderá falhar.

Se nos dirigirmos a Deus sem fé, desconfiando do seu poder e amor, em vez de honrá-lo, nós o insultamos, por lhe passarmos um atestado de incapacidade e de possível falta de interesse real por nós. Com tal comportamento, nós dizemos que mentiu quanto ao que nos prometeu, o Deus que não pode mentir e que sempre é fiel e verdadeiro.

Por isso, se alguém deseja viver a vida cristã, não poderá ser guiado por sentimentos, impressões e inferências, mas pela fé em Deus e na sua Palavra. A fé não é a força e a capacidade de poderosos, mas a fraqueza e a dependência dos que se reconhecem incapacitados e necessitados de Deus para tudo, sobretudo no que se refere às realidades da vida espiritual.

A expressão da fé é portanto possível a qualquer pessoa que se humilhe diante de Deus e que seja de espírito contrito. Assim, se faltar isto, e principalmente, caso reine a incredulidade em nossos corações, não podemos contar que sejamos ouvidos e ajudados por Deus. Sem fé é impossível agradá-lo, de modo que lhe sejamos aceitáveis, mas pela fé em Jesus e na obra que ele consumou por nós, tudo nos será possível, desde que esteja em conformidade com a sua vontade divina.

Se não cremos que Deus pode nos livrar do pecado, de um viver impuro, da depressão, da angústia, da ansiedade, enfim, de toda sorte de provações e tribulações, como Ele poderá nos ajudar, se nós mesmos nos fechamos para a recepção de qualquer auxílio da Sua parte?

Mas, por maiores que sejam os nossos problemas e dificuldades, não haverá qualquer impossível para Deus, para nos conduzir a um estado de firmeza, alegria e santidade, caso nos disponhamos a esperar pacientemente pela sua misericórdia e livramento.

Necessitamos da fé, especialmente, quando envolvidos em algum trabalho específico para a causa do evangelho, porque, certamente seremos fustigados pelo inimigo de nossas almas, e sem o escudo da fé, não poderemos apagar os seus dardos inflamados, destinados a nos paralisar e deixar duvidosos, confusos e temerosos.

Deus nos livrará assim como tem feito desde os dias mais remotos, e como podemos ver nos exemplos registrados na Bíblia, e na história da Igreja; e sempre o fará, onde encontrar a fé que o honra. Se o Senhor não remover logo a aflição, Ele nos dará força para suportá-la e até mesmo para nos regozijarmos nela, assim como fizera com o apóstolo Paulo no passado, 2 Cor 12.7-10.

A vida verdadeira da fé nos levará a reconhecer na própria provação, algo que é por nós e não contra nós, porque é por meio dela que somos aperfeiçoados no crescimento da graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, 2 Pe 3.18. Por isso, a hora da provação não deve ser encarada como um momento para ficarmos lamentando e murmurando, senão como uma oportunidade para exercitarmos a nossa fé no Senhor para acharmos força e consolo. A fé portanto afirma: “isto será mudado… esperarei… confiarei… serei paciente”, em vez de: “não tenho jeito não… acabou… isto não pode ser mudado… só me resta lamentar e esperar o pior”.

O que pedimos e esperamos com fé, receberemos, conforme promessa do Senhor. É sobretudo a nossa confiança nEle, no seu amor e cuidado por nós, que está sendo provada nas tribulações que sofremos, quer externas, quer internas.

Há uma vida eterna prometida, um céu de glória, uma vida de vitória sobre o pecado, sobre a incredulidade, sobre a ansiedade; sobre a angústia, e toda sorte de males que oprimem a nossa alma. E a única arma que dispomos para tudo vencer e permanecermos firmes e inabaláveis é a fé em Jesus Cristo, e não a confiança na nossa própria capacidade e poder.

(App Estudos Bíblicos para mulheres)

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
WhatsApp: + 55 21 99212-0548

(Coeditora do Blog: Sirlei Mendonça Campos)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

TRANSIÇÕES NA MATERNIDADE


Transições — todos nós as temos, mas às vezes elas nos pegam de surpresa. Elaina, minha filha mais velha, pensando em sua transição me pergunto: Como minha garotinha cresceu tão rápido? A realidade está me atingindo com força.

Seu tempo em minha casa é curto. Ela está planejando ir para uma faculdade fora do estado. Estamos nos preparando para sua partida. Mas, ela está pronta? Cobrimos todas as bases? Como essa transição afetará sua irmã mais nova?

Felizmente, conheço o Deus que é onisciente, não limitado pelo tempo ou espaço. Nada é uma surpresa para Ele! Ele conheceu Elaina antes de ela nascer. Ele sabe exatamente o que o futuro reserva para Elaina e Seus planos são fazê-la prosperar e não prejudicá-la. Isso não significa que tudo será fácil para ela, mas tudo dará certo.

"Pois eu conheço os planos que tenho para você”, declara o Senhor, “planos de fazê-lo prosperar e não de prejudicar você, planos de lhe dar esperança e um futuro.  Então você me chamará e virá orar a mim, e eu o ouvirei. Você me procurará e me encontrará quando me procurar com todo o seu coração". (Jeremias 29:11-13 NVI)

Anos de oração em um grupo de Moms ins prayer me ajudaram a memorizar essas promessas para meus filhos.

Deus os ama ainda mais do que eu. Encontro paz em saber que Ele estará com Elaina a cada passo do caminho, às vezes encorajando, às vezes carregando.

A verdade é: Elaina está pronta para essa transição, mas não sei se estou. É um grande conforto para mim que  Moms in Prayer não é apenas para mães do ensino fundamental, ou médio ou faculdade mas é para todas as mulheres que têm um filho que está perto de seus corações. Não há razão para parar de orar ou de se reunir em grupo porque seus filhos se formaram. Eu arriscaria dizer que nossos filhos precisam de oração ainda mais quando não estão mais em nossas casas.

Deus nos capacita com Sua Palavra e o Espírito Santo para orarmos de forma eficaz pelos nossos filhos.

SE VOCÊ TEM:

Um filho no jardim de infância indo para a escola pela primeira vez

Um filho estudante do ensino médio em transição para um novo nível

Um filho estudante do ensino médio olhando para o futuro

Um filho com necessidades especiais saindo por conta própria

Um filho começando um novo emprego ou um filho se casando;

Lembre-se: a vida é cheia de transições.

Deus está com você e suas mães de oração também. Muitas mães de Moms in prayer passaram por transições semelhantes e estão lá para apoiá-la e orar por seus filhos.

"Aproximemo-nos então com confiança do trono da graça de Deus, para que possamos receber misericórdia e encontrar graça para nos ajudar em nosso tempo de necessidade". (Hebreus 4:16 NVI)

Coloque sua armadura espiritual e ore! Deus tem os detalhes e pode fazer muito mais do que pedimos ou imaginamos. Vamos colocar nossas transições em Suas mãos capazes e atravessar essa porta juntas.

Minha oração para você, enquanto avançamos juntas, é de Romanos 15:13: "Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança pelo poder do Espírito Santo". Amém!


(Jennifer Hanson/ Blog Moms in Prayer)


Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
WhatsApp: + 55 21 99212-0548

(Coeditora do Blog: Sirlei Mendonça Campos)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.





quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

SE VOCÊ TEM UM FILHO PRÓDIGO

 


É triste saber de pais que choram pelos filhos, que um dia, foram criados na igreja, aprenderam lições preciosas na Escola Bíblica Dominical, mas hoje estão afastados de Deus, envolvidos com más companhias, não querem nem ouvir falar de igreja, acima de tudo de Deus e de sua Palavra.

O que dizer a estes pais e mães? Que conselhos podemos dar?

Eu diria que, em primeiro lugar, esses pais não devem se culpar.

Não se culpem, é o meu primeiro conselho.

Culpar-se em nada adianta. Só faz mal ao coração, a alma.

Ser pai e mãe é uma das tarefas mais desafiadoras. Talvez você tenha errado em alguma fase da criação de seu filho pródigo. Se fosse hoje, talvez, faria diferente, é verdade, mas pare de se culpar.

Deus dotou a todos de algo importante que é o livre arbítrio. A escolha de se afastar não foi sua, mas do seu filho. Por mais que isto seja difícil de encarar, esta é a verdade.

Meu segundo conselho é manter-se com os braços abertos e jamais fechar o seu coração para o filho pródigo.

Lembra do pai amoroso, na parábola contada por Jesus?

Todos os dias ele saia de sua casa e se colocava no caminho e esperava a volta do seu filho que um dia tinha se rebelado.

Se seu filho está envolvido com drogas não o chame de drogado. Se está entregue ao homossexualismo, não reforce seu comportamento homossexual. Chame-o pelo nome.

Sempre esteja disponível para ajudar a deixar seus comportamentos rebeldes.

Não se envergonhe de seu filho pródigo. Ele é seu filho, dado por Deus.

Isso que eu chamo de estar com braços abertos.

Ore, ore, ore!

Oração será o instrumento mais poderoso dado por Deus para seu filho rebelde um dia se arrepender dos seus erros e voltar-se, em primeiro lugar para Deus, e depois para a própria família.

Jim Cimbala, pastor da Igreja Brooklin Tabernacle, é o melhor exemplo de um pai que teve uma filha rebelde e viveu a alegria de abrir a porta de sua casa para recebê-la de volta totalmente arrependida.

Jim Cimbala conta, em seu depoimento, que um dia a igreja estava reunida orando pelas centenas de pedidos que tinham chegado pela internet. Até que alguém sugeriu que parassem de orar e dedicassem aquele culto para orar exclusivamente pela filha do pastor. E assim foi feito.

Pouco tempo, ele e sua esposa Carol, estavam em casa e alguém bate a porta. Ao abrir, viram sua filha arrependida e dizendo estar voltando para casa. Contou-lhe que uns dias antes havia sentido uma profunda tristeza pelo tipo de vida que estava vivendo e perguntou quem havia orado por ela.

O casal Cimbala então concluiu que o momento em que a filha estava sendo tocada pelo Espírito Santo de Deus era o mesmo momento em que a igreja estava orando por sua filha pródiga.

Por último, eu diria para crer na semente que você semeou na infância deste filho pródigo.

Creia que todo aquele esforço, a semente lançada, mesmo que de forma inapropriada ainda está presente no coração do filho pródigo.

Esta semente não morreu, está lá e no tempo certo irá renascer e voltará a fazer diferença em suas escolhas.

Prepare- se, pela fé,  para volta.

O pai amoroso nos ensina esta lição. Quando seu filho voltou, uma grande festa foi realizada.

E assim será, para a glória de Deus.


(Pr. Gilson Bifano / Palestrante e conferencista para casais e famílias. Coach de casais e pais)


Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
WhatsApp: + 55 21 99212-0548

(Coeditora do Blog: Sirlei Mendonça Campos)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:
https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

VERIFICANDO A REAL CONVERSÃO DE SEUS FILHOS

A maior alegria que um pai cristão pode ter, é desfrutar da certeza de que seus filhos já tiveram uma verdadeira experiência de conversão – e como consequência disto, viverão eternamente com Jesus, por fazerem parte da Família de Deus!

Infelizmente, muitos pais não têm esta alegria e passam momentos de grande angústia, sofrimento, dúvida, derramando-se em lágrimas diante do Criador, clamando a Ele por misericórdia, livramento e oportunidades de conversão aos seus filhos.
Existe então o clamor ao Senhor, muitas vezes a espera perseverante e à cada reunião, a renovação da confiança nAquele que ouve orações e que age também. Os testemunhos da ação de Deus na vida de tantos garotos e garotas, estimulam outras mães a não desanimarem, diante dos problemas de seus filhos.

Diante do relato de um amigo ou familiar, que sofre com um filho que anda longe dos caminhos do Senhor, não podemos ser insensíveis: como cristãos, devemos tentar ajudar e “carregar as cargas” destes irmãos (Gl 6:2). É hora de ajudar e não de discutir. Quando a dor é intensa, não há o menor clima para questionarmos, por exemplo: a criação dos filhos, a ausência dos pais, o tipo de cristianismo vivido no lar, etc. Este artigo, no entanto, é uma boa oportunidade para avaliarmos alguns destes aspectos.

A RESPONSABILIDADE DOS PAIS

A realidade é que muitos pais “correm para Deus”, quando os problemas já tomaram uma proporção quase insuportável. Muitas dificuldades seriam contornadas, se estes adultos desenvolvessem diariamente sua intimidade com o Senhor e agissem com seus filhos, utilizando a Sabedoria já revelada na Bíblia.

Deus deixou instruções muito claras, sobre a responsabilidade que cada pai tem, de ensinar a Palavra do Senhor aos seus filhos:

* Dt 6:5-9: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços, e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões” (NVI).

Você notou que esta passagem, ANTES de falar sobre o que devemos transmitir aos filhos, fala sobre uma ATITUDE DEVOCIONAL PESSOAL que os pais devem cultivar diante de Deus? (Ame ao Senhor… de TODO o TEU coração, alma e forças… Que TODAS estas palavras estejam em TEU coração…).

É incrível como conseguimos lembrar da segunda parte do texto acima (o detalhamento sobre o ensino), mas “esquecemos” o início do texto, que alerta sobre a necessidade de PRIMEIRO desenvolvermos o nosso amor a Deus, para DEPOIS ensiná-lo aos nossos filhos!

DANDO UM BASTA AO “JOGO DO EMPURRA”

Muitos casais passam pelo famoso jogo de “empurra”, quando se trata de ensinar a Palavra de Deus: – “A responsabilidade é sua!”, diz a esposa; – “Nada disso: você é a responsável!”, diz o marido; – “Quer saber? Os responsáveis são o pastor, a Igreja, o departamento de crianças, de jovens …”, dizem os dois, empurrando a responsabilidade para quem mais aparecer por perto. ASSIM NÃO DÁ!


É claro que a Igreja poderá ajudar a comunicar o Evangelho! É claro que pastores e líderes terão toda a boa vontade em “traduzir” conceitos difíceis, através de palavras simples, para que seus filhos cheguem a fazer um compromisso com Deus! Mas a primeira responsabilidade é dos pais!


Isto acontecerá, quando pais que cultivam um relacionamento de intimidade com Deus, ensinarem o que tem vivido e aprendido dEle, aproveitando situações comuns como: “estando sentados em casa, andando pelo caminho, quando deitar ou levantar, sendo persistentes”. Só os pais têm estas ótimas oportunidades! Que tal decidir AGORA ser instrumento de Deus na vida de seus filhos?


Para isto: CULTIVE sua amizade com o Senhor; CLAME pela Graça, Poder e Sabedoria de Deus, para realizar esta tarefa; VIVENCIE esta intimidade com Ele, diante de seu cônjuge e filhos; INSTRUA seus filhos a conhecerem, amarem e buscarem ao Senhor, obedecendo a Sua Palavra.

ADOLESCÊNCIA: TEMPO DE REFLETIR

A certeza da Salvação, pode ocorrer desde a infância. Temos centenas de testemunhos maravilhosos, de irmãos que entenderam a pregação do Evangelho, manifestando-se com decisões sinceras, ainda quando crianças. Muitos pais, no entanto, sofrem com as dúvidas e crises de seus filhos, em outro momento da vida: a Adolescência. Dentre as várias fases, esta é uma das que mais preocupa os pais. Sendo assim, vamos tentar explicá-la melhor.

A adolescência traz consigo, a necessidade de repensar, refletir e reavaliar os conceitos e valores aprendidos desde a infância. Nesta etapa, eles querem explicações lógicas e racionais para tudo. Este é um processo que acontece com todo o ser humano. Não há como fugir dele, por mais que se tente, para desespero de muitos pais, que se sentem despreparados para as respostas. Entretanto é importante que estes questionamentos apareçam, pois fazem parte do caminho do adolescente, em direção à maturidade.

Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que de todas as “crises existenciais” pelas quais o adolescente passa, as dúvidas sobre a fé estão entre as mais difíceis de serem assimiladas por eles.

ÉPOCA DE CONVERSÕES SINCERAS

É na Adolescência onde ocorre o maior índice de conversões sinceras e reais. Buscam conhecer mais a Deus e O querem como um Ser Vivo e Pessoal, sem burocracias e ritualizações. É neste contexto que a Salvação de Cristo pode alcançá-los. Precisam aproximar-se de pessoas que comuniquem as verdades bíblicas, de uma forma clara, simples e objetiva.

O adolescente precisa de bons exemplos. Assim, cabe aos pais e líderes, através de suas vidas, mostrar a eles o que é ser um verdadeiro discípulo de Cristo. Esta faixa etária, certamente não está interessada em complicações teológicas e nem mesmo em uma religiosidade “de palavras”. Eles procuram a coerência entre o que se fala e o que se vive. Sentem-se motivados e impressionados, quando observam alguém com uma vida de fé, caracterizada pela adoração, pela dedicação sincera e pela disposição de servir a Cristo.

O exemplo dos pais é uma das influências mais fortes, na vida do adolescente, no que diz respeito à vida cristã. Mesmo sem que os pais percebam, seus filhos os estão observando em tudo: atitudes, quando lidam com tensões; como reagem às tentações; como manifestam perdão, etc.

Além do exemplo de uma vida comprometida com Deus, os pais podem ajudar seus filhos nesta “crise de fé”, estando atentos às reações destes. Com um diálogo amigo e honesto, podem descobrir suas dúvidas, procurando resolvê-las. Quando não souberem as respostas, sejam humildes em admitir. Comprometam-se em pesquisar melhor o assunto, para terem respostas satisfatórias mais tarde.

DÚVIDAS SOBRE CERTEZA DE SALVAÇÃO

O adolescente passa por tantas turbulências emocionais, que mesmo depois de uma real conversão, ainda podem surgir dúvidas de Salvação. Nestes momentos é importante mostrar a eles, que a certeza da Salvação não depende de sua emoção ou “estado de espírito”.

Quando nos entregamos ao Senhorio de Cristo, a fidelidade de Deus entra em ação. Não depende de estarmos sentindo ou não. Ele continua fiel as Suas promessas, apesar de nossa desconfiança. Quando o Senhor promete, Ele cumpre, pois não tem esta instabilidade emocional, tão comum aos homens:

* “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem para que se arrependa. Porventura, tendo Ele prometido, não o fará? Ou tendo falado, não o cumprirá?” (Nm.23:19)

* “Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” (Tg.1:17)

Caso ocorra a incerteza de Salvação, relembre a eles alguns destes importantes versículos:

* Ef 2:8-9: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie.”

* Rm 5:8: “Mas Deus prova o Seu amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”

* Rm 10:9: “Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”

* Rm 8:16: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito, que somos filhos de Deus.”

A IMPORTÂNCIA DO DISCIPULADO

Após Sua ressurreição, Jesus deixou uma responsabilidade a todos nós – FAZER DISCÍPULOS!

* Mt 28:19-20: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

O filho que se converte, deve passar por um processo de discipulado, com pessoas maduras e fiéis a Cristo, que se tornem muito mais do que “professores de Bíblia” – eles devem ser BONS EXEMPLOS A SEREM IMITADOS.

Não há maior recompensa, do que ver um filho alcançando a maturidade cristã, como resultado do interesse, amor, incentivo e exemplo de discipuladores, sejam eles: pais, líderes ou amigos. Esta influência positiva, contribuirá em muito para que se tornem adultos verdadeiramente comprometidos com Deus.

DESAFIO PARA OS PAIS: Que tal fazer dos seus filhos, os seus discípulos?

(Autores: Pr. Sergio e Psi. Magali Leoto)

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora.
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: 21 99212-0548

(Coeditora do Blog: Sirlei Mendonça Campos)

IMPORTANTE: Para fazer parte do Ministério e receber todas as informações, é só fazer sua inscrição online em nosso link:

https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo


Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque "xxxx".