Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil

Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil
O Ministério Moms In Prayer International, anteriormente conhecido como Moms In Touch / Mães em Contato, chama-se, atualmente, Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil. Começou em 1984, em Bristish Columbia, Canadá com Fern Nichols. Atualmente o Ministério está em mais 150 países. É um ministério de oração em favor dos nossos filhos (biológicos, adotivos e espirituais), os colegas deles, suas escolas, professores e diretores para que sejam guiados por altos valores bíblicos e morais e, assim, cobrir todas as escolas do mundo com uma rede de proteção espiritual através da oração. A base do Ministério são as escolas de nossos filhos. (Educação Infantil até a Universidade)

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

DIA 5 DE OUTUBRO – Dia Mundial do Professor – JORNADA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELOS PROFESSORES!


A importância da formação docente para a construção de uma educação de qualidade é o tema central das comemorações do Dia Mundial do Professor. A data foi criada pela UNESCO em 1994 com o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental que os professores têm na sociedade.

O Dia Mundial do Professor alerta para o fato de que a educação de qualidade requer docentes capacitados e que para isso é necessário investimento, ou seja, compromisso das nações na construção desse objetivo. “Professores qualificados são fundamentais para o desenvolvimento da educação”, aponta a mensagem das Nações Unidas para celebrar a data.

Hoje, muitos dos mais de 60 milhões de professores de todo o mundo trabalham em situações difíceis. A maioria deles em países em desenvolvimento, onde a necessidade de aprimoramento docente e a melhoria das condições de ensino são urgentes. E também onde é cada vez mais difícil manter os profissionais capacitados no ofício de ensinar e atrair bons candidatos a se tornarem professores.

Dados da UNESCO mostram que é “sem precedentes” a diminuição do número de professores no mundo. E as causas para essa situação já são conhecidas: baixos salários e condições inadequadas de trabalho. Entre 15 e 35 milhões de docentes serão necessários para que as metas da educação para todos até 2015 – fixadas no Fórum Mundial de Educação de Dakar - possam ser atingidas.

Origem da data
A origem do Dia Mundial do Professor está ligada à divulgação do primeiro grande documento internacional sobre as condições de trabalho, direitos e responsabilidades dos docentes, conhecido como “Recomendações sobre a Condição do Professores da UNESCO e Organização Mundial do Trabalho”, em 5 de outubro de 1966.

Principais problemas enfrentados pelos professores na educação no Brasil


- Muitas faculdades e universidades não preparam o professor para a realidade da sala de aula e, devido a isto muitos professores sofrem pela falta de conhecimento adequado ao local onde ensina.

- Muitos professores ensinando valores que não são cristãos.

- Muitos professores de Ensino Religioso Cristão senso perseguidos.

- Baixa remuneração paga aos professores de Ensino Básico, principalmente da educação pública. Falta de um sistema que beneficie os profissionais mais eficientes.

- Carência em sistemas eficientes de aperfeiçoamento, capacitação e educação continuada para professores;

- Currículo pouco interessante para os alunos ou desconectados da realidade;

- Baixa participação dos mães na vida escolar dos filhos e nos assuntos da escola;

- Burocracia em excesso na administração escolar;

- Investimentos públicos insuficientes para atender com qualidades as necessidades educacionais dos professores;

- Elevados índices de repetência, principalmente em regiões mais carentes;

- Baixa permanência dos alunos nas escolas (média de 4 horas diárias);

- Existência de professores lecionando sem formação específica para a área (principalmente em regiões mais carentes do Brasil);

- Uso em excesso de métodos de ensino ultrapassados (questionários, cópias de lição na lousa, muitas aulas teóricas sem participação dos alunos, etc.);

- Falta de conexão entre os níveis de ensino (infantil, fundamental e médio);

- Altas taxas de abandono de alunos devido ao fracasso escolar ou problemas financeiros, ou professores que não estão preparados para lecionar;

- Carência de condições materiais em escolas de regiões pobres.

- Em 2017, de acordo com o IBGE, a taxa de analfabetismo no Brasil ficou em 7% (equivalente a 11,5 milhões de analfabetos - entre pessoas de 15 anos ou mais).

Um sistema educacional somente pode ser tão bom quanto seus professores. Os professores são essenciais para uma educação universal e de qualidade para todos: eles são fundamentais na formação das mentes e das atitudes das próximas gerações, para lidar com os novos desafios e oportunidades mundiais. Um ensino inovador, inclusivo e com foco nos resultados é essencial, se desejarmos oferecer as melhores oportunidades possíveis para milhões de crianças, jovens e adultos em todo o mundo.

Em muitos países, a qualidade da educação é reduzida por um déficit de professores. É necessário um acréscimo de 1,4 milhão de professores nas salas de aula de todo o mundo, para que se consiga alcançar a educação primária universal e mais 3,4 milhões desses profissionais serão necessários até 2030, de acordo com o Instituto de Estatística da UNESCO.

Além do desafio dos números, existe a questão da qualidade. Com muita frequência, os professores trabalham sem recursos ou sem formação adequada. Os desafios atuais são enormes: nós enfrentamos uma crise mundial da aprendizagem, com 250 milhões de crianças que não aprendem o básico, mesmo que mais da metade delas tenha passado quatro anos na escola.

Portanto, capacitar os professores para que tenham sucesso é uma prioridade. Isso significa formação rigorosa, melhores condições de trabalho, treinamento com base na qualidade, desenvolvimento de carreira bem planejado e atração de novos professores e novos talentos, especialmente jovens e mulheres de comunidades sub-representadas. Assim, tendo em vista as perspectivas a Consulta Temática Mundial em Educação na Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, estabelece de forma objetiva os elementos essenciais de apoio à efetividade dos professores, tais como:

1) condições decentes de emprego, incluindo contratos e salários adequados, bem como perspectivas de progressão e promoção na carreira;

2) boas condições no ambiente de trabalho, baseadas na criação de contextos escolares propícios para o ensino;

3) formação de alta qualidade para professores, anterior e durante o trabalho, baseada no respeito aos direitos humanos e nos princípios da educação inclusiva; e

4) gerenciamento efetivo, incluindo o treinamento e o desenvolvimento dos professores.

Além disso, o ensino de qualidade depende de os professores gozarem de direitos básicos, como proteção contra a violência, liberdade acadêmica e liberdade de aderir a sindicatos independentes. A proteção aos direitos dos professores também os auxilia a promover a segurança de meninas e meninos sob sua responsabilidade; nós devemos insistir que a escolas continuam sendo um espaço de proteção para crianças e professores.

Crianças e jovens encontram-se no coração da sociedade. Uma boa educação permite que eles, como cidadãos mundiais, respondam aos desafios de um mundo complexo e contribuam para a construção de comunidades pacíficas e sustentáveis. Os professores do presente e do futuro precisam de competências, conhecimentos e apoio, que permita a eles atender às diversas necessidades de aprendizagem de cada menina e menino. Nós devemos nos lembrar de que os professores são um investimento para o futuro.

Os governos e a comunidade internacional devem permanecer unidos para apoiar os professores e educação de qualidade em todo o mundo, especialmente naqueles países que têm os maiores números de crianças fora da escola.

Nós, Mães Unidas em Oração convidamos você a se unir a nós, para disseminar a mensagem de que 5 de outubro é o Dia Mundial do Professor, e de que investir nos professores significa investir no futuro.


Mães Unidas em Oração, filhos protegidos. 
Todo filho precisa de uma mãe que ora. 
Você já orou pelo seu filho hoje? 


www.momsinprayer.org 
www.maesunidasemoracao.org 
contato@maesunidasemoracao.org 
www.facebook.com/maesunidasemoracaobrasil 
www.instagram.com/maesunidasemoracaobrasil 


(Editora do Blog: Jane Esther M. S. de Paula Rosa)

IMPORTANTE: Para fazer parte do Ministério e receber todas as informações, é só fazer sua inscrição online em nosso link: http://maesunidasemoracao.org/inscricaonline.html 
Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque "xxxx".

Nenhum comentário:

Postar um comentário