Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil

Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil
O Ministério Moms In Prayer International, anteriormente conhecido como Moms In Touch / Mães em Contato, chama-se, atualmente, Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil. Começou em 1984, em Bristish Columbia, Canadá com Fern Nichols. Atualmente o Ministério está em mais 150 países. É um ministério de oração em favor dos nossos filhos (biológicos, adotivos e espirituais), os colegas deles, suas escolas, professores e diretores para que sejam guiados por altos valores bíblicos e morais e, assim, cobrir todas as escolas do mundo com uma rede de proteção espiritual através da oração. A base do Ministério são as escolas de nossos filhos. (Educação Infantil até a Universidade)

sábado, 20 de maio de 2023

SALMO 91 - A CONFIANÇA TRIUNFA SOBRE O MEDO

 


Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo habitará à sombra do Todo-Poderoso.
Direi a Jeová: Minha esperança e meu castelo; meu Deus, em quem confiarei. 
(Salmo 91:1-2)

O Salmo 91, também chamado de “Hino Triunfal da Confiança”, é uma jóia. Ele deu encorajamento e paz a milhões de crentes no fogo da provação. Segundo alguns comentaristas, foi escrito em meio a uma epidemia (2 Samuel 24:13). Podem ser circunstâncias semelhantes às que estamos vivenciando hoje. Sua mensagem, portanto, é altamente relevante para nossa atual situação epidêmica.

Vivemos dias de ansiedade e incerteza. O mundo inteiro está com medo. De repente, tomamos consciência da fragilidade da vida. O que acontecerá amanhã? A força em que o homem contemporâneo acreditava estar seguro transformou-se em fraqueza, há rachaduras na rocha e nos sentimos vulneráveis. As pessoas procuram uma mensagem de serenidade e tranquilidade. Onde encontrá-lo?

A mensagem do Salmo 91 pode ser resumida em uma frase: a confiança triunfa sobre o medo. O salmista nos apresenta três frases-chave que resumem a “jornada” do medo-ansiedade à confiança:

"Meu Deus": o que Deus é para mim

"Ele te livrará": o que Deus faz por mim

“Eu vou confiar”: minha resposta

1. "Meu Deus": O caráter de Deus

O salmo começa com uma descrição deslumbrante do caráter de Deus. Até quatro nomes diferentes são mencionados nos dois versículos iniciais para explicar quem e como Deus é. Formidável porta de entrada para a confiança! Para o salmista, Deus é o Altíssimo, o Todo-Poderoso, o Senhor (Yahweh) e o Deus Sublime (Elohim).

A consciência da grandeza de Deus é o fundamento de nossa confiança. Poderíamos parafrasear o ditado e dizer “diga-me como é o seu Deus e eu lhe direi como é a sua confiança”. Na hora do medo, o primeiro passo é levantar os olhos para o céu, olhar para Deus e contemplar sua grandeza e sua soberania. Ao fazê-lo, o salmista experimenta que Deus é seu abrigo, sua sombra, sua esperança e seu castelo. A imagem de Deus em "quatro dimensões" traz uma bênção quádrupla. Saber como Deus realmente é,  é um passo essencial no caminho da confiança.

Note, no entanto, que o salmista se refere a Ele como MEU Deus. Esta pequena palavra “meu” abre uma perspectiva única e muda muitas coisas: o Deus do salmista é um Deus pessoal, próximo, que intervém em sua vida e se preocupa com seus medos e necessidades. Estamos diante de uma das características mais distintivas da fé cristã: Deus não é apenas o Todo-Poderoso, o Criador do Universo, mas também o Pai íntimo, o Abba (“papai”) que me ama e me guarda (Gal. 4:6). Este é o nosso grande privilégio: Deus nos trata como um pai para seu filho porque em Cristo somos feitos filhos adotivos de Deus. O salmista descreve esta experiência com uma bela metáfora:

Com suas penas ele te cobrirá, e debaixo de suas asas você estará seguro. (Sal. 91:4)

2. "Ele te livrará": a providência de Deus

Ele te livrará do laço do caçador, da praga destruidora, escudo e broquel é a sua verdade. Você não temerá... nem a peste que anda nas trevas, nem a mortalidade que destrói no meio do dia... Nenhum mal chegará a você, nem praga tocará sua morada. (Sal. 91:3-6, 10)

Chegamos ao coração do salmo: a proteção de Deus na prática. A consciência da grandeza de Deus deve ser acompanhada pela consciência da providência de Deus. Estamos diante de um ponto crucial e decisivo na experiência da fé. Se o entendermos bem, será uma fonte insuperável de paz e serenidade, mas se o entendermos mal, podemos cair em erros e extremismos, ou nos sentir frustrados com Deus.

A manipulação do diabo. É muito significativo que o diabo tenha tentado Jesus (Mt. 4:6, Lc. 4:10-11) com uma citação dupla deste salmo: Pois aos seus anjos ele dará ordens sobre você, para mantê-lo... nas mãos eles o carregarão, para que seu pé não tropece em alguma pedra (Sl. 91:11-12). Usar mal as promessas da proteção divina é uma tentação contínua hoje. Cuidado com a super espiritualidade e super fé! Pode ser uma forma de tentar a Deus como a resposta vigorosa de Jesus a Satanás nos ensina: Não tentarás o Senhor teu Deus (Mt. 4:7). Confiar em Deus não nos isenta de agir com responsabilidade e sabedoria.

Dito isso, não podemos minimizar a poderosa ação protetora de Deus sobre aqueles que confiam nEle:

Porque ele se afeiçoou a mim, eu também o livrarei; Eu o colocarei no alto, porque ele conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; Eu o livrarei e o glorificarei. (Sal. 91:14-15)

Uma política de todos os riscos? A palavra-chave é “liberação”. O que significa "Deus te livrará"? A mesma expressão se aplica a José – Deus o livrou de todas as suas tribulações (Atos 7:10), e ainda assim o patriarca teve que passar por muitos vales de sombra e morte. Deus não o poupou do teste, mas o resgatou dele. Como disse Spurgeon, é impossível que qualquer mal aconteça àqueles que são amados por Deus. A fé não garante a ausência de prova, mas garante a vitória sobre a prova. O apóstolo Paulo desenvolve essa idéia majestosamente no cântico de Romanos 8:28-39: em todas essas coisas (provações) somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou, Cristo (Rm 8:37).

Assim, a fé em Cristo não é uma vacina contra todo mal, mas uma garantia de total segurança, a segurança de que se Deus é por nós, quem será contra nós? (Rom. 8:31). Este salmo não é uma promessa de imunidade completa, mas uma declaração de total confiança. Confiança na proteção de Deus expressa de três maneiras.

O triplo “C” da proteção de Deus. Em qualquer situação de teste,

Deus sabe

Deus controla

Deus cuida de mim

Nada acontece na vida dos filhos de Deus sem seu conhecimento e consentimento. O acaso não existe na vida do crente. A majestosa providência do Deus pessoal brilha nos momentos mais sombrios: mil cairão ao seu lado e dez mil à sua direita; mas não chegará a você (Sl. 91:7). Nada acontece se Ele não permitir, como vemos tão vividamente na experiência de Jó. Esta promessa é ratificada pelo próprio Senhor Jesus:

Não se vendem dois pardais por um quarto? No entanto, nenhum deles cai na terra sem seu Pai. Pois até seus cabelos estão todos contados. Portanto, não tenha medo; você vale mais do que muitos pardais. (Mt. 10:29-31) (Veja também Lc. 12:6-7).

3. Minha resposta: “Eu vou confiar”

Depois de contemplar o caráter de Deus - o que Ele é para mim - e sua providência - o que Ele faz em minha vida - o salmista exclama com firmeza: Meu Deus em quem confiarei (Sl 91:2).

É uma sequência lógica. A confiança é a resposta à evidência. O salmista conheceu a Deus pessoalmente, intimamente - porque ele conheceu meu nome (Sl 91:14). Tal conhecimento o leva a se apaixonar por Ele - ele colocou seu amor em mim (Sl 91:14) - e um relacionamento íntimo é estabelecido. Aí temos, aliás, o cerne da fé cristã: é a confiança que nasce de uma relação de amor, a certeza de que o Amado não vai me falhar porque Ele (Deus) é fiel”.

Nossa vida não está à mercê de um vírus, mas nas mãos do Deus Todo-Poderoso. Nisso reside a certeza da nossa fé e o fundamento da confiança que supera todo o medo. Não há espaço para triunfalismo, mas certamente há triunfo; é o triunfo que Cristo nos garantiu com sua vitória sobre o mal e o maligno na cruz. É o mesmo Cristo cujas últimas palavras foram:

Estou com você todos os dias até o fim do mundo. (Mt. 28:20)


(O poder de uma mãe quado ora)

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
WhatsApp: + 55 21 99212-0548

(Coeditora do Blog: Sirlei Mendonça Campos)


IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:

https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário