Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil

Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil
O Ministério Moms In Prayer International, anteriormente conhecido como Moms In Touch / Mães em Contato, chama-se, atualmente, Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil. Começou em 1984, em Bristish Columbia, Canadá com Fern Nichols. Atualmente o Ministério está em mais 150 países. É um ministério de oração em favor dos nossos filhos (biológicos, adotivos e espirituais), os colegas deles, suas escolas, professores e diretores para que sejam guiados por altos valores bíblicos e morais e, assim, cobrir todas as escolas do mundo com uma rede de proteção espiritual através da oração. A base do Ministério são as escolas de nossos filhos. (Educação Infantil até a Universidade)

terça-feira, 22 de novembro de 2022

EL ELOHE ISRAEL - O DEUS DE ISRAEL


Quando refletimos sobre o nome El Betel , consideramos brevemente uma parte da história de Jacó. Ele foi forçado a fugir de seu irmão e passar vinte anos com seu tio Labão. Quando ele chegou a Betel, o lugar onde havia encontrado o Senhor pela primeira vez, ele construiu um altar e o chamou de El Betel (Gênesis 35:5–8). Consideremos esse nome e o que ele significa.

Mas há outra parte da história que um tanto encobrimos. Enquanto Jacó viajava de volta para a terra prometida, ele não tinha ideia do que o aguardava. Vinte anos antes, ele havia deixado para trás um irmão violentamente vingativo. Ele não tinha como saber como seu irmão havia processado as coisas nos anos seguintes. Ele não podia fazer amizade com seu irmão no Facebook ou perseguir secretamente seu feed do Instagram. Tanto quanto ele sabia, seu irmão permaneceu amargo por duas décadas. Ele se preparou para o pior.

Acontece que seu pessimismo se mostrou infundado. Em vez de ameaçar cumprir seu voto anterior de vingança, Esaú abraçou seu irmão e o perdoou. Que alívio deve ter sido para Jacó. Gênesis 33 registra o que aconteceu após o encontro de perdão entre os dois irmãos:

E Jacó chegou são e salvo à cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, a caminho de Padã Arã, e acampou diante da cidade. E dos filhos de Hamor, pai de Siquém, comprou por cem peças de dinheiro o pedaço de terra em que havia armado sua tenda. Lá ele ergueu um altar e o chamou de El-Elohe-Israel.  (Gênesis 33:18–20)

“ El-Elohe-Israel ” é o nome de Deus diante de nós. “ El-Elohe-Israel ” significa literalmente “o Deus, o Deus de Israel”. Os linguistas mostram que “ El ” também pode ser traduzido como “poderoso” para que o nome possa ser traduzido como “o poderoso Deus de Israel”. Ainda outra tradução possível poderia ser “Deus é o Deus de Israel” (ou “o Deus de Israel é Deus”). Cada uma dessas variações de tradução faz sentido à luz da história de Jacó.

Se traduzirmos o nome como “Deus, o Deus de Israel”, podemos considerar esse um grande ponto de virada na vida de Jacó. Em Gênesis 32, Jacó teve um encontro muito pessoal e intenso com o Senhor. Como resultado desse encontro, seu nome foi mudado de “Jacó” para “Israel” (v. 28). Os leitores de Gênesis há muito observam que, do capítulo 32 em diante, Jacó às vezes é chamado de “Jacó” e às vezes de “Israel”. É, via de regra, quando sua fé brilha que ele é chamado de “Israel”, enquanto “Jacó” é normalmente seu nome dado em momentos de medo, dúvida ou desobediência. O nome “Israel” representa, de muitas maneiras, sua conversão. Foi depois que ele teve um encontro próximo com o Senhor que seu nome foi mudado.

Tendemos a pensar em Israel como uma nação: o povo escolhido de Deus. Mas lembre-se que, em Gênesis 33, quando Jacó chamou o altar por esse nome, a nação de Israel não existia. Israel, ao contrário, era um nome pessoal, dado apenas a Jacó. Chamar o altar de El-Elohe-Israel — “o Deus, o Deus de Israel” — parece ser uma confissão pessoal de fé. Quando Ele apareceu a Jacó em um sonho, o Senhor se identificou como “o Deus de Abraão, seu pai, e o Deus de Isaque” (Gênesis 28:13). Mas agora ele era “o Deus, o Deus de Israel”. Israel finalmente abraçou o Senhor como seu. Ele não estava mais descansando no legado de seus antepassados, mas agora estava em um relacionamento de aliança pessoal com o Senhor.

Se traduzirmos o nome como “o poderoso Deus de Israel”, podemos ver a gratidão de Jacó brilhando. Ele esperava o pior absoluto. Ele sabia que seu irmão queria matá-lo. Ele não tinha motivos para pensar que a raiva de Esaú havia diminuído. O Senhor o chamou para retornar à terra prometida (Gênesis 31:13) e ele obedeceu. Mas ele o fez esperando enfrentar desafios intransponíveis lá. O Deus que havia sido tão gracioso com ele no exílio se mostraria poderoso o suficiente para estar com ele contra seu irmão irado?

Deus realmente se mostrou poderoso. Ele rapidamente suprimiu todo medo que Jacó tinha e o sustentou com mais graça do que ele poderia ter imaginado. Ele certamente era “o poderoso Deus de Israel”.

Traduzir o nome como “Deus é o Deus de Israel” (ou “o Deus de Israel é Deus”) também é útil. Quando Jacó e sua família deixaram a casa de seu tio, Raquel roubou os ídolos de seu pai e os levou consigo (Gênesis 31:19). Isso se tornou uma fonte de tensão entre Jacó e Labão (31:30–42ss). Este relato nos diz que Jacó e sua família nem sempre estiveram comprometidos com o único e verdadeiro Deus. Mas agora algo havia mudado. Jacó encontrou Deus pessoalmente (capítulo 32) e era um homem diferente. Ele não serviria mais a “deuses”. Agora, ele reconhecia que havia apenas um Deus. Não havia espaço para reconhecer o Deus de Jacó e o deus de Labão (ou o deus de qualquer outro). Havia apenas um Deus, e ele era o Deus de Israel.

Então, o que tiramos desse nome? Como isso deve nos levar à adoração enquanto oramos a Deus?

Primeiro, permita que esse nome o encoraje a adorar o Senhor como seu Deus. Jacó tinha muito conhecimento sobre o Senhor e um legado familiar de adoradores do Senhor, mas não foi até que ele teve um encontro pessoal com Deus que ele se tornou para ele El-Elohe-Israel .

Ao orar a Deus esta semana, você pode reivindicá-lo como El-Elohe – (insira seu nome aqui)? Ele é o seu Deus ou simplesmente o Deus da sua família? Você tem um relacionamento pessoal de aliança com ele, ou sua experiência com o Senhor está limitada a um mero conhecimento intelectual? Jacó precisava lutar com Deus antes de se tornar Israel e Javé se tornar seu Deus. Você já lutou com Deus? Você poderia? Você pode confessar o Senhor como seu Deus? Ore a Ele dessa forma esta semana.

Em segundo lugar, permita que esse nome o encoraje de que Javé é o Deus poderoso. Seu poder é suficiente para todas as suas necessidades e fardos. Um relacionamento restaurado com Esaú parecia uma impossibilidade para Jacó, uma montanha alta demais para escalar. Quando ele finalmente conheceu seu irmão, ele percebeu que o Senhor o havia protegido de realizar seus medos mais profundos. El-Elohe-Israel provou ser poderoso para atender a todas as necessidades que ele tinha.

Não sei que fardos estão pesando sobre você agora. Não sei que medos estão te paralisando. Mas eu sei que El-Elohe-Israel é poderoso o suficiente para aliviar esses fardos e superar esses medos. Você vai confiar nele para fazer isso?

Terceiro, deixe este nome lembrá-lo esta semana que o Deus de Israel é Deus - isto é, que existe apenas um Deus vivo e verdadeiro. Os deuses de Labão não eram deuses. Em pouco tempo, Jacó instruiria toda a sua família a garantir que não houvesse deuses estrangeiros entre eles (Gênesis 35:1–4). Ele não permitiria que deuses estrangeiros competissem pela atenção de sua família. Ele adoraria somente o Deus vivo e lideraria sua família da mesma forma.

O Deus de Israel é Deus. Ele não tem igual. Ele não tem concorrente. Ore esta semana para o único e verdadeiro Deus. Ore a Ele como seu Deus - o Deus com quem você fez uma aliança. E ore a Ele confiante em sua grande capacidade de atender a todas as suas necessidades, aliviar todos os seus fardos e dar-lhe paz diante de todos os seus medos.


(Stuart Chase)

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
WhatsApp: + 55 21 99212-0548

(Coeditora do Blog: Sirlei Mendonça Campos)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:

https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário