Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil

Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil
O Ministério Moms In Prayer International, anteriormente conhecido como Moms In Touch / Mães em Contato, chama-se, atualmente, Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil. Começou em 1984, em Bristish Columbia, Canadá com Fern Nichols. Atualmente o Ministério está em mais 150 países. É um ministério de oração em favor dos nossos filhos (biológicos, adotivos e espirituais), os colegas deles, suas escolas, professores e diretores para que sejam guiados por altos valores bíblicos e morais e, assim, cobrir todas as escolas do mundo com uma rede de proteção espiritual através da oração. A base do Ministério são as escolas de nossos filhos. (Educação Infantil até a Universidade)

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

MOMMY BURNOUT: O ESGOTAMENTO DE MÃES SOBRECARREGADAS



Sentir-se exausta após um dia de trabalho (seja dentro ou fora de casa) é normal. Afinal, quem nunca passou o dia todo sonhando com o momento de terminar todas as tarefas, tomar um banho e se jogar na cama até o outro dia? Sentir-se cansada é normal e faz parte da vida agitada das mães, ainda mais levando em consideração o momento de tensão coletiva devido à pandemia de Covid-19 e ao isolamento social que estamos vivendo.

No entanto, quando a sensação de cansaço torna-se constante, gerando estresse, desmotivação e problemas no cotidiano, é o momento de refletir sobre as causas e consequências dessa exaustão. Afinal, o cansaço exagerado pode configurar um distúrbio psíquico.

Você já ouviu falar em Síndrome de Burnout?

Em inglês, burnout significa exaustão, depressão, fadiga. Conhecida também como síndrome do esgotamento profissional, a Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico marcado pela sensação de exaustão, tensão emocional e estresse crônico gerados pela dedicação excessiva ao trabalho. Basicamente, é quando um trabalhador passa por um estado de estresse tão grande que não aguenta a pressão e “pifa”.

Quando isso acontece, muitas vezes, é necessário até um afastamento do trabalho e/ou licença médica. As pessoas que, geralmente, tendem a passar por este quadro psíquico são os profissionais mais dedicados e perfeccionistas, que exigem demais de si mesmos para alcançar seus objetivos, ou aqueles que estão passando por cobrança excessiva no ambiente de trabalho.

Mommy Burnout: a síndrome do esgotamento na maternidade

Fazendo um paralelo com a síndrome do esgotamento profissional, nos Estados Unidos já se usa o termo Mommy Burnout para se referir à exaustão e estresse crônicos de mães sobrecarregadas em sua rotina materna. Mais uma vez, sentir-se cansada ao final de um longo dia é natural, desde que a exaustão não vire algo constante, atrapalhando as demais atividades e fazendo com que a mãe perca seu interesse e motivação por coisas que antes gostava de fazer.

Assim como no Burnout profissional, o quadro acontece mais comumente com mães que se cobram demais para atingir uma expectativa irreal de “maternidade perfeita”. É impossível ser uma mãe 100% boa em 100% do tempo. Além do esgotamento constante, o Mommy Burnout também vem acompanhado de outros sintomas, como irritabilidade, falta de interesse, motivação e propósito, falta de prazer no cuidado com os pequenos e pequenas, além de pensamentos negativos frequentes. Claro que esses sintomas podem fazer parte de nossas vidas em determinados momentos, por isso é preciso atenção à intensidade e frequência desses sentimentos para saber quando é o momento de buscar ajuda profissional.
3 formas de aliviar o estresse e a pressão da maternidade

É inevitável fugir da sensação de cansaço e culpa que pega as mamães vez ou outra, mas existem algumas formas de tornar a rotina mais leve e prazerosa, para que o lado bom da maternidade possa sempre superar qualquer eventualidade do cotidiano. Confira algumas formas de passar longe do Mommy Burnout:

1. Peça e, principalmente, aceite ajuda. Entenda que você não precisa (e nem consegue) dar conta de tudo sozinha. Pare! Divida as tarefas da casa e os cuidados dos filhos com o companheiro, e se ele não está nem aí, conte com a ajuda de familiares e amigos de confiança, mesmo que seja por um dia, ou algumas horas....

2. Mantenha relacionamentos fora do seu grupo de maternidade. Tenha amigos para sair de vez em quando, tomar um café, ir a um shopping e jogar conversa fora sobre assuntos que não sejam apenas fraldas, filhos e mamadeiras. Saia da sua rotina...

3. Reserve um tempo só para você! Que seja 30 minutos para tomar um bom banho, ler um livro, caminhar no parque, na rua, se exercitar ou apenas ficar sozinha e em silêncio, Enfim, o que for possível. Aproveite as outras pessoas que podem dar uma olhadinha no pequeno vez ou outra e use o tempo para você.

(por Ana Clara Oliveira (adaptado). Leiturinha.com.br)

Preste atenção... Nossa vida espiritual e vida física caminham juntas.... Nosso corpo é o templo do Espírito Santo e deve estar em harmonia... Precisamos colocar ordem na  casa!

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora.
Você já orou pelo seu filho hoje?

contato@maesunidasemoracao.org
WhatsApp: 21 99212-0548

(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa)

IMPORTANTE: Para fazer parte do Ministério e receber todas as informações, é só fazer sua inscrição online em nosso link: https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher coloque ”xxxx”.

Um comentário: