Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil

Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil
O Ministério Moms In Prayer International, anteriormente conhecido como Moms In Touch / Mães em Contato, chama-se, atualmente, Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil. Começou em 1984, em Bristish Columbia, Canadá com Fern Nichols. Atualmente o Ministério está em mais 150 países. É um ministério de oração em favor dos nossos filhos (biológicos, adotivos e espirituais), os colegas deles, suas escolas, professores e diretores para que sejam guiados por altos valores bíblicos e morais e, assim, cobrir todas as escolas do mundo com uma rede de proteção espiritual através da oração. A base do Ministério são as escolas de nossos filhos. (Educação Infantil até a Universidade)

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

ORAÇÃO DO FINAL DE ANO


Neste último dia do ano, que seja esta a nossa oração:

"Querido Deus, dono do tempo e da eternidade.
Teu é o hoje e o amanhã, o passado o presente e o futuro.
Ao terminar mais um ano quero agradecer por tudo que recebi de Ti.
Obrigada pela vida, pela saúde, pelo o amor, pelas flores, pelo ar, pelo sol, pela alegria e pela dor.
Pelo que foi possível e pelo que não foi.
Apresento-Te as pessoas que ao longo destes meses amei, as amizades antigas e novas.
Os que estão longe, e os que estão perto de mim, aqueles que pude ajudar e a todos que me ajudaram.
As com quem compartilhei a vida, o trabalho as dores e as alegrias.
Mas também hoje quero pedir perdão, perdão pelos recursos, mal aproveitados,
pelo dinheiro mal gasto, pela palavra palavra inútil e pelo amor desperdiçado.
Perdão pelas obras vazias, pelo trabalho mal feito.
Perdão por viver sem entusiasmo, sem gratidão,
Peço perdão também pela oração que muitas vezes adiei e agora te apresento.
Perdão por todas reclamações, muitas vezes pela falta de fé, pelo medo, pelas dúvidas.
Amanhã começaremos um novo ano todos esses dia que virão e que somente o Senhor sabe se chegarei a vivê-los.
Hoje, peço para todos: saúde, paz, alegria, fé, prudência, inteligência, sabedoria, discernimento e prosperidade.
Quero viver com fé, otimismo e bondade, quero ter um coração cheio de amor, paz e compaixão.
Quero ser útil ao meu próximo e resplandecer a Tua luz por onde quer que eu vá. Amém!"

Desejo em 2027:

"Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo!" (Romano15:13)

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: +55 21 992120548
@janeesthermspaularosa

(Coeditora do Blog: Cláudia Regina Farias)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:
Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

JEOVAH-SELA: DEUS É A ROCHA

 

A chuva é certa. Os ventos fortes são prováveis. As inundações são possíveis.

Quando vem, a chuva é sobre todos. Sobre sãos e sadios. Sobre crentes e incrédulos. Quem está na rua não se molhará, se tiver proteção. Quem estiver em casa não se molhará, se não houver vazamento no teto.

Como nossas experiências sabem, junto com a chuva, vêm o ventos, alguns suficientemente fortes para levar casas e prédios enxurradas e rios abaixo. Resistirão as casas firmadas sobre fundamentos fortes.

Não parece óbvio tudo isto? Mas nem todos estão preparados para quando a chuva cai. Nem todos têm casas capazes de resistir às pressões, sobretudo as mais fortes.

De que estamos falando? De construções ou de vidas? Poderia ser de construções, mas estamos falando de vidas.

Quando estamos em casa e chove lá fora, olhamos para a chuva. Quando a chuva chega dentro da casa, nós nos perguntamos por que? Nas construções, as respostas são fáceis, sob a forma de uma telha quebrada ou uma janela mal fechada, por exemplo. Quando falamos de nossas vidas, as respostas não são fáceis e, muitas vezes, simplesmente não as temos.

Neste momento, estou sob forte impacto. Em nossa igreja nasceu e cresceu uma menina. Quando eu jovem aqui, ela era adolescente. Ela acabou se mudando para a Holanda, onde formou sua família. Estive com ela e seu esposo em Amsterdam. Eles vieram aqui algumas vezes, onde cultuaram conosco e com seus pais. Há algumas semanas (junho de 2009), ela teve um infarto. Resistiu e voltou para casa. Alguns dias depois, no entanto, teve outro infarto, aos 51 anos de idade, e morreu.

Nós nos perguntamos por que e não encontramos a resposta, porque simplesmente não há resposta. Perplexos, só nos resta a desolação. Essa é a nossa dor, a dor de amigos e irmãos em Cristo, mas e a dor do seu marido, dos seus filhos, dos seus pais, dos seus irmãos, dos seus tios? Como resistirão ao impacto deste vendaval sobre as casas das suas vidas?

Como, numa hora destas, dizer como Jó: "O Senhor nos deu, o Senhor a levou; louvado seja o nome do Senhor!” (Jo 1:21)? Como, na hora da aflição da perda, cantar como Jó: "Eu sei que o meu Redentor vive e que no fim se levantará sobre a terra!" (Jo 19:25)?

A ROCHA DAS PALAVRAS DE CRISTO

Nossa saudade diante de uma perda é nossa saudade, mas nossas respostas dependerão de como construímos nossas vidas? Somos aqueles que vamos a Jesus, ouvimos suas palavras e as praticamos?

Jesus nos ajuda nesta tarefa, ao usar uma parábola, registrada em Lucas e em Mateus.

Lucas (6.48-49) registra os ensinos de Jesus nos seguintes termos:

"Eu lhes mostrarei com quem se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.

É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída.

Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa”.

(Lucas 6.47-49)

Mateus conta a mesma parábola, com palavras diferentes, mas as mesmas idéias.

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.

Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.

Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”.

(Mateus 7.24-27)

Quando lemos estas palavras, nós temos que nos perguntar sobre os fundamentos de nossas vidas. Quando nos deparamos com situações de perda, nós temos que olhar os fundamentos sobre os quais estão nossas vidas. Quando nos relacionamos com colegas e amigos, com perspectivas diferentes das nossas, nós temos que olhar os fundamentos sobre os quais estão nossas vidas. Quando freqüentamos escolas, lemos livros, revistas e jornais, ouvimos música, assistimos filmes, com visões convidativamente diferentes das nossas, nós temos que olhar os fundamentos sobre os quais estão nossas vidas.

Nós somos convidados a construir nossos projetos, sonhos, relacionamentos, desejos e perspectivas sobre a rocha (com letra minúscula).

OUVIR NEM SEMPRE É OUVIR

Jesus não nos fala sobre as características desta rocha, porque apenas faz uma comparação, para ilustrar o convite a uma vida atenta à Palavra de Deus.

Por causa de nossa natureza, temos dificuldade em ouvir as palavras de Cristo. Ouvir é um verbo que tem duas dimensões: a primeira é fisiológica, tendo a ver com audição; no caso da Palavra de Deus, tem a ver com ler a Bíblia, para ouvir Deus falar.  A segunda dimensão é existencial, tendo a ver com atenção; no caso da Palavra de Deus, tem a ver com levar os ensinos contidos na Bíblia a sério.

Vou fazer uma comparação. De vez em quando cruzamos com um pai (ou mãe) levando seu filho pequeno à escola. Estão de mãos dadas. A criança fala sem parar. O pai está ouvindo no plano fisiológico, mas nem sempre o está existencialmente. Se o filho pedisse ao pai que repetisse suas palavras, dificilmente este conseguirá, porque não estava prestando atenção. Ele fazia que ouvia, mas não ouvia de fato.

Jesus fala destas pessoas, que fazem que ouvem as suas palavras mas não ouvem. Temo que muitos de nós não ouvimos as palavras de Cristo.

Alguns não as ouvimos no primeiro sentido, isto é, não lemos a Bíblia. Outros não as ouvimos no segundo sentido; lemos, mas não somos moldados por ela; não temos a mente de Deus, mas a nossa, ou melhor, a do nosso tempo. Temos a ilusão que pensamos por nós mesmos, mas apenas trocamos de mentor. Deixamos o Mentor (com letra maiúscula), em troca de mentores (com letra minúscula).

Somos, então, convidados a ouvir as palavras de Cristo. Quem as ouve é alguém que constrói sua vida sobre a rocha.

QUE SOLO SOU?

Jesus diz que são  felizes os que ouvem as Suas Palavras (Mateus 13.16) e lamenta por aqueles que se tornaram insensíveis, por ouvirem de má vontade e fecharem os seus olhos. "Se assim não fosse" --  conclui Jesus -- "poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se" (Mateus 16.15).

É para ilustrar esta verdade que ele conta a parábola do semeador, que talvez devesse mais apropriadamente se chamar de parábola do solo (Mateus 13.3-24).

O semeador saiu a semear. Ele plantou quatro punhados de sementes.

O primeiro punhado foi desperdiçado fora da plantação. E isto não inclui os cristãos, porque em todos eles já foi inoculada a semente do Evangelho.

O segundo grupo de sementes caiu sobre um terreno ruim, cheio de pedras. Este é o solo daqueles que são cristãos sem raiz e que, quando surge alguma tribulação ou perseguição, abandonam as palavras de Cristo.

O terceiro grupo de sementes foi plantado num solo cheio de espinhos. Este é o solo formado por aqueles ouvem as palavras de Cristo, mas se deixam sufocar pelos assuntos desta vida e seduzir pelas riquezas oferecidas. Por isto, não dão frutos dignos das palavras de Cristo.

O quarto grupo de sementes encontrou um solo bom. Este é o solo daqueles que ouvem as palavras de Cristo e procuram coloca-las em prática todos os dias das suas vidas.

Que tipo de solo sou eu?

Sou um solo interessado em receber apenas vantagens espirituais, pronto a cair fora do Evangelho se as coisas não dão certo, como queremos?

Sou um solo com um olho em Cristo e outro nas maravilhas do mundo?

Sou um solo fértil, onde as palavras de Cristo vicejam?

Para ser um solo fértil, eu preciso ser cultivado. Gosto de pensar que são as palavras de Cristo que fertilizam este solo. É a leitura da Bíblia que prepara o solo para dar frutos. O leitor atento da Bíblia pode ser comparado, então, a um homem que edifica a sua casa sobre a rocha.

A ROCHA É O PRÓPRIO CRISTO

Quero demonstrar esta verdade de uma forma que evidencia como podemos ser enriquecidos pela leitura da Palavra de Deus.

Jesus usa a palavra "rocha" para estimular seus ouvintes a serem leitores e praticantes de suas palavras. Fez apenas uma comparação, sem dar qualquer sentido especial à palavra rocha.

Podemos tomar a palavra, em minúsculo, e maiusculizá-la.

No Antigo Testamento, há um episódio doloroso para Arão, Moisés e seu povo. Deus disse a Moisés para falar à rocha e teriam água para beber. No entanto, obedecendo a si mesmo e não a Deus, "Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e a comunidade e os rebanhos beberam" (Números 11.20). Por não terem confiado publicamente em Deus, ele e Arão foram impedidos de entrar na terra prometida.

Só entendemos plenamente a gravidade do ato de Moisés quando lemos no Novo Testamento o que Paulo escreve: os hebreus "bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo" (1Coríntios 10:4).

Indo ao Antigo Testamento, ficamos surpresos. Deus é chamado de Rocha (com letra maiúscula) 24 vezes, desde  Gênesis, onde lemos uma promessa de vitória "pela mão do Poderoso de Jacó, pelo nome do Pastor, a Rocha de Israel" (Gênesis 49.24).

Os poetas se admiram: Deus "é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é" (Deuteronômio 32.4). "Quem é Deus além do Senhor? E quem é Rocha senão o nosso Deus?" (2Samuel 22.32). "Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação" (Salmo 95.1).

Um profeta garante: "Não tremam, nem tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma”. (Isaias 44.8).

Estes textos nos ensinam o caminho na confiança num Deus que é tão presente, tão firme, tão confiável, que é chamado de Rocha. É assim que confiamos n´Ele?

Termino com um texto que, infelizmente, nos descreve, e ao mesmo tempo nos mostra como devemos ler a Bíblia:

“Jesurum engordou e deu pontapés; você engordou, tornou-se pesado e farto de comida. Abandonou o Deus que o fez e rejeitou a Rocha, que é o seu Salvador (Deuteronômio 32.15).

As metáforas começam com o nome. Jesurum, que quer dizer "o reto", é outro nome para o povo de Israel e aparece outras três vezes na Bíblia, todas no Antigo Testamento. A primeira lembra que Moisés era rei sobre Jesurum (Deutoronômio 33.5).

A expressão "Jesurum engordou e deu pontapés" é uma alusão ao nascimento de Jacó, gêmeo com Esaú. No ventre da mãe os dois se empurravam (Gênesis 25.22).

Jacó passou por muitas dificuldades e nelas sempre se lembrou de Deus, ao ponto de ter seu nome mudado para Israel, que significa "aquele que lutou com Deus e venceu". Depois que teve todos os seus problemas resolvidos, Jesurum abandonou o seu Deus, rejeitando a Rocha, que é o Seu Salvador".

Nas outras duas vezes em que aparece o nome Jesurum é para nos chamar à confiança:

 “Não há ninguém como o Deus de Jesurum, que cavalga os céus para ajudá-lo, e cavalga as nuvens em sua majestade!" (Deuteronômio 33.26).

 "Assim diz o Senhor, aquele que o fez, que o formou no ventre, e que o ajudará: Não tenha medo, oh Jacó, meu servo, Jesurum, a quem escolhi" (Isaías 44.2).

NOSSA DECISÃO

Somos convidados, portanto, a construir nossas vidas sobre a rocha (com letra minúscula). A rocha é o conjunto das palavras de Cristo. Seguindo os seus ensinos, somos capacitados a enfrentar as enxurradas da vida.

Somos convidados, então, a construir nossas vidas sobre a Rocha (com letra maiúscula), que é o próprio Cristo. Construir nossas vidas sobre a Rocha é reconhecer que Ele é o Salvador e desejar ser salvo por Ele, o que demanda arrependimento dos pecados e fé nEle como Salvador. Construir nossas vidas sobre a Rocha é reconhecer que Ele é o Senhor e desejar ser conduzido e protegido por Ele.

É este convite de Jesus Cristo que o Novo Testamento nos apresenta. Quando nós lemos o Novo  Testamento, nós vemos Jesus. Quando lemos o Novo Testamento, nós conhecemos Jesus. Quando lemos o Novo Testamento, nós vamos nos parecendo com Jesus Cristo, pensando com Ele pensa, reagindo como Ele reage, desejando como Ele deseja, porque vamos adquirindo a mente de Cristo.

Li, certa vez, que muitos acidentes em fábricas acontecem porque os operários não lêem o manual do fabricante e manipulam os equipamentos de forma perigosa. Penso que muitos cristãos se acidentam por não lerem o manual de Deus, a Bíblia. Os bons profissionais são aqueles que, além de suas habilidades, lêem os manuais e seguem as suas instruções. O cristão é aquele que ouve a voz do seu Mestre, com instruções para uma vida plena e firme, mesmo (e sobretudo) em meio às tormentas.


(Israel Belo de Azevedo)


Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

WhatsApp: + 55 21 99212-0548
@janeesthermspaularosa

(Coeditora do Blog: Sirlei Mendonça Campos)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:

https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

CELEBREMOS O NASCIMENTO DE CRISTO!


“O anjo, porém, lhes disse: não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: é que vos nasceu hoje na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo o Senhor”. (Lucas 2.10-11)

Enfim chegamos ao último e mais festivo mês do ano, dezembro. Nesse mês recheado de festas e celebrações, também cabe um espaço para o balanço de nossas vidas, o que fizemos? O que deixamos de fazer? O que poderíamos ter feito melhor? Ou seja, somos confrontados com a prática das nossas atitudes!

Mas, além disso, o que queremos entender e praticar é o significado real do Natal de Jesus Cristo. Não sabemos e ninguém sabe humanamente falando o dia, mês e ano exato do nascimento de Jesus Cristo, é fato, no entanto que Ele nasceu! Ele veio até nós, deixou a sua glória celestial, tornou-se como um de nós, assumiu uma natureza humana, se humilhou. (Filipenses 2. 6-8).

Quais as razões dessa sua humilhação e vinda até nós? Há muitas razões, mas acredito que uma das razões principais é pelo direito de criação. Ele nos criou, a sua imagem e semelhança, no entanto, essa imagem e semelhança foi manchada pelo pecado, e sabemos pela sua palavra que somos “a menina dos seus olhos” e isso se expressa em vários textos bíblicos e já claramente declarado em João 3.16.

A outra grande razão para a sua vinda é que Ele veio para ser o Senhor da humanidade, desviada e submissa ao reino das trevas (o mundo jaz no maligno) e perdida. A declaração do mensageiro do Senhor é muito clara: “É que nos nasceu hoje….o Salvador, que é Cristo o Senhor”.

O servo integralmente submisso a Ele sempre cumprirá sua missão de proclamar com alegria, ousadia e gratidão as boas novas da salvação eterna! Considerando que não poderia haver morte e ressurreição sem que houvesse nascimento é de extrema importância também celebrarmos sempre a sua vinda entre nós! Portanto, exaltemos ao Senhor com alegria e gratidão e na certeza de que Ele vive para sempre em nossos corações.

 Louvado seja o Senhor porque o Natal de Jesus Cristo é real!

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos!
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

WhatsApp: +55 21 99212-0548
@janeesthermspaularosa

(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:
https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

VAMOS ATÉ BELÉM!


“E logo que os anjos se retiraram deles para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos já até Belém, e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer. Foram, pois, a toda a pressa, e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura.” (Lucas 2.15-16)

Dezembro é o mês em que se convencionou comemorar o nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O conhecidíssimo autor do “Dicionário Bíblico de Davis” – John Davis – num longo artigo sobre o nascimento, vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo diz: “Concluímos, pois, como mais provável, que as datas principais da vida de Cristo, são: 

Nascimento, a 25 de dezembro do ano 5 A. C.; Batismo, e o princípio de seu ministério em janeiro do ano 27 A. D. e a sua morte, a 7 de abril do ano 30.” Então, entre os povos adeptos do Cristianismo, o nascimento de Jesus Cristo é celebrado em 25 de dezembro. É o que estamos fazendo, mais uma vez.

O título desse artiguete – “Vamos até Belém”, incentiva-nos a tomar a mesma decisão que os pastores tomaram, após terem contemplado uma das mais belas cenas que olhos humanos já viram: A visita dos anjos celestiais, anunciando que Jesus acabara de nascer em Belém da Judéia, e a audição de um numeroso coral celestial cantando “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade”. 

Essa decisão dos pastores é a mesma que todas devemos tomar durante todos os dias de nossa vida, pois, em Belém da Judéia, temos o nosso primeiro contato humano com Aquele a quem Deus enviou à terra para materializar o seu objetivo de salvar a todos os que desejem estar no céu, finda a jornada terrena: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Ao ir até Belém, constatamos o cumprimento das profecias sobre a vinda do Messias, aquele que esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15); vemos o Profeta semelhante a Moisés (Dt 18.15); vemos a Criança maravilhosa (Is 9.6); contemplamos o Lírio dos Vales e a Rosa de Saron (Ct 2.1), conhecemos o Servo Sofredor (Is 53), vemos o Verbo que se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade (Jo 1.14). Vemos Aquele que morreu, ressuscitou e voltou ao céu, de onde retornará em glória, para concluir a tarefa salvadora que Deus, o Pai, lhe confiou realizar. 

Jesus Cristo... Aquele que tem o poder! Aquele que opera maravilhas! Aquele que através da nossa Fé nos faz ver o invisível, crer no incrível e receber o impossível! Sim, nós, Mães em Contato cremos nesse Deus tremendo e poderoso.

Que, nesse Natal e o ano que hora se inicia, voltemos nossos olhos para Belém, adorando o verdadeiro Deus, na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor. Que nos demoremos em vê-lo e adorá-lo, à semelhança dos pastores. Que nossa convicção renovada com a visão do “Salvador, que é Cristo, o Senhor”, nos encoraje a continuarmos firmes, corajosas e perseverantes, pois as bênçãos foram inenarráveis, incontáveis!

“Vamos até Belém”, é um apelo para que renovemos nossa disposição de sermos verdadeiras missionárias onde quer que estejamos, seja qual for a nossa atribuição no Ministério Unidas em Oração Internacional, e que cada vez mais fiquemos admiradas, perplexas, atônitas com o Poder que Ele tem.

Feliz Natal e abençoado Ano Novo!

Sempre unidas por Jesus Cristo, através da...
Fé, Coragem e Perseverança e Resiliência!


Jane Esther M. S. de Paula Rosa

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora!
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: 21 99212-0548
@janeesthermspaularosa

(Editora do Blog: Jane Esther M. S. de Paula Rosa)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:

https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL


“Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo o Senhor”. (Lucas 2:11)

A Bíblia não relata qual o dia e o mês do nascimento do Messias. Ela diz apenas que o menino Jesus nasceu na cidade de Belém, envolto numa manjedoura. Isso para cumprir as profecias dita pelos oráculos do antigo testamento (Mq 5:2 e Is 7:14). Como tradição, nós cristãos comemoramos o nascimento de Jesus, o Cristo de Deus, no dia 25 de dezembro, apesar de termos evidências bíblicas de que esta não seja a data correta, pois em Lucas 2:8 diz que os pastores estavam no campo e guardavam durante a vigília da noite o seu rebanho.

O fato é que se os pastores estavam à noite no campo cuidando das ovelhas, podemos concluir que Jesus não nascera em dezembro, pois nesse mês faz muito frio na região da Judéia, devido ao inverno que é muito rigoroso . Por isso, os pastores no mês de dezembro ficam com as ovelhas no aprisco e não no campo. Provavelmente, Jesus nasceu na primavera ou no verão. Todavia, o que verdadeiramente importa para nós, não é sabermos a data exata do nascimento do Messias, mas sim, o verdadeiro significado desse nascimento para toda a humanidade.

Para a maioria das pessoas, o Natal se resume a uma data festiva em que elas se reúnem para comer, beber e trocar presentes. Trocam inclusive o aniversariante, em vez de Jesus, a figura central passa a ser o Papai Noel. Sequer, convidam o aniversariante para participar da reunião familiar. Até as crianças são induzidas a fazerem pedidos, que mais parecem orações, ao "bom" velhinho. Pedem paz, esperança e felicidade. Coisas que somente Jesus pode nos dá.

Para nós cristãos, Natal tem a ver com o nascimento do filho de Deus, a saber, Jesus, o Cristo. É o início da salvação da humanidade, que havia se perdido, por causa de Adão, lá no Éden, quando pecou contra Deus. É através de Cristo que Deus nos reconcilia com Ele e nos mostra todo o seu amor. A Bíblia diz que Deus amou o mundo (pessoas) de tal maneira que deu seu único filho, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha vida eterna (Jo 3:16). Portanto, o Natal só faz sentido para quem crer que Jesus é o Messias.

Alguns irmãos cristãos não comemoram o Natal, seja pelo fato de que não há uma ordenança na Bíblia, seja pelo fato de que as comemorações natalinas se originaram de uma festa pagã que comemorava o nascimento do deus sol (saturnália). Não quero entrar nos detalhes históricos ou culturas que giram em torno da comemoração natalina, mas quero convidar os irmãos a refletirem de um outro ponto de vista a respeito do Natal.

Ora, apesar de não sabermos o dia exato do nascimento biológico de Jesus, e de sabermos que a origem das comemorações natalinas se deu nas festas pagãs. Penso eu, que podemos aproveitar esse momento propício, em que as famílias se reúnem, e que as pessoas estão com os corações mais abertos, devido ao espírito natalino, para falarmos do verdadeiro sentido do Natal, a saber, o nascimento de Cristo.

A Bíblia Sagrada diz que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8:28). Portanto, se tudo contribui para o bem, o que nós devemos fazer é enxergar de que modo cada acontecimento pode contribuir para o Reino de Deus. O próprio Jesus deu a seguinte resposta aos seus discípulos quando lhe perguntaram se deveriam proibir um homem de expulsar demônios em nome dele, pois não era seu seguidor: "Quem não é contra nós, será por nós" ( Mc 9:40). Portanto meus irmãos, essas duas passagens nos ensinam que, devemos aproveitar todas as oportunidades para levarmos as boas novas às pessoas.


Alguns cristãos preferem passar o Natal nas igrejas congregados com outros irmãos na fé, pois acham que o desejo de Jesus é que elas estejam reunidas dentro da igreja, pois só assim, não se misturariam com o restante das pessoas que não creem em Jesus. Todavia, o desejo do Mestre é justamente o contrário, ele nos manda sair da igreja e ir ao mundo pregar o seu evangelho a toda criatura ( Mc 16:15). Já pensou se Jesus em vez de sair para pregar as boas novas, ficasse dentro do templo reunido com seus discípulos, o que seria de mim e de você? O que seria do mundo?

Ao contrário do que muitos pensam, Cristo fazia questão de sentar à mesa com os pecadores. Certo dia, ele estava jantado na casa de Levi (Mateus) arrodeado de pecadores e publicanos, e os fariseus perguntaram aos discípulos: por que ele come e bebe com publicanos e pecadores? A resposta de Jesus foi: “eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores ao arrependimento, pois são eles que precisam de médicos, e não os sãos” ( Mc 2: 15-17). Em outra passagem bíblica, vemos Jesus entrando na cidade de Jericó e, quando ele ia passando avistou um publicano chamado Zaqueu, que estava em cima de uma figueira brava esperando para ver quem era Jesus, mas Jesus o viu primeiro e disse: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa”. No final da história, Jesus pronunciou as seguintes palavras: "Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que havia se perdido" (lc 19: 9-10).

Jesus usava sua santidade e sua luz para mostrar aos pecadores que o caminho que eles estavam trilhando era um caminho de trevas e de morte, e que ele, Jesus, tinha um caminho de vida e de luz para eles. É isso que Jesus quer que nós façamos, que nós sejamos a luz desse mundo e que mostremos às pessoas que existe um novo e vivo caminho, a saber, Jesus de Nazaré.

Portanto irmãos, o Natal é uma oportunidade que temos de levar a palavra de Deus àqueles que não sabem o verdadeiro sentido desta data tão importante para nós. Além do que, Deus pode preparar esse momento para ter um encontro de salvação com alguém da nossa família. Não deixe passar essa oportunidade de falar do amor de Deus para as pessoas. De dizer que Ele deu o seu filho unigênito para que todos nós tivéssemos vida e, vida com abundância (Jo 10:10).

O verdadeiro Natal acontece quando abrimos a porta do nosso coração e deixamos Jesus entrar e fazer morada, pois Ele disse: "Eis que estou à porta e, bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Ap 3:20). Por isso, Natal é tempo de Jesus nascer dentro das pessoas, e isso não implica em sabermos o dia exato do nascimento de Jesus.

Pergunte ao cego Bartimeu onde e quando Jesus nasceu. E ele responderá: Jesus nasceu em Jericó. Quando eu clamei por Ele. E ele veio até mim, abraçou-me e disse filho tua fé te salvou (Lc 10:46-52).

Pergunte à mulher do fluxo de sangue onde e quando Jesus nasceu. E ela responderá: Jesus nasceu no caminho da casa de Jairo. Quando eu cheguei por detrás dele e toquei na orla de seu manto. E ele veio até mim e disse, vá em paz filha, a tua fé te salvou ( Lc 8:43-48).

Pergunte à mulher de Samaria onde e quando Jesus nasceu. E ele responderá: Jesus nasceu junto à fonte de Jacó, quando eu fui pegar água e Ele me ofereceu a água da vida, naquele momento soube que era o filho de Deus ( Jo 4:1-28).

Pergunte a Paulo de Tarso onde e quando Jesus nasceu. E ele responderá: Jesus nasceu na estrada de Damasco, quando fui envolvido por uma intensa luz que me deixou cego e me perguntou: Saulo, Saulo, por que me persegues? Naquele momento soube que era o filho de Deus ( At 9:1-9).
Por fim, pergunte à Maria, mãe de Jesus, onde e quando ele nasceu. E ele responderá: Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, cercado de anjos e pastores que gritavam: "Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens a quem Deus quer bem” (Lc 2:7-14).

Portanto, Jesus pode nascer a qualquer momento na vida daquelas pessoas que não o conhecem ainda. E, para você, quando Jesus nasceu? Pense um pouco! Caso descubra que Jesus ainda não nasceu dentro de você. Abra o seu coração e o aceite como seu Salvador, pois ele nasce todos os dias no coração de quem o aceita.

Portanto, o verdadeiro Natal é Jesus, o Cristo de Deus!

Por fim, convido você a responder as perguntas abaixo. Talvez você se surpreenda com as respostas.

a) Quem é que veste um manto vermelho?
b) Quem é que tem barba e cabelos brancos como a lã?
c) Quem é que vem do norte?
d) Quem é que vem como um ladrão de noite?
e) Quem é que é onipresente?
f) Quem é que se assenta num trono?
g) Quem é que convida as crianças a irem até ele?
h) Quem é o príncipe que traz a paz?

Conseguiu responder? Se você respondeu Papai Noel em algum dos itens ou para todos, errou. A resposta correta para todos os itens é: JESUS, o Cristo de Deus.

Alguma dúvida? Segue o gabarito com as passagens bíblicas para os irmãos conferirem: a) Ap 19:13; b) Ap 1:14; c) Ez 1:4-5; d) Mt 24:43-44; e) Sl 139: 7-10; f) Ap 5:6; g) Mc 10:14; h) Is 9:6.

Será que alguém respondeu Papai Noel? Espero que não!

Já que vocês estão bem crescidinhos quero dizer um segredo: o personagem Papai Noel, apesar de parecer inofensivo, traz consigo disfarçada e sorrateiramente, na figura do "bom" velhinho, uma tentativa de nos desviar do verdadeiro sentido do Natal, a saber o nascimento do filho de Deus. Tanto é assim, que nos meios de comunicação não ouvimos sequer pronunciarem o nome de Jesus, pois todo o mérito é dado a Papai Noel. Todavia, agora você já sabe o verdadeiro sentido do Natal. Fale para seus familiares e filhos sobre essa Boa Nova.

Feliz Natal para você e para a sua família. Que a luz de Cristo nos ilumine.

(Adaptado do texto de Sergio Lira)


Mães Unidas em Oração, filhos protegidos!
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

WhatsApp: +55 21 99212-0548
@janeesthermpaularosa

(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:
https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

EL ELYON - O SENHOR ALTÍSSIMO

 


O Senhor tem muitos nomes na Bíblia. Você pode ter ouvido falar de um "El Elyon", que significa Altíssimo (Deuteronômio 26:19). 

El Elyon ou às vezes SENHOR Altíssimo é usado nas Escrituras para se referir ao SENHOR, Criador do céu e da terra. O Salmo 57:2 diz: “Eu clamo ao Deus Altíssimo, ao Deus que cumpre o seu propósito para mim”. As palavras hebraicas traduzidas como “Deus Altíssimo” são Elohim ou (El) Elyown, que significa Deus Altíssimo (Gênesis 14:22; Salmo 78:35). No título SENHOR Altíssimo, as palavras hebraicas são Elohim Yahweh. Deus Altíssimo ou SENHOR Altíssimo significa que não há ídolo, deus ou ser criado que deva ser adorado ou exaltado sobre o Senhor porque Ele é superior em todos os sentidos.


O que torna El Elyon diferente de outros nomes de Deus?

El Elyon não foi usado apenas pelos israelitas. Nos dias bíblicos, todos adoravam deuses e os chamavam de “el”. Da mesma forma, eles também usaram o termo “elyon”. “Elyon” significa “altíssimo”. Os cananeus também chamavam seu deus dos deuses de “el elyon”. Isso pode parecer confuso, mas como John Oakes explica em "Evidence for Christianity", os israelitas empregavam nomes e palavras de sua cultura. É o nome que todos usam para um poder superior.

Embora usassem o mesmo nome de um deus cananeu, está claro que os israelitas estavam falando sobre o Deus da Bíblia. A confusão termina quando você lê escrituras como o Salmo 97, que inclui o nome do Deus Altíssimo dos israelitas, YHWH.

“Pois tu, SENHOR (YHWH), és o Altíssimo (El Elyon) sobre toda a terra; Tu és exaltado muito acima de todos os deuses. ( Salmos 97:9 acréscimos meus)

Sempre que “Senhor” estiver em letras maiúsculas, isso significa a tradução de YHWH. Nenhuma outra cultura adorava um deus com este nome, exceto os israelitas. Este foi o nome que Deus deu a Moisés quando perguntou quem o estava enviando ao Egito para libertar seu povo da escravidão. YHWH é o grande “EU SOU”.

Onde a Bíblia usa El Elyon?

El Elyon, o Deus Altíssimo, é usado em 28 escrituras. O primeiro uso desse nome para Deus é encontrado em Gênesis 14, quando Abraão (então Abrão) resgatou seu sobrinho Ló e recuperou bens roubados por uma aliança de reis que atacaram Sodoma e Gomorra. Quando Abrão voltou após derrotar os reis que haviam invadido essas cidades, o rei de Sodoma e o rei de Salém, Melquisedeque, vieram ao seu encontro e lhe agradeceram.

Então Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho. Ele era sacerdote do Deus Altíssimo e abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador do céu e da terra. E louvado seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos”.(Gênesis 14:18-20).

Muito mistério paira sobre Melquisedeque, um sacerdote de El Elyon. É claro, porém, que o Deus Altíssimo, o Criador, era conhecido e adorado por outros além de Abrão. O Deus de Abrão foi reconhecido como o Deus de todos. Outras escrituras também revelam o peso do nome de El Elyon. Ele não apenas trava batalhas, mas também dá abrigo, protege, julga e justifica. Aqueles que confiam nele encontram descanso e libertação. Essas quatro escrituras testificam dessas características.

1. “Quem habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: 'Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio'” (Salmos 91:1-2).

2. “O SENHOR trovejou do céu; a voz do Altíssimo ressoou. Ele atirou suas flechas e dispersou o inimigo, com grandes raios os desbaratou” (2 Samuel 22:14).

3. “Mas continuaram a pecar contra ele, rebelando-se no deserto contra o Altíssimo” (Salmos 78:17).

4. “Eu clamo ao Deus Altíssimo, ao Deus que me justifica. Ele envia do céu e me salva, repreendendo aqueles que me perseguem. Deus envia o seu amor e a sua fidelidade” (Salmos 57:2-3).

O que El Elyon nos ensina sobre Deus?

O nome El Elyon nos ensina que Deus é o único Deus verdadeiro e poderoso. Ele é o Deus que abre o mar, acalma a tempestade e é digno de nossa adoração. Quando penso em Deus como El Elyon, sinto-me seguro, mas também penso no primeiro mandamento. “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses diante de mim. (Êxodo 20:1-3).

Embora vivamos do outro lado da cruz, esse mandamento ainda tem sabedoria e precedência. Nada pode ter importância acima de Deus em nossos corações. Ele deve ser o Deus Altíssimo sobre qualquer coisa que possamos colocar diante dele. Os deuses desta era não são estatuetas brilhantes. Não é tão simples assim. Nossos deuses vêm na forma de finanças, empregos, família ou sucesso.

Davi fez referência a essa ideia no final do Salmo 139. Davi ora: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; teste-me e conheça meus pensamentos ansiosos. Vê se há em mim algum caminho ofensivo e guia-me pelo caminho eterno” (Salmos 139:23-24). “Ofensivo” é na verdade “idólatra”. David orou para não ter ídolos em sua vida, para que Deus fosse seu El Elyon.

Emanuel: Deus conosco

“Portanto, o próprio Senhor vos dará um sinal: a virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel” (Isaías 7:14)

O Deus Altíssimo, El Elyon, não é um Deus muito alto ou distante. Ele é um Deus que planejou habitar com a humanidade desde o princípio. Do Jardim do Éden ao novo céu e nova terra prometidos em Apocalipse, Deus não está distante, mas deseja viver conosco. Jesus, totalmente Deus e totalmente homem, cumpriu este plano. Ele veio à terra envolto em pele para demonstrar o amor, a justiça e a misericórdia do Pai. Como explica Danielle Bernock , “Deus se colocou em exibição para que o conhecêssemos e entendêssemos por meio de Jesus se tornando Emanuel”.

Embora seja o Rei da Glória , o Ancião dos Dias, o Alfa e o Ômega, ele é Deus de relacionamento,  Deus que quer fazer vida conosco. Isso está além da compreensão. El Elyon, o Deus Altíssimo, deseja ser conhecido assim como nós, e ele tornou isso possível por meio da Palavra e de Jesus. Que ele seja louvado.

(Andy Lee)

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

WhatsApp: + 55 21 99212-0548
@janeesthermspaularosa

(Coeditora do Blog: Sirlei Mendonça Campos)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:

https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.


quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

6 LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM O NASCIMENTO DE JESUS


 Ele veio e pregou paz para vocês que estavam longe e paz
 para aqueles que estavam perto. Efésios 2:17 (NIV)

O que amo nesta época do ano é que posso entrar em quase qualquer loja ou consultório médico e ouvir música sobre o nascimento de nosso Salvador. É a única época do ano em que ouvir sobre nosso Salvador é "politicamente correto". É também um momento para refletir sobre os eventos do nascimento de Jesus e como eles se aplicam às nossas vidas.

DEUS FREQUENTEMENTE NOS FECHA PARA QUE PERCEBAMOS QUE SOMENTE ELE PODE NOS RESGATAR 

Maria estava definitivamente confinada. Aqui está ela grávida, solteira e sem saída. Deus a escolheu para carregar o menino Jesus. De alguma forma, não acho que "parecia" que ela havia encontrado o favor de Deus. No entanto, foi exatamente assim que ela se encontrou nesta posição. E... não havia saída. A única maneira era confiar em Deus por meio disso.

Você se encontra encurralada sem saída? Isso só pode ser o favor de Deus em sua vida; um lugar onde Ele tem você, para que você O veja. Pergunte a Deus o que Ele deseja fazer em sua vida durante esse período. Ele adora quando queremos ver mais Dele e espera ansiosamente que peçamos.

CONTINUE PRESSIONANDO QUANDO A ESTRADA ESTIVER DIFÍCIL

Imagine estar grávida de nove meses e viajar 145 quilômetros a pé, possivelmente em um burro, por um terreno extremamente montanhoso. A coisa mais próxima que tenho a comparar é caminhar nas montanhas com bom tempo e não grávida. Isso é difícil no seu melhor. Maria teve que suportar vários dias assim e o tempo naquela época do ano era provavelmente chuvoso. Ainda assim, ela continuou para onde estava indo. Foi difícil, mas ela conseguiu.

E eu sei o que você está pensando ... não é de admirar que ela deu à luz quando chegou lá!

DEUS SEMPRE PROVERÁ

Deus sempre provê, entretanto, não acho que Sua provisão seja o que pensamos que deveria ser. Eles não conseguiram um bom quarto de hotel em Belém. Não havia leitos hospitalares disponíveis. Em vez disso, Deus providenciou um lugar humilde para o nascimento de Seu Filho. Entre os animais do celeiro. E Maria e José aceitaram humildemente.

Quantas vezes você e eu perdemos a provisão de Deus em nossas vidas simplesmente porque não estávamos dispostos a vê-la, pensando que sabemos melhor como deve ser a provisão?

DEUS NUNCA NOS DEIXA SOZINHOS

Deus enviou anúncios do nascimento na forma de anjos. Ele enviou pastores e magos para visitar o bebê. Não os membros comuns da família que estamos acostumados a ver no nascimento de uma criança na família, mas, no entanto, Maria e José não foram deixados sozinhos.

Você se sente sozinha? Eu sinto às vezes. E durante esses momentos, Deus trouxe as pessoas mais inesperadas para minha vida. Deixe de lado as expectativas de quem você acha que deveria ser em sua vida e permita que Deus a abençoe com visitantes inesperados.

É NORMAL NÃO VER O QUADRO GERAL

Claro que Maria provavelmente sabia o que as Escrituras predisseram sobre o nascimento do Messias. Mas você pode imaginar como o cérebro poderia entender como tudo isso iria acontecer? Maria ponderou em seu coração as coisas a respeito de seu filho.

Você é ponderada? Pego-me refletindo sobre coisas quando vejo Deus trabalhando de maneiras diferentes em minha vida e na vida das pessoas que amo. É normal não ver o quadro geral. Vamos encarar os fatos, se Maria tivesse visto o quadro geral do que Deus planejou para seu filho, ela poderia simplesmente ter fugido. Deus nos mostra o que precisamos saber na hora em que precisamos saber.

NO MEIO DO CAOS, JESUS TRAZ PAZ

A viagem a Belém acabou. O trabalho de parto e o parto ficaram para trás. Naquele momento, no meio de todo o caos do celeiro, Maria segurou seu Filho recém-nascido e olhou em Seu rosto pela primeira vez ... e Deus também. Imagine a alegria não só no rosto de Maria, mas também no de Deus, ao ver Seu Filho em carne, em quem Ele se agradou. Seu único Filho foi concebido dessa forma. Jesus, que viria e salvaria você e eu de nossos pecados para que pudéssemos viver para sempre em um relacionamento com Ele.

Ao celebrar o nascimento de nosso Salvador, que você conheça a graça e a paz Daquele que a ama e que veio para salvá-la.

Ao encerrarmos mais um ano, reflitamos sobre tudo o que Jesus fez por meio de nossas orações pelas crianças e escolas em todo o mundo. Vamos agradecer e louvar a Ele por ser nosso Salvador!

(Tina C. Smith)
Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

WhatsApp: + 55 21 992120548
@janeesthermspaularosa

(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa) 

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:
https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

JEOVAH KJAIL - O SENHOR É MINHA FORÇA


 
"O Senhor é a minha força" Êxodo 15:2

Os israelitas foram agora libertos da escravidão do Egito, eles passaram o Mar Vermelho e, de pé na praia após sua libertação, eles cantaram esta canção. Eles tinham o deserto imediatamente diante deles e a terra prometida à distância; eles precisavam de encorajamento, e aqui é apresentado a eles.

Nossa posição como cristãos é um pouco semelhante à deles. Estamos passando por um deserto uivante — para a casa de nosso Pai.  Já fomos libertos de muitos inimigos, medos e perigos mas muito mais está diante de nós.  Aqui, então, está nosso conforto: nossa força está em Deus, ou melhor, nosso Deus é nossa força. O Espírito está nos ensinando esta grande e benéfica verdade, por todas as nossas decepções, inimigos, medos, provações e dificuldades; e devemos aprender se quisermos desfrutar de paz permanente, vencer nossos inimigos ou caminhar com sucesso em nossa jornada.

1.O privilégio: "O Senhor é a minha força"

É para ser colocado em posse da força que é infinita – não a força de uma criatura – mas a força de Deus. Certamente isso nos inspirará com coragem e nos dará ousadia. 

Os medos podem nos assaltar, as dúvidas podem nos tentar, nossos corações podem nos dar aflição e nossos inimigos nos assediar mas Deus é nossa força!

Pense nisso:  Ele não apenas lhe dará coragem mas também o ajudará no conflito. Deus secretamente, silenciosamente e oportunamente comunicará força a você. Ele vai te reavivar quando você desfalecer, animar quando você desanimar e fortalecer com poder a tua alma.

Se Deus é a sua força, então será suficiente para os momentos mais difíceis. Quem pode dizer o que está diante de nós?  Podemos ter: pesadas perdas,  dolorosas cruzes,  angústias, lutos ou podemos até ser chamados para morrer!

Mas e se este for o caso, Deus é nossa força, acharemos sua graça suficiente para nós, e sua força aperfeiçoada em nossa fraqueza.  Não pensemos muito nas provações do caminho mas regozijemo-nos porque o Deus Onipotente é a nossa força!

Se Deus é nossa força  é certo em todas as estações e em todos os lugares.  A incerteza pertence ao homem, não ao nosso Deus.  Se confiarmos na criatura, tudo é incerto mas não se confiarmos em Deus,  Ele está em nossa  mente. Sua promessa certamente será cumprida. Tão certo quanto precisamos de força, olhando para o Senhor, nós a teremos.

Se Deus é a nossa força então é infalível, embora tudo o mais mude. O Senhor nunca falha com a alma que confia nele. Confie, portanto, no Senhor para sempre, pois O Senhor Deus é força eterna.

2. A prova de que Deus é nossa força

Se o Senhor é sua força então Ele o ensinou a conhecer sua fraqueza . O Senhor não é a força daquele homem que se sente forte e que pode se gabar de seu poder.  A força de Deus se aperfeiçoa em nossa fraqueza e de todo o Seu povo. Na medida que cresce na graça, fica cada vez mais fraco, até que finalmente se sente compelido a olhar somente para a força de Deus para capacitá-los a sofrer e vencer.

É uma grande obra do Espírito Santo  nos despojar e nos esvaziar e nos derrubar no pó diante de Deus, como canas quebradas ou pavio fumegante.  O homem que não tem força própria  descobrirá que Deus é a força de seu coração e sua porção para sempre. Os mais fracos geralmente são os melhores.

Se Deus é sua força então você sentirá dolorosamente sua pobreza . Ele é a força dos pobres. Aqueles que não têm nada em si mesmos, ele será abundantemente suprido com tudo o que precisam por um Deus bondoso e gracioso. Não há caminho para a riqueza espiritual, senão através do vale da pobreza, como pobres pecadores.

Se Deus é sua força  então você tem fé em sua Palavra. É somente a fé, que apela, abraça e recebe a força divina.  Se somos guardados pelo poder de Deus, é pela fé. A fé é o meio pelo qual a força de Deus nos é comunicada. Como nossa fé é, assim é nossa força.

Se Deus é sua força  então você é daqueles que oram e esperam em seu trono de graça. O que a fé acredita, a oração busca; e o que se busca na oração, o homem cuja força está em Deus, espera e espera.

Se Deus é sua força então você será provado . O Senhor nunca nos dá força para que possamos deitar e dormir ou perder tempo mas para que possamos trabalhar  em seu reino.

Muitas vezes pensamos que não temos força suficiente para cumprir nossos deveres, dominar as dificuldades e vencer inimigos, mas estamos enganados.

3. No final, se Deus é nossa força , então a perseverança é certa. 

O justo seguirá seu caminho, e aquele que tem as mãos limpas se tornará cada vez mais forte. Primeiro partimos como  em uma corrida, depois chegamos à uma caminhada e, pouco a pouco, paramos; mas como nosso dia é, assim é nossa força. Quanto mais fracos nos sentimos mais descobrimos a necessidade da força divina.  E quando todas as nossas forças se esgotam, saímos do deserto apoiados em Deus.  Se Deus é a nossa força então a conquista é certa.

É verdade que você é fraco mas Ele é forte e transmitirá Sua força; Ele ensinará suas mãos fracas para a guerra e animará seu coração desfalecido.

Se Deus é sua força  então você chegará em casa com segurança. O reino é dado a você. A mansão está sendo preparada para você. O navio em que você navega é inafundável. Toda a tripulação chegará em segurança ao porto. Você está navegando para o céu. Em breve você chegará ao céu pois Deus é sua força.

Se o Senhor é sua força , então você não precisa temer  pois a onipotência vai adiante de você.

Se sua força está em seu Deus então você não deve orgulhar-se. O Senhor não exercerá sua força para salvá-lo da presunção.

Se o Senhor é sua força então você pode fazer grandes coisas e esperar grandes coisas. Tire os olhos de sua própria loucura e fraqueza  e fixe-os na infinita sabedoria e onipotência!

Se o Senhor é a sua força  então não há desculpa para a ociosidade. Trabalhe enquanto é chamado hoje.

Se Deus é a sua força  então você pode se alegrar mesmo na perspectiva das maiores provações, como o profeta fez: "Ainda que as figueiras não floresçam e não haja uvas nas videiras; ainda que a colheita da oliveira falhe, e os campos estejam vazios e estéreis, ainda que os rebanhos morram nos campos e os currais estejam vazios, ainda assim eu me alegrarei no Senhor! Exultarei no Deus da minha salvação! O Soberano Senhor é a minha força! Ele me faz tão seguro quanto um cervo, capaz de pisar nas alturas!"  Habacuque 3:17-19

Se o Senhor é sua força  então você deve ser grato, pois poucos percebem e desfrutam desse privilégio. Você pode ter provações, dificuldades  mas com a força de Deus você verá tudo cooperando para o seu bem. Louve a Deus com o seu coração, com a sua voz e com a sua vida!

(James Smith)


Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

WhatsApp: + 55 21 99212-0548
@janeesthermspaularosa

(Coeditora do Blog: Sirlei Mendonça Campos)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:

https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

COMO SER UMA MÃE MELHOR



Neste artigo, um empurrãozinho para começar aquela mudança tão desejada na vida e ser uma mãe melhor: Um calendário com atividades específicas para isso.

Talvez você seja uma mãe que sonha em ser melhor para os filhos e que queira transformar o tempo com eles em momentos de mais tranquilidade e conexão. Qual mãe não deseja isso para os filhos? O título "mãe" traz muitas responsabilidades e sentimentos bons junto dele. Mas também um não tão querido, e em especial, parece que vem para ficar eternamente: a culpa.

Protejo demais meu filho? A escolinha é boa? Ele bateu, de novo, no amiguinho. Será que não sei educar meu filho? Fico muito tempo longe dele? Brinco pouco? Grito muito? Não sei lidar com as birras...

Os questionamentos e reflexões não acabam nunca e, provavelmente, seguem com as mães por toda a vida, independente da idade que o filho tenha. Porém, esses momentos também são bons para que haja uma mudança de atitude, caso você perceba que é necessária na relação com seu filho.

Hoje você está disposta a mudar? Você quer mais serenidade e demonstrar melhor o amor pelo seu filho? Abaixo segue um calendário com várias ações a serem feitas que certamente transformarão o seu convívio familiar.

Dia 1 - Pergunte para seu filho: o que podemos fazer juntos nesse mês?

Dia 2 - Beije seu filho enquanto ele está dormindo.

Dia 3 - Deixe um recadinho amoroso.

Dia 4 - O foco hoje é: alegria.

Dia 5 - Ensine ao seu filho uma coisa que ele pode fazer sozinho.

Dia 6 - Imagine seu filho com 25 anos e fique com isso em mente.

Dia 7 - Não critique seu filho hoje.

Dia 8 - Como você quer que seu filho lembre de você? Seja essa mãe hoje.

Dia 9 - Pergunte a opinião de seu filho.

Dia 10 - Ria com seu filho hoje.

Dia 11 - Seja firme, mas não áspera.

Dia 12 - Pense na idade de seu filho e diga para você mesma: "ele só tem __ anos. É só uma criança".

Dia 13 - Calcule quanto tempo falta para ele terminar o ensino médio.

Dia 14 - Diga para seu filho que você é feliz por tê-lo.

Dia 15 - O foco hoje é: paciência.

Dia 16 - Lembre-se: ser mãe é um presente

Dia 17 - Substitua o sarcasmo pela bondade.

Dia 18 - Ore por sabedoria.

Dia 19 - Encoraje seu filho hoje.

Dia 20 - Desligue seu celular, computador ou televisão quando ele estiver com você.

Dia 21 - Abrace seu filho três vezes ao dia.

Dia 22 - Faça ou compre a comida favorita do seu filho.

Dia 23 - Imagine-se com a idade do seu filho. Como você se sente?

Dia 24 - Ensine uma nova palavra para ele.

Dia 25 - Perdoe-se quando você fracassar.

Dia 26 - Identifique uma mãe que você admira e tenha uma qualidade dela hoje.

Dia 27 - Passe o dia sem gritar.

Dia 28 - Não interrompa seu filho quando ele estiver falando.

Dia 29 - Fazer uma dessas coisas é bom para a saúde: caminhar 10 minutos, comer uma fruta ou ter uma boa noite de sono.

Dia 30 - O foco de hoje é: amor.

Uma atividade para cada dia do mês. Para não esquecer você pode imprimir e colocar num local visível. E, se em algum dos dias falhar, não desista. Quando queremos mudar algo é importante ter persistência mesmo depois que alguma das ações não tenha saído como o esperado.

Continue firme e verá que no final a sua casa estará seguindo a harmonia que você propor.

Fonte: Familia.net/ por Caroline Canazarti

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: +55 21 992120548
@janeesthermspaularosa

(Coeditora do Blog: Cláudia Regina Farias)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:
https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo
Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.


terça-feira, 9 de dezembro de 2025

JEOVAH MELEK - DEUS É REI


Uma das maiores descrições de nomes de nosso Deus é “Rei dos reis e Senhor dos senhores”. É usado para declarar a autoridade de Deus sobre toda a criação e lembra os fiéis de Seu poder e força. Mesmo Nabucodonosor, um grande rei do Antigo Testamento, veio a reconhecer Deus como seu soberano no livro de Daniel:

“Então louvei o Altíssimo; eu honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. Seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração... Agora eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que Ele faz é reto e todos os seus caminhos são justos”  (Daniel 4:34 ,37).

Ao explorar essa frase, descobri que esse termo tem sido usado tanto de maneira secular quanto cristã. Por exemplo, a definição de Merriam Webster diz: “Um soberano terreno” e depois “Deus; Cristo." E o Oxford English Dictionary se refere tanto a Deus quanto a Jesus com o termo.

“Rei dos reis e Senhor dos senhores” tem sido usado para descrever um grande governante no Oriente Médio, no início do século 20. Aplicava-se a um faraó ou monarca que ocupava uma posição mais alta do que qualquer outro rei em uma região. Mas as Escrituras deixam claro que somente nosso Senhor é verdadeiramente digno do título.


Onde vemos Deus chamado o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores?

Embora os livros do Antigo Testamento não usem a frase exata “Rei dos reis e Senhor dos senhores”, há muitas declarações do governo supremo de Deus: 

"Você não sabe? Você não ouviu? Não lhe foi dito desde o início? Você não entendeu desde que a terra foi fundada? Ele está entronizado acima do círculo da terra, e seu povo é como gafanhotos. Ele estende os céus como um dossel, e os estende como uma tenda para neles habitar. Ele reduz a nada os príncipes e reduz a nada os governantes deste mundo” ( Isaías 40:21-23 ).

“O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre todos” ( Salmo 103:19 ).

“Davi louvou o Senhor na presença de toda a congregação, dizendo: 'Louvado seja, Senhor, Deus de nosso pai Israel, de eternidade a eternidade. Teu, Senhor, é a grandeza e o poder e a glória e a majestade e o esplendor, pois tudo no céu e na terra é teu. Teu, Senhor, é o reino; você é exaltado como cabeça sobre tudo. Riqueza e honra vêm de você; tu és o governante de todas as coisas'”             (1 Crônicas 29:10-12 ).

No Novo Testamento, este título também é concedido a Jesus. “Cristo”, que significa “rei ungido”, fazia parte de Seu nome. E Ele provou ser um membro, do que hoje chamamos de Trindade:  Deus Pai, Cristo Filho e o Espírito Santo.

Quando Jesus ressuscitou dos mortos, Ele apareceu aos discípulos, revelando que Deus lhe havia dado domínio.

“Então Jesus foi ter com eles e disse: 'Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra'”   (Mateus 28:18).

Anos mais tarde em suas cartas, o apóstolo Paulo ecoa abertamente as afirmações de Jesus durante e depois de Seu ministério terreno. 

“Tendo feito isso, então o próprio Filho se sujeitará àquele que tudo lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” ( 1 Coríntios 15:28 ).

“Diante de Deus, que dá vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que, dando testemunho perante Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, exorto-vos  a guardar este mandamento sem mácula nem culpa até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,  que Deus realizará em seu próprio tempo - Deus, o abençoado e único Governante, o Rei dos reis e Senhor dos senhores,  que é o único imortal e que vive em luz inacessível, a quem ninguém viu ou pode ver. A ele seja honra e poder para sempre. Amém” ( 1 Timóteo 6:13-16 ).

O livro do Apocalipse relata uma visão dada ao apóstolo João em sua velhice. Inclui várias menções do Cristo ressuscitado como o Rei vitorioso.

“... e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra” ( Apocalipse 1:5 ).

“Eles farão guerra contra o Cordeiro, mas o Cordeiro triunfará sobre eles, porque ele é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis – e com ele estarão seus seguidores chamados, escolhidos e fiéis”                (Apocalipse 17:14).

“No seu manto e na sua coxa está escrito este nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Apocalipse 19:16 ).


O que significa para nós que Deus é "Rei dos reis e Senhor dos senhores"

Quando vemos Deus como o Rei dos reis, estamos concordando que Ele tem domínio absoluto. O título deve despertar um sentimento de respeito, adoração e até admiração dentro de nós. 

No entanto, dar a Deus o governo sobre nossas vidas não deve ser uma coisa amedrontadora. Na verdade, deixar que Deus ocupe Seu lugar de direito em nossos corações é o começo de uma nova vida maravilhosa. Pois este Rei deseja estar em estreita relação com cada um de Seu povo.

Desde que Ele nos criou, Ele nos conhece intimamente. E nosso Senhor deseja que cresçamos em caráter para que nos tornemos mais semelhantes a Ele. À medida que permitirmos que Ele nos mude, estaremos mais conscientes do Seu poder operando em nós e através de nós, para o bem.


Refletir sobre Deus dessa maneira realmente impactará nosso caráter: 

1. Deus é verdadeiramente Todo-poderoso

Ele nos convida a levar nossos fardos a Ele e liberar nossa necessidade de cuidar de nós mesmos. Então, a humildade diante de Deus e a gratidão por Suas bênçãos se estabelecerão. 

“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele vos erga a seu tempo.  Lance sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de você” ( 1 Pedro 5:6-7 ).


2. Deus é um refúgio seguro para nós

Ele nos encoraja a vir sem medo, como uma criança corre para seu Pai. Ao fazermos isso, nossa confiança em nosso Pai Celestial aumentará.

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza , socorro bem presente na angústia.  Por isso não temeremos, ainda que a terra ceda e os montes caiam no seio do mar, ainda que as suas águas rujam e espumem e os montes estremeçam com a sua agitação” ( Salmo 46:1-3 ).


3. Deus nos conhece completamente e quer que O conheçamos

Ele nos oferece a chance de uma conexão profunda e amorosa. Quando nossos corações se alinharem com os de Deus, assumiremos mais de sua compaixão e graça.

“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revesti-vos de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência” ( Colossenses 3:12 ).


Deus é verdadeiramente digno do título “Rei dos reis e Senhor dos senhores”, mas Ele nunca nos forçará a honrá-lo dessa maneira. Se estivermos dispostos a abandonar nosso próprio desejo de controlar, veremos evidências de Seu governo justo em nossas vidas.


Vitória sobre a morte

“'A morte foi tragada pela vitória.' 'Onde, ó morte, está sua vitória? Onde, ó morte, está seu aguilhão?' O aguilhão da morte é o pecado, e o poder do pecado é a lei.  Mas graças a Deus! Ele nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” ( 1 Coríntios 15:54-57 ).


Triunfo sobre o pecado

“Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos, para proclamar o ano da graça do Senhor” ( Lucas 4:18-19 ).


Superioridade sobre o mundo 

“Neste mundo você terá problemas. Mas tenha coragem! Eu venci o mundo” ( João 16:33 ).


O próprio início da Bíblia dá um relato detalhado de Deus criando os céus e a terra. Toda a natureza, animais, pássaros e outras criaturas – e finalmente a humanidade – veio à vida sob Seu comando. As Escrituras continuam celebrando o maravilhoso fato de que nada que Deus criou pode ser maior do que Ele.

“Mas eu lhe digo que nisto você não está certo, pois Deus é maior do que qualquer mortal” (Jó 33:12 ).

“Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” ( Isaías 55:9 ).

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e eles nunca perecerão; ninguém vai arrebatá-los da minha mão.  Meu Pai, que me deu, é maior do que todos...” ( Jo 10 , 27-29).

“Vocês, queridos filhos, são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo” ( 1 João 4:4 ).

Frases como Rei dos reis e Senhor dos senhores são chamadas de “títulos duplos”, que alguns autores bíblicos usaram para destacar a supremacia de Deus.


Senhor Deus,

Dê-me olhos para Te ver como o Único e verdadeiro Rei. As Escrituras dizem que a maior parte da criação já Te reconhece como Soberano. Então, eu também quero te reconhecer e Te louvar. Que a minha fé e meu caráter se fortaleçam em Ti.

Em nome de Jesus, amém.


(Heather Adams)

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

WhatsApp: + 55 21 99212-0548
@janeesthermspaularosa

(Coeditora do Blog: Sirlei Mendonça Campos)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:

https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

FÉ PARA ESPERAR A RESPOSTA



"Então, me disse: “Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias”.” (Daniel 10.12-13)

Você já esperou ansiosamente uma carta ou uma encomenda e viu passarem os dias sem nenhum sinal do que esperava? como ter certeza de que o pacote foi colocado no correio ou que não foi entregue no endereço errado? 

Quando se trata de oração, a maioria de nós fica imaginando se a resposta se “perdeu”. Será que Deus nos ouviu e está planejando responder?

O livro do profeta Daniel contém um dos diálogos mais encorajadores e também mais sérios registrados na Bíblia no que se refere a resposta à oração. Daniel estivera jejuando e orando durante semanas sem receber nenhuma resposta. Depois de 21 dias, teve uma visão de um ser angelical, que lhe disse que desde o primeiro dia suas orações foram ouvidas. Isso é maravilhoso! O texto ensina que Deus ouve nossas orações, e que, mais cedo ou mais tarde, a resposta virá. Daniel experimentou isso em sua vida de homem de oração. A aparente demora não desanimou o profeta. Ele persistiu em oração e o mensageiro finalmente chegou com uma palavra de Deus para o futuro.

Deus prometeu responder a nossas orações quando nos aproximamos dele com fé, mas é necessário lembrar que satanás pode usar nosso  desânimo em razão de uma resposta demorada, a fim de nos desanimar e nos derrotar, como se Deus não fosse nos responder.

 O que devemos fazer? Continuar orando, e com fé! A oração de uma pessoa justa é poderosa e eficaz (Tg 5.16).

Não desista quando a resposta não chegar imediatamente. Deus ouve e vai responder. Você tem a sua Palavra como garantia!

ORAÇÃO
Pai celestial, ajuda-me a esperar pacientemente pelas respostas às minhas orações. Ajuda-me a continuar orando e a não desistir, não importando o tempo que leve ou quantos obstáculos o inimigo lance no meu caminho.

Retirado da bíblia da Mulher que Ora - Stormie Omartian

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: +55 21 992120548

  (Coeditora do Blog: Cláudia Regina Farias)

IMPORTANTE: Para fazer parte do Ministério e receber todas as informações, é só fazer sua inscrição online em nosso link: 

https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher coloque ”xxxx”.