Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil

Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil
O Ministério Moms In Prayer International, anteriormente conhecido como Moms In Touch / Mães em Contato, chama-se, atualmente, Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil. Começou em 1984, em Bristish Columbia, Canadá com Fern Nichols. Atualmente o Ministério está em mais 150 países. É um ministério de oração em favor dos nossos filhos (biológicos, adotivos e espirituais), os colegas deles, suas escolas, professores e diretores para que sejam guiados por altos valores bíblicos e morais e, assim, cobrir todas as escolas do mundo com uma rede de proteção espiritual através da oração. A base do Ministério são as escolas de nossos filhos. (Educação Infantil até a Universidade)

terça-feira, 4 de julho de 2023

FILHOS REBELDES, PAIS AFLITOS


“O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.’’ (Provérbios 10.1

Os relacionamentos afetivos dos filhos adolescentes são, com frequência, uma fonte de atritos e de dores de cabeça para os pais. Não raro, os menores costumam reagir à oposição familiar com uma série de ameaças, inclusive a clássica “vou fugir para me casar”. 

Não há maior alegria para os pais do que ver seus filhos andando na verdade. Bem-aventurados são os pais cujos filhos têm ouvidos para ouvir os conselhos da sabedoria. Infelizes são os pais cujos filhos escarnecem dos princípios aprendidos no lar. 

Os filhos são a maior fonte de prazer dos pais ou a maior dor de cabeça. Há filhos que não honram aos pais. São filhos ingratos e rebeldes, que magoam os pais durante a vida e depois os abandonam na velhice.

Há filhos que, mesmo tendo boa doutrina e testemunho irrepreensível dos pais, escarnecem dessa herança e enveredam-se por caminhos perigosos.

Filhos rebeldes atraem sobre si muitos problemas e muitos encurtam seus dias sobre a terra.

Os filhos do sacerdote Eli, Hofni e Finéias, mesmo criados na Casa do Senhor, foram jovens irreverentes, profanos e adúlteros. Perderam o temor do Senhor e tornaram-se um pesadelo para o pai e uma maldição para a nação.

Como agir, no dia a dia, com um adolescente rebelde? Usamos as Bíblia, e os ensinamentos, mas como usar estes ensinamentos na prática?   

Costumamos sempre dizer que a adolescência é uma construção, um andaime que os pais precisam construir até chegarem a um espaço/lugar/ponto onde será possível dialogar e fazer o filho ouvir sem as terríveis guerras e sem ter a autoridade desafiada.

Segue, abaixo  8 conselhos práticos para agir com um adolescente difícil, inspirado e adaptado no que fala o psicanalista e psiquiatra Francês J. D. Nasio:

1. Saber Esperar

O melhor remédio é o tempo. Os pais de adolescentes precisam mudar a postura diante da adolescência do filho: plantar sementes e esperar que elas cresçam é a melhor postura.

Se antes você tinha controle sobre os comandos que dava para o seu filho, agora pode parecer que nada do que pede é atendido ou que sempre é com muita guerra que as coisas são feitas. Sim, os adolescentes estão mais questionadores e obedecem cada vez menos a comandos e cada vez mais a uma postura de liderança e autoridade.

Sermão, gritaria e autoritarismo precisam dar lugar a conselhos, diálogos e parceria. E muitos desses conselhos não são assimilados imediatamente até por causa da própria imaturidade da idade.

A adolescência é uma fase que tem começo, meio e fim e se você tiver forças para plantar, regar e se manter presente nessa fase, os frutos virão na vida adulta.

Embora saber esperar seja indicado, não é sinônimo de "não fazer nada" ou ignorar os sintomas de rebeldia dos filhos. É sim ter paciência, firmeza e amor na medida certa.

2. Saber relativizar


Quando você repreende o seu filho por absolutamente tudo o que ele faz, o que ele ouve vai além das suas palavras, é muito mais profundo, é a sua disponibilidade de espírito.

É preciso encontrar uma medida onde o seu filho sinta que a reprimenda ao comportamento rebelde dele não muda em nada o amor que você sente e que, aconteça o que acontecer, você continuará acreditando que ele pode ser melhor do que é hoje.

Resumindo: Saiba separar a pessoa dos atos. Condene o comportamento indesejado, mas jamais misture esse comportamento ao que o seu filho é, na essência.

3. Saber Negociar

Ser mãe e pai de adolescente nesse novo mundo (sim, o mundo mudou) mas os valores éticos, morais e espirituais cristãos, são inegociáveis. Os pais precisa saber proibir, mas também fechar acordos com o filho, dependendo dos termos.

Se você combinou que o seu filho deveria chegar até um determinado horário e ele não cumpriu o combinado, não reaja impulsivamente na hora. Espere o dia seguinte para ter uma conversa, mostre-se firme, mas aberta ao diálogo.

Coloque os pontos onde o seu filho errou, informe as consequencias daquele ato e feche sempre a conversa com uma atitude positiva, como por exemplo, avaliando com ele como os acordos poderiam ser cumpridos de agora em diante.

4. Saber não Comparar

Quando repreender um filho nunca o compare com o outro filho ou com um amigo ou conhecido que tenha um comportamento exemplar.

Talvez você imagine que irá criar algum juízo na cabeça do seu filho mostrando para ele uma pessoa que se comporta do jeito que ele deveria se comportar.

Acredite, o efeito será inverso: você o desencoraja, ou pior, o humilha e o afasta ainda mais de você.

5. Nunca prediga, profetize prognostique, augure, auspicie um fracasso de seu filho

Por mais que a situação hoje seja complicada e a convivência desafiadora, seja sempre positiva. Nunca ameace o seu filho dizendo que caso ele não faça isso ou aquilo ele será "um fracasso", um "zé ninguém", um "zero a esquerda".

Não é uma ameaça de um fracasso que vai estimular um adolescente que já está rebelde, uma vez que ele não sabe antecipar problemas e só vive no presente.

Acontece o seguinte: O seu filho não vai assimilar que você só quer protegê-lo do fracasso, mas vai reter as suas palavras como uma falta de confiança nele.

É indicado concentrar os esforços nas medidas para que ele melhore, passo a passo, o que precisa ser melhorado, seja uma nota, seja um comportamento. Você pode ter ajuda profissional capacitado para aquela questão (seja um reforço escolar, seja para descobrir a profissão, seja para lidar com as emoções) ou pode construir com ele pequenos objetivos para que ele sinta o gosto de ter vitórias naquilo que gosta de fazer.

6. Um adolescente rebelde em casa é legal fora de casa

Muitos pais se surpreendem ao constatarem que os filhos são amáveis e gentis fora de casa. Como isso se explica?

No coração de um adolescente neurótico o amor do pai e da mãe é sempre acompanhado de exigências e de pontos de vista sufocantes.

"Quanto mais me sinto sufocado pelos meus pais, menos me sinto amado. Inversamente o amor dos outros adultos é um alívio para mim; é um amor sem exigências, que não me angustia e nem me reprova o tempo todo".

Já comprovamos esse comportamento inúmeras vezes com os adolescentes que eu atendemos.  Eles são amáveis, frágeis, sensíveis. Não se parecem em nada com a descrição dos pais quando começam a falar. A impressão que temos é que os pais falaram de um filho e mandaram o outro filho para falar conosco!

"É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança" - Provérbio Africano

Os avós, os tios, pais de amigos, professores ou pessoas próximas podem ser grandes aliados para um desfecho positivo dessa crise. Infelizmente, muitos pais veem isso como uma competição, como uma afronta (não me obedece mas obedece o outro) e acaba não usando a seu favor a abertura de uma terceira pessoa.

Se você conseguir passar por cima do seu orgulho, pedir ajuda será muito importante.

7. Escute o que está por trás da rebeldia

O comportamento do seu filho que dizer algo a você e quase nunca é o que você pensa ser. Para entender é preciso falar menos e escutar mais.

Se você hoje passa mais tempo falando, mandando e brigando com o seu filho sobre quem está mais certo na situação, pegou o caminho errado.

Nenhum comportamento começa do zero, inesperadamente e sem motivos. O despertar desse comportamento na adolescência vem da própria transição, mas carrega as inseguranças e pensamentos do jovem.

Aprender a se comunicar sem gritar, a ser firme sem ser agressivo, a ser autoridade sem ser autoritário são os desafios dos pais de adolescentes.

Fácil? Não! Mas quem disse que ter filho e educar é fácil? Pode parecer mais difícil hoje do que na época dos nossos pais, mas que nada, princípios não se mudam, mas é a evolução natural das gerações, do mundo. A base sólida sempre será a mesma. 

8. Ame o seu filho do jeito que ele é

Esse é um conselho duro. Muitas atitudes do seu filho adolescente é frequentemente estimulada pelos seus sonhos sobre quem o meu filho deveria ser.

Seja realista e ame-o como ele é.

O adolescente rebelde sofre. Não, ele não acordou em um belo dia e decidiu que iria infernizar a vida dos pais por prazer, ele sofre internamente com exigências que não consegue suportar, seja do seu corpo ou da sua moral.

E junta-se a um mal entendido profundo: Os jovens acusam os pais de serem os responsáveis por não atingirem os sonhos e os pais acusam os filhos de não terem se tornado como eles deveriam ser.

Na verdade os pais de adolescentes precisam entrar em contato com duas perdas: A perda de sua criancinha que cresceu e a perda da ilusão de um adolescente ideal, seguro, equilibrado, amado, inteligente e educado.

Aceitar a realidade, o filho do jeito que se formou, é o primeiro passo para a queda da rebeldia.

Comece hoje mesmo!


Cabe aos pais ensinar seus filhos no caminho em que devem andar, criando-os na disciplina e admoestação do Senhor. Cabe aos filhos amar a Deus, servir a Cristo e obedecer aos pais.

"Deus, derrama da tua paz sobre esses lares que se transformaram em verdadeiros campos de batalhas. Pacifica o coração dos pais e o coração dos filhos. Em nome de Jesus. Amém."

O Ministério Mães Unidas em Oração Internacional é preventivo, curativo e cirúrgico. Nossos filhos precisam de exemplo, de oração! 

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora.
Você já orou pelo seu filho hoje?


contato@maesunidasemoracao.org
WhatsApp: 21 99212-0548

(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa)


IMPORTANTE: Para fazer parte do Ministério e receber todas as informações, é só fazer sua inscrição online em nosso
link: 

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque "xxxx.

Um comentário: