Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil

Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil
O Ministério Moms In Prayer International, anteriormente conhecido como Moms In Touch / Mães em Contato, chama-se, atualmente, Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil. Começou em 1984, em Bristish Columbia, Canadá com Fern Nichols. Atualmente o Ministério está em mais 150 países. É um ministério de oração em favor dos nossos filhos (biológicos, adotivos e espirituais), os colegas deles, suas escolas, professores e diretores para que sejam guiados por altos valores bíblicos e morais e, assim, cobrir todas as escolas do mundo com uma rede de proteção espiritual através da oração. A base do Ministério são as escolas de nossos filhos. (Educação Infantil até a Universidade)

quarta-feira, 17 de abril de 2024

10 DICAS PARA CRIANÇAS QUE NÃO GOSTAM DE ESTUDAR


Você já pensou quais sentimentos a palavra “estudar” te traz? E seu filho? Já emitiu alguma opinião sobre ‘estudar’? Não é raro ver e conhecer crianças que encaram os estudos como uma tarefa árdua e chata. Para ajudar você a estimular o gosto do seu pequeno (e seu também) pelos estudos, preparamos algumas dicas para crianças que não gostam de estudar. 

O conhecimento é a nossa arma mais poderosa

Que estudar exige esforço, praticamente, não restam dúvidas. No entanto, estudar é o caminho para que possamos evoluir em um campo de conhecimento ou em um hobby, e, inclusive, em autoconhecimento.

Ou seja, toda a nossa evolução pessoal exige estudo. Não à toa, que adquirir conhecimento novo é, para muitos, um lazer. Por isso, vemos muitas pessoas que consideram leituras, visita a museus e galerias, visitas a restaurantes para apreender diferentes gastronomias, viagens e cursos como lazer.

Apesar disso, ainda “vendemos” muito o estudar pelo caráter árduo, de obrigação, tarefa, ou pior, de castigo, enviesando negativamente o olhar dos pequenos perante a atividade. Quando esta deveria ser encarada como um ato de prazer, de sabedoria, de empoderamento e de cuidado.

Pensando nisso, reunimos aqui 10 dicas para crianças que não gostam de estudar, confira!

1. Fale bem dos estudos

Compartilhe coisas boas que o estudo te trouxe, especificando e ressaltando a palavra “estudo”, como uma trajetória. Por exemplo, você pode contar sobre a sua experiência de trabalho e como você escolheu a profissão e o que você faz. Ou sobre um hobby, de como a prática diária te deixa cada vez melhor, seja desenhar, patinar ou cozinhar. E como você vê oportunidades de aprender em cada troca, em cada dia. 

2. Ressalte o processo, a prática, não o resultado final

Ao invés de elogiar as boas notas ou criticar as más notas, ressalte o esforço, o processo. Seu filho estudou, pontue com gentileza e firmeza. Reforce positivamente o comportamento pretendido. Mostre que a prática é absolutamente necessária. Por exemplo, não se aprende a andar de bicicleta de um dia para o outro, o resultado vem depois de muita prática. Essa prática é estudar, e ela é feita aos pouquinhos, é uma construção.

3. Evite desorganização

Muita bagunça confunde a mente. Ensine seu filho a organizar o ambiente antes de iniciar os estudos. Busque todo o material necessário antes de começar, para não ter que distrações. Opte por ambientes claros, limpos e livres de muito barulho. 

4. Crie uma rotina de estudos.

Crie momentos específicos para se concentrar nos estudos. Procure, por exemplo, realizar as tarefas de casa sempre nos mesmos horários até que se tornem um hábito. Quanto melhor o hábito, mais exercitamos o nosso poder de concentração. 

5. Leia livros e visite galerias.

A leitura é uma ótima forma de conhecer novos mundos, ter novas ideias, e ainda expande o vocabulário e fortalece a escrita. Incentive esse hábito no seu filho, para que ele leia cada vez com mais prazer. Visitas a galerias e exposições são ótimas para o aperfeiçoamento intelectual e cultural, além de serem uma excelente opção para passeios.

6. Incentive seu filho a estudar sozinho

É importante que a criança entenda que estudar e fazer a lição de casa são responsabilidades dela e não dos pais. Assim, acompanhar sempre a criança na execução das tarefas, pode ser um gatilho para a criança transferir a responsabilidade. Para isso, mostre que você pode ser uma fonte de consulta, mas esse é o momento dela. 

7. Converse sobre os novos conhecimentos

Crie espaços para o seu filho reportar o que aprendeu na escola. Isso o ajudará a recordar esses aprendizados e ainda mostra que você se interessa de forma genuína pelo dia do seu filho. 

8. Não responda pelo seu filho

Aproveite essas situações para mostrar o quanto os erros favorecem a assimilação de conteúdo. Caso seu filho não saiba, você pode orientá-lo a pesquisar em outros locais ou a escrever a dúvida para a professora. 

9. Jogue com ele

Que tal fazer campeonatos de Stop, Perfil, Palavra-cruzada e Forca, milhão...? Tais jogos, além de divertidos, fortalecem o raciocínio lógico e a grafia. Quanto mais divertido for o aprender, mais duradouras serão as lembranças.

10. Varie os estudos

Tarefas de casa são obrigatórias e muitas vezes diárias. Mas aprender vai muito além delas. Mostre quão bacana é aprender coisas novas em diferentes campos, seja dançar, cantar, tocar violão, fazer equações ou aprender a escrever “exceção” e “a
scensão”. Curta atingir resultados e aprendizados novos ao lado do seu pequeno!

(Nathalia Pontes. https://leiturinha.com.br/)


Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora.
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: 21 99212-0548


(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa)

IMPORTANTE: Para fazer parte do Ministério e receber todas as informações, é só fazer sua inscrição online em nosso link:


Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque "xxxx.

Nenhum comentário:

Postar um comentário