Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil

Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil
O Ministério Moms In Prayer International, anteriormente conhecido como Moms In Touch / Mães em Contato, chama-se, atualmente, Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil. Começou em 1984, em Bristish Columbia, Canadá com Fern Nichols. Atualmente o Ministério está em mais 150 países. É um ministério de oração em favor dos nossos filhos (biológicos, adotivos e espirituais), os colegas deles, suas escolas, professores e diretores para que sejam guiados por altos valores bíblicos e morais e, assim, cobrir todas as escolas do mundo com uma rede de proteção espiritual através da oração. A base do Ministério são as escolas de nossos filhos. (Educação Infantil até a Universidade)

sábado, 26 de novembro de 2022

EL ELYON - O SENHOR ALTÍSSIMO

 



O Senhor tem muitos nomes na Bíblia. Você pode ter ouvido falar de um "El Elyon", que significa Altíssimo (Deuteronômio 26:19). 

El Elyon ou às vezes SENHOR Altíssimo é usado nas Escrituras para se referir ao SENHOR, Criador do céu e da terra. O Salmo 57:2 diz: “Eu clamo ao Deus Altíssimo, ao Deus que cumpre o seu propósito para mim”. As palavras hebraicas traduzidas como “Deus Altíssimo” são Elohim ou (El) Elyown, que significa Deus Altíssimo (Gênesis 14:22; Salmo 78:35). No título SENHOR Altíssimo, as palavras hebraicas são Elohim Yahweh. Deus Altíssimo ou SENHOR Altíssimo significa que não há ídolo, deus ou ser criado que deva ser adorado ou exaltado sobre o Senhor porque Ele é superior em todos os sentidos.


O que torna El Elyon diferente de outros nomes de Deus?

El Elyon não foi usado apenas pelos israelitas. Nos dias bíblicos, todos adoravam deuses e os chamavam de “el”. Da mesma forma, eles também usaram o termo “elyon”. “Elyon” significa “altíssimo”. Os cananeus também chamavam seu deus dos deuses de “el elyon”. Isso pode parecer confuso, mas como John Oakes explica em "Evidence for Christianity", os israelitas empregavam nomes e palavras de sua cultura. É o nome que todos usam para um poder superior.

Embora usassem o mesmo nome de um deus cananeu, está claro que os israelitas estavam falando sobre o Deus da Bíblia. A confusão termina quando você lê escrituras como o Salmo 97, que inclui o nome do Deus Altíssimo dos israelitas, YHWH.

“Pois tu, SENHOR (YHWH), és o Altíssimo (El Elyon) sobre toda a terra; Tu és exaltado muito acima de todos os deuses. ( Salmos 97:9 acréscimos meus)

Sempre que “Senhor” estiver em letras maiúsculas, isso significa a tradução de YHWH. Nenhuma outra cultura adorava um deus com este nome, exceto os israelitas. Este foi o nome que Deus deu a Moisés quando perguntou quem o estava enviando ao Egito para libertar seu povo da escravidão. YHWH é o grande “EU SOU”.


Onde a Bíblia usa El Elyon?

El Elyon, o Deus Altíssimo, é usado em 28 escrituras. O primeiro uso desse nome para Deus é encontrado em Gênesis 14, quando Abraão (então Abrão) resgatou seu sobrinho Ló e recuperou bens roubados por uma aliança de reis que atacaram Sodoma e Gomorra. Quando Abrão voltou após derrotar os reis que haviam invadido essas cidades, o rei de Sodoma e o rei de Salém, Melquisedeque, vieram ao seu encontro e lhe agradeceram.

Então Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho. Ele era sacerdote do Deus Altíssimo e abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador do céu e da terra. E louvado seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos”.(Gênesis 14:18-20).

Muito mistério paira sobre Melquisedeque, um sacerdote de El Elyon. É claro, porém, que o Deus Altíssimo, o Criador, era conhecido e adorado por outros além de Abrão. O Deus de Abrão foi reconhecido como o Deus de todos. Outras escrituras também revelam o peso do nome de El Elyon. Ele não apenas trava batalhas, mas também dá abrigo, protege, julga e justifica. Aqueles que confiam nele encontram descanso e libertação. Essas quatro escrituras testificam dessas características.

1. “Quem habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: 'Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio'” (Salmos 91:1-2).

2. “O SENHOR trovejou do céu; a voz do Altíssimo ressoou. Ele atirou suas flechas e dispersou o inimigo, com grandes raios os desbaratou” (2 Samuel 22:14).

3. “Mas continuaram a pecar contra ele, rebelando-se no deserto contra o Altíssimo” (Salmos 78:17).

4. “Eu clamo ao Deus Altíssimo, ao Deus que me justifica. Ele envia do céu e me salva, repreendendo aqueles que me perseguem. Deus envia o seu amor e a sua fidelidade” (Salmos 57:2-3).


O que El Elyon nos ensina sobre Deus?

O nome El Elyon nos ensina que Deus é o único Deus verdadeiro e poderoso. Ele é o Deus que abre o mar, acalma a tempestade e é digno de nossa adoração. Quando penso em Deus como El Elyon, sinto-me seguro, mas também penso no primeiro mandamento. “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses diante de mim. (Êxodo 20:1-3).

Embora vivamos do outro lado da cruz, esse mandamento ainda tem sabedoria e precedência. Nada pode ter importância acima de Deus em nossos corações. Ele deve ser o Deus Altíssimo sobre qualquer coisa que possamos colocar diante dele. Os deuses desta era não são estatuetas brilhantes. Não é tão simples assim. Nossos deuses vêm na forma de finanças, empregos, família ou sucesso.

Davi fez referência a essa ideia no final do Salmo 139. Davi ora: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; teste-me e conheça meus pensamentos ansiosos. Vê se há em mim algum caminho ofensivo e guia-me pelo caminho eterno” (Salmos 139:23-24). “Ofensivo” é na verdade “idólatra”. David orou para não ter ídolos em sua vida, para que Deus fosse seu El Elyon.


Emanuel: Deus conosco

“Portanto, o próprio Senhor vos dará um sinal: a virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel” (Isaías 7:14)

O Deus Altíssimo, El Elyon, não é um Deus muito alto ou distante. Ele é um Deus que planejou habitar com a humanidade desde o princípio. Do Jardim do Éden ao novo céu e nova terra prometidos em Apocalipse, Deus não está distante, mas deseja viver conosco. Jesus, totalmente Deus e totalmente homem, cumpriu este plano. Ele veio à terra envolto em pele para demonstrar o amor, a justiça e a misericórdia do Pai. Como explica Danielle Bernock , “Deus se colocou em exibição para que o conhecêssemos e entendêssemos por meio de Jesus se tornando Emanuel”.

Embora seja o Rei da Glória , o Ancião dos Dias, o Alfa e o Ômega, ele é Deus de relacionamento,  Deus que quer fazer vida conosco. Isso está além da compreensão. El Elyon, o Deus Altíssimo, deseja ser conhecido assim como nós, e ele tornou isso possível por meio da Palavra e de Jesus. Que ele seja louvado.


(Andy Lee)

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
WhatsApp: + 55 21 99212-0548

(Coeditora do Blog: Sirlei Mendonça Campos)

IMPORTANTE: Faça sua inscrição online para receber todas as informações necessárias, através do link:

https://www.maesunidasemoracao.org/Grupos#FacasuaInscricaoeInicieumGrupo

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque ”xxxx”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário